banner

40 ANOS DA IDA DO HOMEM À LUA: POMBAL ASSISTIU NA TV.




Clemildo Brunet*

Quarenta anos são passados da ida do homem à lua. Nesta semana o assunto foi comentado na Imprensa, revelando que as fotos da NASA do registro do acontecimento, não haviam sido encontradas e para celebrar o evento tiveram de recorrer aos arquivos da TV americana. Existem controvérsias sobre a possibilidade ou não do homem ter pisado o solo lunar. Alguns acreditam que sim, enquanto, para outros, não passou de uma montagem fazendo parte de mais uma superprodução hollywoodiana.

Teoria ou verdade, o fato chamou atenção do mundo inteiro para o acontecimento. Aqui na terrinha mesmo, era o início da chegada do sinal de TV, invento idealizado pelo Pastor Jônathas Barros de Oliveira (saudosa memória), através da construção de uma antena rômbica como ele costumava chamar. Dr. Nelson, Professor Arlindo, Raminho, Vicente Farias, W. J. Solha e outros com o apoio da Administração municipal na pessoa do Prefeito Atencio Bezerra Wanderley colaboraram para por em execução esse projeto audacioso para época, pois o sinal a ser recebido era oriundo da extinta TV TUPI, na capital pernambucana.

Na sua forma embrionária o sinal era precário; depois com novas investidas foi se aperfeiçoando, o certo é que grande parte da população de Pombal subiu até o alto do Cruzeiro próximo da adutora elevatória da Cagepa, para assistir em um televisor preto e branco de propriedade de Raminho, a chegada do homem à lua.

Pombal ainda pequeno na sua extensão urbana com o número de moradores reduzido em relação ao que é hoje teve o seu momento de euforia e orgulhosa assistiu as imagens transmitidas pela Nasa para o mundo inteiro. 

Eu e o Pastor Jônathas (Foto 1974) 

Lembro-me do Pastor Jônathas Barros de Oliveira em suas prédicas na Igreja Presbiteriana de Pombal e outros locais de reuniões, exaltando a capacidade que Deus deu ao homem a ponto de conquistar o espaço sideral e chegar à Lua, citando passagens bíblicas como o salmo 8 que diz assim: 

"Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda terra é o teu nome... Quando comtemplo os teus céus obras dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem que dele te lembres e o filho do homem que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob os seus pés tudo lhe puseste; ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves dos céu, e os peixes do mar, e tudo que percorre as sendas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda terra é o teu nome”. Segundo o Pastor Jônathas as palavras deste salmo foram deixadas escritas em uma placa no solo lunar, pelos astronautas americanos.

“Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para humanidade” palavras ditas pelo o astronauta norte americano Neil Armstrong ao pisar o solo lunar, emocionou a todos e ficou registrado na história. Em meio a interferências, esperas e vozes partidas do centro de controle da NASA, os três astronautas lá em cima, um deles deu os primeiros passos na zona batizada como mar da tranqüilidade com saltos fáceis por ausência de gravidade.

Foram deixados pelos astronautas em solo lunar a bandeira dos Estados Unidos, uma placa com desenho de ambos os hemisférios da terra, uma réplica de ouro de um ramo de oliveira e a mensagem “Aqui homens do planeta terra pisaram pela primeira vez na Lua, em julho de 1969 d.C. Viemos em paz, em nome de toda humanidade”.

Independente de quem acredite ou não, a chegada do homem a lua deixou o mundo inteiro em estado de alerta naquele dia. Nada menos que 850 jornalistas de 55 países fez o registro para o nosso planeta cerca de 1 bilhão e duzentas mil pessoas testemunharam via satélite a alunissagem, considerada impossível tempos atrás.

Essa conquista do espaço pelo homem segundo a história deve-se muito a guerra fria. Durante as décadas 60 e 70 havia o conflito ideológico- armamentista entre os Estados Unidos e a ex União Soviética, tendo o seu ponto máximo nesse período atingido todo planeta, inclusive o Brasil, nos acontecimentos políticos, culturais e científicos. O mundo sentia o reflexo da disputa. Surge então o movimento hippie, um escape para essa luta ideológica, dividindo o mapa-múndi em duas alas: Direita/esquerda, capitalista/comunista.

A briga entre essas potências veio a beneficiar em muito as redes de comunicações que se expandiram de tal forma por conta desse imperativo estratégico-militar, culminando numa cultura televisiva mundial.

Eu assistir pela TV em Pombal a chegada do homem à lua, para mim e para muita gente o prazer foi grande em acompanhar e ver as imagens graças ao milagre da tecnologia que estava chegando a nossa cidade.

20 de julho celebram-se os 40 anos da ida do homem á lua, no entanto existem conspiradores dizendo que o acontecimento foi uma fraude. Verdade ou não, digo como Roberto Carlos em uma canção: “O importante é que emoções eu vivi”.

*RADIALISTA.


Contato: brunetco@hotmail.com


40 ANOS DA IDA DO HOMEM À LUA: POMBAL ASSISTIU NA TV. 40 ANOS DA IDA DO HOMEM À LUA: POMBAL ASSISTIU NA TV. Reviewed by Clemildo Brunet on 7/22/2009 10:55:00 PM Rating: 5

2 comentários

Cessa Lacerda disse...

Querido afilhado e amigo Clemildo!
Brilhante texto histórico, científico e ainda rico das ilustradas palavras de Deus sobre a capacidade do homem, a exemplo deste fato da ida do homem a LUA. Mais um dos que faz agente volveu ao passado saudoso de criança. Imagine a surpresa que você surtiu aos seus leitores que ao mirar este belíssimo texto, fizeram um grande passeio rememorando coisas importantes que vimos através da TV, condição tecnológica que se iniciava em nossa cidade. Quanta grandeza de espírito seu as revelações comunicativas que nos proporcionam grandes conhecimentos e recordações. Lembrou também pessoas queridas que construíram idéias progressivas pra Pombal, destacando o saudoso Pastor Jônathas com suas influências, intentos, sua inteligência e amor a causa.
Pois bem amigo! A mim você emocionou, pois acreditei e acredito neste fato que nos impressionou, sobretudo na fase de criança, que preservamos os fatos na memória.
Gostaria de concluir este meu comentário, comungando com você, que: “Verdade ou não, digo como Roberto Carlos em uma canção: “O importante é que emoções eu vivi” .

Unknown disse...

É sempre bom ler os artigos escritos pelo nosso querido amigo Clemildo. São textos maravilhosos de conteúdos espetaculares e escritos com muita qualidade ortográfica.
Companheiro (me permita), esse texto sobre os 40 anos da ida do homem à Lua, além de nos reavivar a memória com a riqueza de detalhes, nos traz uma nostalgia gostosa.
Parabéns por todos os textos já escritos, mas, esse me tirou da acomodação para dizer: quando eu ainda era criança (12 anos)o Ser Humano, vocacionado por Deus já fazia proezas.

Forte abraço
Eliezer Gomes

Recent Posts

Fashion