banner

A COSTA DO CONDE DE OUTRO ÂNGULO

#vidarretada*
Impossível contar a minha história com Roberta sem falar no Conde. Há mais de 30 anos andamos praquelas bandas. Acampávamos em Coqueirinho e Carapibus como se fosse o quintal da nossa casa. Coqueirinho sempre foi o nosso paraíso, lugar de amor e de momentos intensos.
Dos 27 quilômetros da costa do Conde não há um palmo que não conheçamos. Estivemos, também, em cada mirante dos paredões avermelhados. Mais do que estar, vivemos a beleza ímpar de cada um daqueles lugares. Tem até um lugarzinho desse que é nosso, que batizamos como Mirante da Roberta, com escritura lavrada e registrada no cartório de nossos corações.
ABRAJET
Neste domingo (21.01.2018) nossa intrépida e atuante presidente da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Messina Palmeira, reuniu associados e convidados para conhecer uns lugarzinhos geniais que em breve estarão entre os tops do turismo daquela região. Um Conde que está mais para a zona rural, um turismo que ultrapassa as águas mornas do mar, as areias brancas das praias e as falésias graciosamente avermelhadas. Desde já, valeu Messina!!!
BATE PAPO
Começamos o dia batendo um papo bem descontraído com a prefeita do Conde, Márcia Lucena, que está entrando no segundo ano de gestão e querendo implantar um turismo sustentável no município, valorizando a população local. Assim seja!
Ô CIRANDEIRA...
De repente o grito no canto do salão: “Ô moça namoradeira, ô cirandeira, pra onde eu for carrego ela”. É o grito ritmado de dona Rosilda, de 48 anos, iniciando a apresentação da Ciranda da Alegria, grupo das comunidades quilombolas do município. Maravilha, o Conde é cultura.
340 LEITOS, COMO ASSIM?
Nem se espante, é isso mesmo: 340 leitos. É a Pousada dos Colibris, um ambiente mágico, criado a partir de um sítio familiar e que está se transformando em uma potência do turismo do litoral da Paraíba. Cada recanto da pousada parece que foi feito à mão, com extrema dedicação. São bangalôs, suítes e alojamentos em um ambiente com muitas aventuras, atrações culturais e caminhadas ecológicas. A pousada está em uma área de 14 hectares, sendo 9 de mata nativa. E a recepção de Aurora Costa, da família que mantém a pousada, é simplesmente maravilhosa.
NO BISTRÔ MANGABA ESTOU EM CASA
Nesse ambiente aconchegante não tem jeito, você não será cliente, se tornará amigo dos proprietários. Na entrada, a placa já dá o tom do ambiente: “Proibida a entrada de energia negativa”. Verdade pura, lá dentro os sabores e sorrisos do casal Kanan Nakamura e Aline Suzuki deixam algo no ar que melhoram o astral de qualquer um. A comida é deliciosa, natural.
O restaurante é intimista, tipo slow food. O carro chefe são as massas e a comida regional. Se bem que tudo depende, já que o cardápio muda a cada 15 dias. E pelo que vi e experimentei lá, sempre pra melhor.
Kanan é formado em Direito e Aline em Engenharia de Alimentos. Deixaram a correria de São Paulo e ancoraram, em busca de paz e beleza, na pacata Conde. Acertaram. Melhor pra nós!
Pessoal, quero voltar lá!!!
ARTS BAR
E sabe quem estava no Bistrô Mangaba somente para nos receber? Leandro França. O cara é simplesmente um dos melhores barman da Paraíba. Cada coquetel era acompanhado de um sonzinho bem legal, feito por todos nós, mais ou menos assim: ‘huuuuuummmmmm!!!!”.
CACHAÇA BARAÚNA
E não é que a cachaça Baraúna, da vizinha Alhandra, também estava lá! A cachaçaria está se preparando para, em breve, receber turistas para degustação. Mais um lugarzinho para turistas no litoral sul. Muito bom!
DJ PATRICK
E todo esse cenário foi movido pelas músicas sempre alto astrais e marcantes do DJ Patrick, que é só alegria!
CLICANDO...
E entre um uma comidinha e outra, um coquetel e outro e uma música e outra, os clicks Karen Zanella, da Trip & Click, registrando tudo. O trabalho da empresa é exatamente esse: eternizar emoções das pessoas que visitam as belezas do Conde e books em locais paradisíacos (aliás, o que mais existe no Conde).
DOS SANTOS
Um sítio onde uma família recebe sua família. É assim no Sítio dos Santos, um lugar cheio de cores e de muita animação. A recepção é feita por Josélia dos Santos, que parece ligada permanentemente a uma tomada 220 volts. Conta histórias, mostra as dependências e atrações, fala do cardápio, do forró pé de serra que bota pra ferver nos finais de semana... ufa! Josélia é tão legal quanto o Sítio. Dos Santos.
O pai, João dos Santos, que completou 17 anos (leia ao contrário, mas bem baixinho. Ele realmente tem a disposição de um menino) é tão ou mais empolgado do que a filha. E diz que o paraíso é aqui. E quem é doido de duvidar?!
O sítio hospeda até 40 pessoas, mas se você quiser, pode optar pelo day-use. Só que lá não use esse termo, peça um dia arretado e tudo será entendido. E cumprido.
CONDE TURISMO (condeturismo.com)
A ida dos jornalistas ao Conde foi viabilizada junto a Abrajet por Débora Rodrigues. Com experiência de mais de 20 anos em hotelaria, Débora, gaúcha de nascimento, que há 20 anos visitava o Conde, há 5 decidiu não teimar mais com o coração e fixou residência no litoral sul.
Depois de deixar uma grande empresa, decidiu somar, agregar, e criou o site condeturismo.com. A empresa Conde Turismo trabalha com receptivo, hospedagem, passeios e eventos.
Que tal casar em cima de uma falésia com uma vista deslumbrante para o mar? E se quiser também pode ser pé na areia. Débora é meio que fada madrinha, realiza seus sonhos no paraíso chamado Conde. E ela tem mais surpresas.
THE END?
E assim é o Conde: sol, mar, rios, falésias, cultura, mato, aventuras, gastronomia... Tudo o que pode lhe oferecer uma Vida Arretada.
Vamos trabalhar para que todos esses lugares e muitos outros, em breve, estejam recheados com imagens em uma reportagem do Vidarretada. Aguardem, na costa do Conde tudo é possível, tudo é maravilhoso!!!
*José Vieira Neto
youtube.com/vidarretada

(83) 99818.3939
A COSTA DO CONDE DE OUTRO ÂNGULO A COSTA DO CONDE DE OUTRO ÂNGULO Reviewed by Clemildo Brunet on 1/22/2018 07:11:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion