banner

Ministros do Supremo são de fato o que eles dizem sobre eles mesmos?

João Costa
João Costa*

Tratemos do nosso pavoroso “Triângulo das Bermudas” – os três poderes da República, começando pelo Executivo. O que faz um rei sem reino? Procura e instala o seu. Temer achou o dele! Ambos moribundos, o país e o reino, o Brasil o merece o seu rei sem choro, sem vela – e com fita amarela! Ingênuos são todos que depositam no povo suas esperanças num momento de debacle irreversível do país. Aliás, ao longo da nossa história, aqueles que pensaram o Brasil potência, sonharam um país mais justo, lutaram e perderam, e sempre formaram a minoria.
Desgraçadamente seguimos uma Nação em vias de afogamento nesse “Triângulo das Bermudas” – e o golpe ainda não acabou. Enquanto na Câmara Federal assistimos o descaramento com a votação que rejeitou a segunda denúncia por corrupção, organização criminosa e obstrução da justiça contra o interino do Palácio do Planalto, no Supremo Tribunal o espetáculo foi um pouco mais bizarro.
Como diria o açougueiro, vamos por partes. Atentem para diálogos como estes travados entre ministros do STF, quando discutiam a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. Do nada, mudam de assunto para a troca de farpas.
– “Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito, é Estado de CompadrioJuiz não pode ter correligionário”, disse Luis Roberto Barroso ao colega Gilmar Mendes na sessão do STF de 26/10/2017.
O ministro Gilmar havia iniciado a troca de farpas relembrando que Barroso havia colocado em liberdade Zé Dirceu; e Barroso rebate afirmando que Gilmar não “costuma trabalhar com a verdade” – é mentiroso, certamente. E Foi além.
– “Não transfira para mim esta parceria que Vossa Excelência tem com a leniência em relação à criminalidade do colarinho branco”, respondeu Barroso.
Os ministros do Supremo são de fato o que eles dizem sobre eles mesmos?
Revelações assim certamente devem ruborizar os brasileiros tidos como pudicos. Mas se eles são realmente o que eles mesmos dizem em relação uns aos outros, surpreendem a quem?
Certamente o Supremo Tribunal deixou de ser o que diz ser e, de há muito, a Câmara Federal deixou de representar o povo. Mas o Supremo segue julgando, a Câmara legislando, e o governo de traição nacional governando. E se a sociedade criminalizou a política ao longo dos anos, é porque criminosos cuidam dela – o que torna o povo cúmplice ou mera testemunha e nunca vítima do infortúnio que se abate sobre a cabeça da Nação. Ponto.

*João Costa é radialista, jornalista e diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
Ministros do Supremo são de fato o que eles dizem sobre eles mesmos? Ministros do Supremo são de fato o que eles dizem sobre eles mesmos? Reviewed by Clemildo Brunet on 10/28/2017 07:06:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion