banner

Flores no deserto

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

A natureza, Mãe divina que a todo instante nos ensina sobre a vida, seja com sua fúria ou com sua tranquilidade.
Mesmo o homem maltratando-a intensamente, a natureza ainda nos mostra o caminho da beleza e paz. Tem coisa que pensamos ser impossível de acontecer, sem que ocorra a interferência da mão humana. É aquela velha prepotência do homem. Mas a natureza sempre nos surpreende.
Quando pensamos em desertos, logo vem a ideia de lugares áridos, com raríssimas chuvas, de vegetação inexistente, ou mesmo, raras. Alguns repletos de areias e outros com relevo composto por pedras e espinhos. Mesmo assim, a natureza permite a existência de vida, como também brota as denominadas flores do deserto, como a “adenium obesum”, encontrada nos desertos da Sul da África e da Península Arábica.
A um ditado popular que diz: Fecha-se uma porta e abre-se uma janela. Assim é a natureza. O El Niño vem causando um longo período de seca no nosso sofrido Nordeste brasileiro, mas de outro lado, leva uma extasiante e graciosa rebentação de milhares de flores proporcionando algo que encanta e atrai inúmeros turistas ao deserto de Atacama, no Chile. É um inacreditável e deslumbrante tapete de flores que vem cobrindo imensas áreas daquele deserto.
São exemplos que a natureza nos mostra, para num paralelo com nossas vidas, pararmos um pouco e em reflexão, percebermos que quando algo que nos aflige, devemos enfrentá-lo buscando não enxergar apenas as dores, mas também o que podemos extrair do concurso da agonia para transformar o sofrimento em flores.
Com Deus, somos capazes de transformar desertos em imensos jardins! 
*Escritor pombalense e Juiz de Direito

onaldorqueiroga@gmail.com
Flores no deserto Flores no deserto Reviewed by Clemildo Brunet on 8/31/2017 03:23:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion