banner

PAULO ABRANTES: A MAGNIFICÊNCIA DE UMA FORÇA IDEALIZADORA!

CLEMILDO BRUNET*


Eu e Paulo Abrantes
Quem já nasce com ideal na vida, nasce feito. Quem sabe faz a hora não espera acontecer, como diz a letra da canção do paraibano Geraldo Vandré. Pois bem, Paulo Abrantes de Oliveira, nascido em Pombal sertão da Paraíba no dia 01 de setembro de 1949, filho de Augusto Gervásio de Oliveira e Doralice Abrantes de Oliveira, casado com a Advogada Ana Rosa Neiva Monteiro Abrantes, foi morar em João Pessoa em 1967, onde concluiu seus estudos, tendo-se formado em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ex professor das disciplinas: Física, desenho e matemática do Liceu Paraibano e Colégio Estadual Santa Júlia. Venceu por duas vezes o Concurso de Oratória das turmas concluintes de 1980 e 1988. Em três gestões, ocupou o cargo de Diretor da Residência Rodoviária do DER – Sapé- PB, exercendo também nesta cidade o cargo de Secretário de Obras e Serviços Urbanos do Município. Ex Gerente do Projeto Renascer II, onde fez diversas construções de casas populares em regime de mutirão, nas cidades de Cabedelo e Bayeux na Paraíba.

Paulo Abrantes é membro efetivo da API e AAI – Associações de Imprensa da Paraíba e Alagoas. Tem sempre colaborado com os principais jornais da Capital. O Norte, Correio da Paraíba, A União, sendo nosso parceiro também no Portal Clemildo, Comunicação & Rádio, com artigos e crônicas, refletindo a força do pensamento sertanejo e brejeiro, impregnado de espírito nordestino na defesa do problema social tipicamente nosso, a agonia dos engenhos, o domínio crescente das usinas, em suma, a desumanização da economia pela mecanização da lavoura de cana-de-açúcar e dispersão de um povo.

Paulo Abrantes tem demonstrado sua desenvoltura na arte literária, pois já editou dois livros: Fazenda Gado Bravo em prosa e verso e a Dama da Rua Estreita. O primeiro traz a tona os tempos de criança vivida por ele mesmo trazendo à baila, recordações de suas raízes. O segundo um relato de ficção, sobre Maria Sofia, uma mulher encantadora descendentes de italianos, criada em Pombal, uma pequena cidade do interior. São as estórias de lobisomem e assombrações que o autor ouvia falar na infância e adolescência. Um misto de ficção e realidade.
Paulo Abrantes e Ana Rosa

A magnificência da força idealizadora de Paulo Abrantes foi também pontuado na execução de um projeto de sua iniciativa e elaborado por ele, o ano passado, para a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, na cidade de Sapé, prevendo abertura de Cursos Profissionalizantes, para jovens de toda região polarizada pelo Município de Sapé, tais como: Cruz do Espírito Santo, Mari, Caldas Brandão, Sobrado, Riachão do Poço, Gurinhém, Mulungu, Capim, Guarabira entre outros.

O documento foi entregue em mãos ao Senador Roberto Cavalcante pelo próprio Paulo Abrantes, depois de haver realizado várias reuniões com professores e autoridades da educação na região. No dia 25 de maio deste ano, a Comissão de Educação do Senado Federal, aprovou a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) de Sapé, que contou com o aval do Ministro da Educação Fernando Hadad.

Segundo o Senador Roberto Cavalcante, “Hadad demonstrou entusiasmo pelo Projeto, em função da localização estratégica, e também pelo pioneirismo da cidade como centro formador de Profissionais”. Ele revelou que o Ministro compartilhou o entendimento de que o IFET, que se destina à formação e qualificações de profissionais, atenderia tanto os jovens egressos do ensino médio como os trabalhadores carentes de qualificação. ”Desta forma, impulsionará o desenvolvimento do comércio, da indústria e do setor agropecuário local e regional”. Acrescentou o Senador. Só assim, o sonho acalentado por mais de 146 mil habitantes da micro região de Sapé é concretizado.

Mesmo sem ter exercido nenhum cargo eletivo, Paulo Abrantes, em suas ações como vimos acima, tem uma particularidade que é dele próprio, Fazer amigos e conquistá-los. Cidadão que merece respeito por suas aptidões até mesmo na maneira como trata seus amigos. Tenho-o em alta estima e consideração.

A Bíblia de Jerusalém das edições Paulinas no livro de Eclesiástico capitulo 6: 14-17, está escrito: “Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Um amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo vital e os que teme o Senhor o encontrarão. Aquele que teme ao Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é seu amigo.”

Paulo Abrantes bendigo os céus pelo privilégio de nutrir essa amizade, e repito o que disse em outra ocasião, parafraseando as palavras do sábio Salomão, em Provérbios capitulo 18:24b. “Mas há amigo mais chegado do que um irmão.”


Salve, 01 de setembro data do seu natalício, parabéns, feliz aniversário!



Pombal, 27 de agosto 2010.


*RADIALISTA

Contato: brunetco@hotmail.com

Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
PAULO ABRANTES: A MAGNIFICÊNCIA DE UMA FORÇA IDEALIZADORA! PAULO ABRANTES: A MAGNIFICÊNCIA DE UMA FORÇA IDEALIZADORA! Reviewed by Clemildo Brunet on 8/27/2010 04:29:00 PM Rating: 5

2 comentários

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

Paulo Abrantes merece todas a reverencias do povo de Pombal.Ele e um dos mestre que busca recuperar as estorias e historias das ruas da terrinha. Seus textos tem me inspirado para buscar na memória as remanescencias da minha época de moleque em Pombal.
Essa biografia não parece ser de uma pessoa tão simples e sempre a disposição dos que o procuram como é Paulo. Mais uma prova da pessoa inteligente e simples que ele é.
Grande abraço ao escritor Paulo Abrantes

Anônimo disse...

Amigo Clemildo eu me engajo neste seu rol de homenagem ao nobre amigo Pombalense Dr. Paulo Abrantes, pois o chamo de amigo porque dos meus pais BIBIA E D. CESSA LACERDA o são. Para nossa familia a amizade e o bem querer por um amigo é hereditário. Não o conheço pessoalmente mas por e-mails e orkut sempre interagimos e nos correspondemos; tenho por ele admiração e amizade genetica. Parabéns Dr. Paulo Longa vida e muita paz na sua caminhada aqui neste plano onde semeias sempre a verdade, amizade e o carinho dedicado aos seus amigos. Um abraço Fraterno, muita Graça e Paz, amem.

Uma palavra para sua reflexão:
O salmista nos fala no salmo 133-"Ó quão bom e quão suave é que os irmãos vivam e união.2-É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce á orla de suas vestes. 3-Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre".

Recent Posts

Fashion