banner

CESSA LACERDA: TRINTA DIAS DE SAUDADE

Prof. Vieira (foto)
Por Francisco Vieira*

É engano pensar que a morte implacável rouba nossos entes queridos, pelo contrário, são imortalizados na memória dos que ficam. Lembrá-los é uma conseqüência inevitável. Exaltá-los é um sentimento de justiça, pois não podemos ofuscar o brilho dos astros nem o mérito das pessoas. A propósito, a maneira mais justa e coerente de fazê-lo é exaltar suas obras.

Dessa forma, nada mais oportuno do que lembrar hoje, a poetisa Cessa Lacerda, quando se comemora trinta dias do seu falecimento. Tempo curto, mas que representa uma eternidade, assim como eterna será sua lembrança.

Cessa Lacerda, pela fecundidade do seu talento, pelo caráter nobre de suas variadas aptidões artísticas, pôs brilho a vida, por isso, é mister que se enalteça sua autenticidade para significar o real valor dessa grande mulher.

Poucos são os que reúnem tantas qualidades. E, Cessa Lacerda, foi certamente escolhida, já que Deus distribuiu com ela seus dons e talentos como bem quis. Como dádiva divina reunia consigo uma série de habilidades tão evidentes que fizeram dela uma referência cultural. Em síntese, foi professora, poetisa, escritora, artista plástica, esposa, mãe e amiga, tudo junto para que desse modo a beleza e a perfeição dessem sentido a vida e ao mundo. Em suma uma artista que amava o que fazia fazendo dela um sacerdócio. Da grandeza do seu devotamento e sacrifício nasceu a importância de suas obras.

Dessa forma nada mais justo do que nosso respeito, admiração e estima. Com certeza os seus feitos servirão de sumo proveito assim como um pouco de colírio para os olhos inflamados de saudade. Certamente serás eternamente lembrada, pois Pombal, que sempre honrou a memória dos seus filhos, não permitirá que algum motivo turve nossa visão e perturbe nossa mente deixando-a cair no rol do esquecimento. Que a luz da visão que aponta e ilumina os caminhos certos da vida nos façam ver com clareza tão fascinante mulher e que nenhum motivo incida no erro e na injustiça de esquecê-la.

Cessa: in memoriam
Com certeza os ex. alunos lembrarão “D. Cessa”, professora que compromissada com a missão de educar cultivou a educação como uma planta rara. Como escritora será sempre a acadêmica que inteligentemente soube expressar em palavras seus sentimentos envolvendo seus leitores e conquistando o respeito dos confrades. Como artista soube exibir suas aptidões eternizando-se na singularidade dos seus quadros. Será relembrada como poetisa renomada que através de rimas destacou-se revelando ao mundo seu sentimento de pureza e romantismo. É que o poeta e somente ele é capaz de sintetizar em palavras a experiência humana. Portanto, seu trabalho é por demais relevante, por isso, impossível de ser ignorado. Enfim, estaremos (eu e a família), relembrando da nossa honrosa convivência como amiga e, sobretudo na condição de compadres que nos permitiu uma amizade sólida, um convívio social afetuoso e a possibilidade de testemunhar essas qualidades.

Conclui-se que felizes são os que se vão deixando os seus contemplando orgulhosamente o seu passado. Felizes são os que deles se alegram na recordação. Assim é que toda Pombal se comportará em relação a Cessa Lacerda mantendo-a viva na memória, como viva estará na história de Pombal. Pombal exultará sempre o seu nome pela nobreza de suas atitudes.

Paremos por aqui para não me alongar, pois acrescentar algo a vida de Cessa seria abusar inutilmente.

Por tudo isso eis o meu tributo a CESSA LACERDA a quem tranqüila e merecidamente exalto após TRINTA DIAS DE SAUDADE.

Pombal, 25 de março de 2011.

*Professor, ex-Diretor da Escola Estadual “João da Mata” e ex-Secretário de Administração de Pombal.
CESSA LACERDA: TRINTA DIAS DE SAUDADE CESSA LACERDA: TRINTA DIAS DE SAUDADE Reviewed by Clemildo Brunet on 3/26/2011 06:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion