banner

ALEGRIA DA CHUVA

Ignácio Tavares
Ignácio Tavares*

Faz seis anos que as precipitações pluviométricas no ciclo invernoso, em particular no semiárido, não tem sido capaz de recarregar os médios e grandes mananciais, de tal sorte que permita ao homem do campo desenvolver suas atividades agropecuárias sem riscos de perdas.
Este ano prevê-se que as previsões são auspiciosas, pois, os institutos de meteorologias estimam uma estação invernosa com precipitações 45% acima da média histórica. Tomara que se realize essa previsão para que a produção e emprego no campo voltem à normalidade.
Esse ciclo de seis anos de anormalidade climática reduziu drasticamente a participação do setor agropecuário na formação PIB dos municípios, além de provocar uma brusca queda no preço da terra.
É verdade que esse fenômeno tange o homem do campo para o setor urbano do município, que muitas vezes tem que se desfazer do seu patrimônio para poder sobreviver em um ambiente que pouco tem a lhe oferecer como fonte geradora de renda.
O resultado é o empobrecimento, salvo quando alguns ou alguns membros da família concluem cursos superiores que podem minimizar as perdas de renda que outrora a agricultura proporcionava a família.
Agora com o retorno das chuvas à normalidade, pelo menos os que insistiram em continuar no campo, com certeza serão recompensado, pelo menos porquanto durar a normalidade climática com chuvas abundantes, por conseguinte geradoras de oportunidades de investimentos a fim extrair da terra os frutos resultantes de suas atividades...

*Economista e Escritor pombalense
ALEGRIA DA CHUVA ALEGRIA DA CHUVA Reviewed by Clemildo Brunet on 1/28/2018 06:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion