banner

Pombal década de 1960 – 50 anos do Lord Amplificador/Fevereiro 1968 a Fevereiro 2018

Jerdivan Nóbrega de Araújo
Por Jerdivan Nóbrega de Araújo*

O Lord Amplificador foi um sistema de radiodifusão de Pombal, que funcionou de 1968 a 1985. Foi fundado pelo radialista/escritor Clemildo Brunet de Sá, e entrou em atividades em fevereiro de 1968.
O slogan do Lord Amplificador era: “Som Direcional da Comunicação e o mais perfeito serviço de alto-falante”.
O sistema foi instalado inicialmente na Rua João Capuxú (rua estreita antes rua do Giro), passando depois a funcionar no Box 48, ao lado sul do Mercado Publico.
As cornetas de 20 polegadas ou difusoras, foram instaladas pelas ruas centrais da cidade, sempre em pontos estratégicos como: Mercado Público, Rua João Pessoa, Açougue Público, Bar Centenário (depois Coluna da Hora).
O Sistema oferecia boa música, serviços de utilidades públicas, além de comercializar propagandas de lojas comerciais instaladas na cidade. O Lord também possuía uma unidade volante que cruzava as ruas da cidade vendendo anúncios e oferecendo serviço de utilidade pública, alavancando as vendas do comércio e socializando as notícias do Brasil e do mundo, com o nosso povo, em uma cidade onde não circulavam jornais com muita frequência.
Na Copa do Mundo de 1970, realizada no México, Pombal contava apenas com duas TVs instaladas precariamente, sem som e com a imagem muito ruim, os torcedores compensavam a precária transmissão televisiva através do áudio do Lord Amplificador.
Fossem anúncios de enterros, missa de sétimo dia, visita de gente importante a Pombal, Boletim Policial, o filme do dia a ser exibido no Cine Lux, as apurações de eleições municipais ou a chegada de um circo à cidade, o povo se aglomerava para ouvir tais noticias através das cornetas do “Som Direcional da Comunicação e o mais perfeito serviço de alto-falante”.
Lord Amplificador também foi escola na formação de locutores, destacando-se neste ponto Clemildo Brunet, Genival Severo, Zeilto Trajano Otacilio Trajano, Rosil, Orácio Bandeira, José Ribeiro, Cezário de Almeida, Evilásio Junqueira, Evandro Junqueira, Ernesto Junqueira, João Costa, Massilon Gonzaga e outros.
No ano de 1985 o Lord Amplificador deu por cumprida a sua missão, saindo das ondas etéreas do rádio para a memória nostálgica dos filhos de Pombal que viveram aquela bela época.

*Escritor e Pesquisador
Enviado pelo Professor José Romero Araújo Cardoso
Pombal década de 1960 – 50 anos do Lord Amplificador/Fevereiro 1968 a Fevereiro 2018 Pombal década de 1960 – 50 anos do Lord Amplificador/Fevereiro 1968 a Fevereiro 2018 Reviewed by Clemildo Brunet on 1/05/2018 06:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion