banner

SALVE O PROFESSOR!

Clemildo Brunet (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
Não há ó gente neste país uma classe tão desprestigiada como a do Professor, principalmente os do ensino fundamental e médio, é uma lástima! Eu fico a perguntar como esses personagens suportam tanto dissabores na carreira que abraçaram, entregando-se de corpo e alma aos ossos do ofício, sem que ao menos os poderes públicos olhem para eles e lhes dêem as condições necessárias; a começar dos salários que são tão irrisórios em detrimento de outras categorias, cujos protagonistas aprenderam com eles; se formaram, situando-se em posição privilegiada no exercício de suas profissões.
Nas inúmeras tarefas da vida, o Professor é aquele que vai a busca do conhecimento com profundidade para si e para os outros que vão beber de sua sabedoria. É o professor que em muitas das vezes passa noites mal dormidas; ele tem a preocupação de ler, pesquisar e só é feliz, se o fizer assim: Cumprir com responsabilidade o trabalho que está sobre os seus ombros.
Já faz muito tempo que as nossas autoridades esqueceram que estão, onde estão; em razão de terem frequentados um banco de escola e ali nada mais nada menos, aprenderam as preciosas lições para vida dos ensinamentos benfazejos de um Professor.
O Ensino elementar no Brasil foi criado por D. Pedro I através de um Decreto Imperial no dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila, em 15 de outubro de 1827. Pelo Decreto, “todas as cidades, Vilas e Lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. No Decreto foram inseridos: Descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima se fosse cumprida.
Após 120 anos do Decreto de D. Pedro I, é que o Dia do Professor foi comemorado pela primeira vez em São Paulo. Foi numa pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Nessa época, os professores cumpriam um longo período letivo no segundo semestre de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias nesse período.
Como se não bastasse o salário tão pequeno, o professor enfrenta revezes em sua carreira. Custeia de seu próprio bolso algum material ou ferramenta útil ao exercício da profissão, visando tão somente aprimorar o conhecimento de seus discípulos. Não lhe é dado o direito de escolher seus alunos ou classe social dos mesmos. Dessa maneira, dependendo de sua bagagem pedagógica, árdua é a batalha de enfrentar inúmeras cabeças que pensam ou agem de modos diferentes.
O professor é o segundo responsável na formação do caráter do aluno, pois ele transmite seus ensinamentos a pessoas que já receberam suas primeiras lições nos lares onde nasceram. Será que alguma vez alguém teve a lembrança do que se passa na cabeça de um professor. Quais são seus conflitos? Suas emoções? Seus problemas, Quais as dificuldade que enfrenta em casa, na rua, no trânsito? Vamos a procura de um Professor buscar ajuda ou conselho para as nossas dúvidas, e ele ?
Lembremos que ensinar é um dom. Nos primórdios do Cristianismo consta que na Igreja de Antioquia havia profetas e mestres. Saulo de Tarso é citado entre eles. Atos 13:1. Em outra passagem bíblica diz que a proporção do dom de Cristo, “concedeu us para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres Efésios 4 11. E ainda o apóstolo Paulo exorta que: “Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo”... Romanos 12:7.
Há uma necessidade urgente de se investir na qualidade do professor. Pesquisa do índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), divulgado recentemente pelo Ministério da Educação demonstrou uma correlação quase exata entre os piores cursos universitários e os de menos professores com mestrado. Na amostra ficou claro que quanto mais professores horistas, (recebem apenas pelas aulas que dão), pior o desempenho dos alunos.
Salve o Professor!
*RADIALISTA.
SALVE O PROFESSOR! SALVE O PROFESSOR! Reviewed by Clemildo Brunet on 10/15/2009 09:24:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion