banner

25 DE SETEMBRO DE 2017, GILDETH NÓBREGA DE ARAUJO: UMA BREVE HISTÓRIA DOS SEUS 80 ANOS DE VIDA

Jerdivan Nóbrega de Araújo
Jerdivan Nóbrega de Araújo*

Na jornada da vida, ninguém pode se dizer um vencedor se as suas conquistas não foram oriundas de muita luta, da capacidade de superar os obstáculos, atitude, determinação, persistência, ousadia e resiliência. São estas pessoas que acreditam que o impossível dá apenas um pouco mais de trabalho para se fazer.
Para Gildeth Nóbrega de Araújo, que nasceu no Sitio Angicos, arredores Malta, em 25 de setembro de 1937, a vida nunca foi fácil, mas, ela nunca deixou de acreditar que ao final da jornada descansaria no panteão das mulheres vencedoras.
Filha de Hercília Alves da Silva e João Oliveira Nóbrega, ainda criança perdeu a mãe, que faleceu aos 26 anos. Este fato inesperado levou os irmãos órfãos de mãe a se separarem, pois havia necessidade de Gildeth aprender as tarefas diárias de uma casa, já que seria ela a responsável pelos afazeres domésticos, permitindo que o seu pai, servidor Público da Rede Ferroviária, pudesse trabalhar para manter a família, formada agora por ela, o pai e o único irmão Francisco Alves Nóbrega
Mais uma vez, ainda muito jovem, o destino levou o seu pai, obrigando a jovem Gildeth a amadurecer para a vida, com as perdas precoces que o destino lhes impôs.
No ano de 1957, Gildeth casa-se com Félix Tavares de Araújo, filho de Maria de Lourdes Benigno e José Tavares de Araújo, ocasião em que adota o sobrenome dele, tornando-se Gildeth Nóbrega de Araújo. Passa, então, a residir na Rua de Baixo, em Pombal, onde permaneceu até o ano de 1969.
Do matrimônio nasceram oito filhos: João de Oliveira Nóbrega Neto, José Tavares de Araújo Neto, Jerdy Nóbrega de Araújo, Jerdivan Nóbrega de Araújo, Jianette Nóbrega de Araújo, Janser Nóbrega de Araújo Josinete Nóbrega de Araújo e Josinite Nóbrega de Araújo.
Com o crescimento da família e a necessidade de colaborar com o esposo na manutenção da casa, Gildeth fez um curso de “Corte e Costura” na SAOB (Sociedade Anônima Operária e Beneficente), passando a trabalhar com o esposo, mestre na arte da alfaiataria. Foram noites a fio em cima de uma máquina de costura, à luz de lamparina ou lampião, para que os filhos tivessem as oportunidades a ela negadas pela vida.
A chegada das grandes confecções, as alfaiatarias artesanais caíram em decadência. O casal assistiu aos poucos a sua clientela desaparecer, forçando-os a buscar um outro meio de sobrevivência.

Porém, forte e determinada, Gildeth, como já não tinha mais que fazer os acabamentos de ternos e paletós de alfaiataria, passou costurar sob encomenda, além de buscar outras formas de contribuir com a manutenção do lar, a exemplo dos bingos de assados realizados nas tardes de domingo, no terreiro da sua residência na Rua de Baixo. Isso lhes rendia uma boa quantia em dinheiro para ajudar na manutenção do lar.
Essa atividade ficou tão famosa no Bairro a ponto de atrair gente de outras localidades, para se divertir no “bingo de galetos”, promovidos por Gildeth no terreiro da sua residência.
Nessa luta pela sobrevivência, um dos muitos orgulhos do casal sempre foi a forma como educava os filhos, em nada deixando a desejar se comparado aos mais afortunados da cidade. Era impossível ver um filho de Gildeth andando pelas ruas que não estivesse sempre limpo e bem-vestido com as roupas confeccionadas por ela.
Mas, as estrelas guardam surpresas e contra elas não temos muito o que fazer senão aceitar  e caminhar sempre em frente. Umas dessas surpresas das muitas reservadas a Gildeth foi a perda do filho Janser Nóbrega de Araújo, no dia 07 de agosto de 1993, faltando seis meses para a conclusão do curso de Economia. 
Sete anos depois Gildeth perde o seu companheiro de jornada, de luta e de tantas batalhas, quando no dia 14 de novembro de 2000, morre seu esposo Félix Tavares de Araújo, deixando na família essa lacuna e dor insuperável.
Em meio a dor, Gildeth levanta a cabeça e toca a vida para a frente, para no dia de hoje vir comemorar os seus 80 anos, apresentando-se como uma, guerreira vitoriosa ao subir no mais alto cume, erguer a sua lança e gritar aos sete ventos:
 – Vim, vi e Venci

*Escritor e Pesquisador de nossa história
25 DE SETEMBRO DE 2017, GILDETH NÓBREGA DE ARAUJO: UMA BREVE HISTÓRIA DOS SEUS 80 ANOS DE VIDA 25 DE SETEMBRO DE 2017, GILDETH NÓBREGA DE ARAUJO: UMA BREVE HISTÓRIA DOS SEUS 80 ANOS DE VIDA Reviewed by Clemildo Brunet on 9/26/2017 07:00:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion