banner

POMBAL: 155 Anos como Cidade

Por Verneck Abrantes*

Verneck Abrantes
Em 21 de julho de 1862 a Vila de Pombal foi elevada à categoria de cidade, por sugestão do Dr. Augusto Carlos de Almeida e Albuquerque, a redação e leitura final na Assembleia Legislativa foi apresentada por Dr. Manuel Tertuliano Thomas Henriques. O projeto de lei foi sancionado pelo Presidente da Paraíba, Francisco de Araújo Lima. Na época, as edificações residências não passavam de cem casas, formando três ruas: a do Comercio (hoje Cel. João Leite), a Rua do Rio (hoje Cel. José Fernandes) e a de São Benedito, situada ao sul, dando formação ao antigo largo do Bom Sucesso. Pombal tinha, ainda: a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, depois denominada Nossa Senhora do Rosário, Casa do Mercado, um Cemitério, a Casa da Câmara e a Cadeia.
Verneck Abrantes.
Fotos da Festa do Centenário de Pombal: 21 de julho de 1962, prefeito municipal: Dr. Azuil Arruda.
Pombal tem três datas: Fundação do Arraial: 27 de julho de 1698; Emancipação Política: 04 de maio de 1772; Elevação ao Status de Cidade: 21 de julho 1862.
Por que as outras duas datas são “esquecidas”? Porque quando Pombal completou 100 anos da sua elevação ao status de cidade, ocorreu em 1962 a grande Festa do Centenário da cidade de Pombal. A partir daí essa Festa se repetiu anualmente e, as pessoas menos avisadas, pensam que essa data é de emancipação ou fundação da cidade. Lerdo engano.
Nomes que o lugar recebeu: Arraial do Pinhancó (ou Piancó), que se convencionou chamar Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó. Depois, Vila Nova de Pombal e, finalmente, Cidade de Pombal.

*Escritor e Pesquisador pombalense
POMBAL: 155 Anos como Cidade POMBAL: 155 Anos como Cidade Reviewed by Clemildo Brunet on 7/18/2017 07:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion