banner

Preso político, Lula deixou a esquerda emparedada e a crise sitia a todos

João Costa

João Costa*

Ao dar dois passos atrás Lula, ao se deixar encarcerar, conferiu legitimidade a um processo que se revelou juridicamente fraudulento e politicamente perpetrado contra o país, tornou a esquerda emparedada e desnorteada ao tempo em que a extrema direita assumiu a narrativa; o Exército avalizou o Golpe com uma tuitada que estremeceu o STF; releva o fato do país estar sendo governado por políticos comprovadamente corruptos enquanto o centro-direita busca uma saída através de um candidato e a crise econômica sitia a todos.  Lula é preso político numa crise ainda em andamento.
E qualquer um que se arrisque a apresentar um prognóstico sobre o que pode ou vai acontecer no país daqui até outubro ou mesmo dentro de um mês estará exercendo o papel de profeta da chuva do tipo que diz “pode chover e pode não chover”.
As forças ditas democráticas raciocinam e agem na velocidade da lesma reumática enquanto  a rapidez da deterioração institucional prenuncia que o país entrará em estado comatoso a ponto de que o cancelamento de eleições; o irreversível aprofundamento do Golpe  ou o assassinato do próprio ex-presidente podem ocorrer, enquanto a esquerda espera inutilmente por uma explosão social – que não virá ou se restringirá ao facebook.
 “O país está à deriva” disse, há um ano, o próprio comandante do Exército. E o impasse seguirá porque não há meios jurídicos que possam tirar Lula da prisão, não há mágica que devolva 12 milhões de empregos aos lenientes brasileiros desamparados na rapidez que o país necessita; em qualquer cenário as eleições de outubro são porta de entrada para crise maior.
A agenda nacional segue tocada pelo Judiciário que, se claramente toma decisões políticas, resolveu ter em Joaquim Barbosa o seu candidato e bizarramente um partido - o PSB.
Justamente o ex-ministro Barbosa, o primeiro a rasgar a Constituição ao condenar Zé Dirceu com base no “domínio do fato” e na ausência de provas. No atual caso Lula, a Justiça parece que foi além - decidiu com base em provas fraudulentas, a situação surrealista em que todos mentiram, menos o réu.
Se as eleições de outubro ocorrerem – o que eu não acredito – os partidos de esquerda sinalizam que vão participar da farsa bilionária propiciada pelo fundo partidário cada um em faixa própria. E o Congresso que emergir das urnas fará com que o brasileiro tenha saudades do atual.
Ciro Gomes certamente é um nome com conhecimento do país e eficiência administrativa comprovada;  capacidade de enfrentamento e com coragem para, se eleito, conceder indulto ao Lula. Mas não une os partidos que governaram o país durante mais de uma década sem controlar o poder.
Os demais nomes ao centro são mais dos mesmos; vão corroborar com o Fascismo que eles mesmos nutriram a partir do levante de 2013.
No mais, a Copa do Mundo começa em junho, os lojistas antecipadamente sabem que vão amargar prejuízo se encomendarem aos fornecedores camisas da CBF; a inflação seguirá em baixa porque não há consumo; as quatro famílias que controlam o sistema financeiro continuarão com os cordéis da economia e a luta de classe não tem antídoto que sirva de lenitivo para a Nação que não tem noção do tamanho da lápide que espera no futuro.
*João Costa é Radialista, Jornalista e Diretor de teatro, além de estudioso de assuntos ligados à Geopolítica. Atualmente, é repórter de Política do Paraíba.com.br
Preso político, Lula deixou a esquerda emparedada e a crise sitia a todos Preso político, Lula deixou a esquerda emparedada e a crise sitia a todos Reviewed by Clemildo Brunet on 4/24/2018 07:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion