banner

A PASSAGEM DO MARECHAL ALMEIDA BARRETO POR POMBAL

Jerdivan Nóbrega de Araujo
Por Jerdivan Nóbrega de Araujo*

José de Almeida Barreto nasceu na cidade de Sousa em 1830. Com 18 anos deixou a cidade e foi para o Rio de Janeiro, então capital do império. Sentou praça como sodado do Exercito no mesmo ano que chegou ao Rio de janeiro, em 1849. De "soldado raso" chegou a Marechal, participando de todos os combates da Guerra do Paraguai, onde foi promovido por bravura a Major. Ferido gravemente em batalha retornou ao Brasil para ser tratado. Logo que melhorou dos ferimentos retornou ao campo de guerra.
Almeida Barreto foi conselheiro de Guerra do império e comandante da Guarda Nacional. Foi o primeiro Paraibano a receber a insígnia de Marechal do exército, sendo promovido em janeiro de 1890. General durante a Proclamação da República foi dos primeiros a se unirem com sua brigada ao general Deodoro da Fonseca
 Em 1891 foi Senador Constituinte como representante da Paraíba, com mandado até 1900, vindo a falecer em 1905 ainda no cargo de Senador reeleito.
O retorno de Almeida Barreto a cidade de Sousa se deu em 1891, 42 anos depois de ter deixado a cidade mantado em um cavalo, com destino a cidade de Macau e de lá para Cabedelo de onde embarcou para no Rio de Janeiro.
A sua vigem de volta a Sousa foi narrada no livro biográfico do Marechal, escrito por Júlio Cesar Leal.
Por todas as localidades que passou o Marechal recebeu homenagens dos coronéis chefes políticos da região. Os que não puderam se deslocar o fizeram através de telegramas, como foi o caso dos presidentes do Rio Grande do Norte, Ceara e Pernambuco.
Da cidade de Sousa onde recebeu as maiores homenagens, entrando na cidade vestido com farda de gala e todas as insígnias que tomavam todo seu peito, o Marechal foi recebido por sua mãe, que não via há 41 anos.
De Sousa a comitiva se dirigiu a cidade de Pombal, chegando a nossa terra no dia 28 de abril de 1891.
Em Pombal a comitiva foi homenageada com queima de fogos na chegada. O Marechal foi recebido por autoridades pombalenses e sousenses, que se dirigiram a cidade para recebê-lo, a exemplo de João Gualberto Gomes de Sá, Major Tibúrcio de Sá, Tenente Coronel Jose Gomes de Sá.   Da cidade estavam presentes para receber a comitiva o promotor de justiça Nóbrega Pinagé, o Vigário Manuel Mariano, os Capitães Francisco de Assis, Lindolpho Vicente de Paula leite, Dr. Galdino Formiga, Antônio Justino de Oliveira filho, Pedro de Sousa, Américo Dantas de Assis, João Alves Torres Bandeira de Assis, João Dantas de Assis ( presidente  da Intendência de Pombal); Joao Leite Ferreira Primo, Enéas Pedro de Sousa, Américo Dantas de Assis, João Alves Torres  Bandeira, Ignácio Fernandes de Almeida. Em Pombal as festividades durante todo o dia e noite com girândolas, banquetes e muitos discursos.
De Pombal o Marechal se dirigiu a cidade de Patos, onde foi recebido por, entre outros, os chefes oligárquicos Major Sizenandro  Sátyro e Miguel Sátyro.
A comitiva ainda foi recebida em Taperoá, Campina Grande, Alagoa grande, Mulungu, Itabaiana e Pilar, voltando ao Rio de Janeiro no dia 05 de junho de 1991.
A despedida se deu na cidade de Cabedelo, onde embarcou de volta ao Rio de Janeiro com os deputados federais Epitácio Pessoa e Sá Andrade e o Senador Firmino da Silveira.

*Escritor e Pesquisador pombalense
A PASSAGEM DO MARECHAL ALMEIDA BARRETO POR POMBAL A PASSAGEM DO MARECHAL ALMEIDA BARRETO POR POMBAL Reviewed by Clemildo Brunet on 1/16/2018 07:02:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion