banner

Economia de Pombal perde posições no ranking estadual

Ignácio Tavares
Por Ignácio Tavares*

O PIB DE POMBAL EM 2014
Os municípios melhores posicionados economicamente no sertão paraibano- pela ordem decrescente – são: Patos, Sousa, Cajazeiras São Bento, Pombal e Catolé do Rocha. O município de Patos apresenta em 2014 um PIB da ordem de 1,2 bilhão de reais, Sousa 926,2 milhões, Cajazeiras 905,3 milhões, São Bento 308,6 milhões, Pombal 303,6 milhões e Catolé do Rocha 296,8 milhões.
Há poucos anos Pombal estava à frente de São Bento, mas perdeu posições, justo por apresentar taxas de crescimento inferiores ao vizinho município. Cheguei a pensar que a instalação do Campus Universitário e os investimentos em saneamento básico detonassem a economia do município, o que não aconteceu.
Fiz previsão otimista para o município de Sousa, em razão da maturação do projeto de irrigação das várzeas, mas os sucessivos anos de secas impossibilitaram que o referido projeto atingisse o limite da sua capacidade instalada.
Outro município que também perdeu uma excelente oportunidade de estar entre os primeiros mais desenvolvidos do sertão, é Pombal, justo quando o projeto da terceira Central de Abastecimento foi transferido para o município de Patos. Isso mesmo, ao ser informado que a Conab instalaria uma terceira central de abastecimento no estado, informei ao deputado Levi Olímpio e ao prefeito Carneiro Arnaud, que de imediato me autorizou a elaboração do projeto.
Coloquei a disposição do coordenador da equipe, o engenheiro José de Sousa Dantas, os melhores técnicos que trabalhavam comigo a fim de que o projeto fosse concluído o mais rápido possível. Depois de pouco mais de dois anos tudo estava pronto, mas faltava o aval do governador Antonio Mariz.
Por solicitação do deputado Levi Olímpio o governador assegurou que a terceira Central de Abastecimento seria instalada em Pombal. Eram mais de três mil novos empregos gerados no município, mas para nossa infelicidade, Levi faleceu e na sequencia o governador Antonio Mariz.
José Maranhão assume o governo e a pedido da então deputada Francisca Mota, a nossa tão sonhada Central de Abastecimento foi transferida para a cidade de Patos. O pior de tudo isso, é que, ao ser informado do que estava sento tramado busquei apoio junto aos lideres políticos da terrinha, naquela ocasião, e nada aconteceu. Hoje estamos sofrendo as consequências ao ver a economia do município perder posições no ranking estadual.

*Economista e Escritor pombalense
Economia de Pombal perde posições no ranking estadual Economia de Pombal perde posições no ranking estadual Reviewed by Clemildo Brunet on 9/25/2017 07:49:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion