banner

RÁDIO MARINGÁ AM DE POMBAL-1982


"RÁDIO MARINGÁ AM DE POMBAL-1982"
ClemildoBrunet*
Em 03 de abril de l982, um sábado a tarde, foi inaugurada em Pombal, a primeira estação de Radiodifusão convencional, emissora de amplitude modulada, onda média, frequência l490 quilohertz, batizada com o nome de Rádio Maringá – a caboclinha do sertão. Empresa pertencente ao Grupo Pereira, cujo, chefe do clã era o deputado estadual Francisco Pereira, pai do deputado federal Adauto Pereira que sendo empresário no ramo algodoeiro com usina instalada em Patos-Pb, assumiu a direção do empreendimento na condição de Diretor Presidente.
Na data acima citada, foi um dia de festa para cidade. Autoridades representativas do estado, a começar de sua excelência o Governador Dr. Tarcisio de Miranda Burity, do Prefeito do Municipio, Paulo Pereira Vieira, deputados estaduais e
federais, se fizeram presentes ao evento. 
A cidade toda se alegrou. Era notável o contentamento das pessoas, afinal, era o primeiro meio de comunicação de massa oficial que se instalava em Pombal. Naquele mesmo dia era inaugurado também o terminal rodoviário que recebeu o nome de Hermínio Monteiro Neto “In memoram” filho do Prefeito de então, Paulo Pereira Vieira.
A Direção operacional da Rádio Maringá no inicio de suas atividades radiofônicas, era assim constituída: Diretor Administrativo: Reverendo Jônathas Barros de Oliveira, Diretor Comercial e Artístico: Clemildo Brunet de Sá. Locutores: Gregório Dantas, Genival Severo, Clemildo Brunet, Orácio Bandeira e Fátima Jó, esta, exercia a função de discotecário. A grade de Programação da emissora foi elaborada pelo radialista Clemildo Brunet, com base em pesquisa de opinião pública junto aos ouvintes, durante o período da fase experimental da emissora que foi de três meses. De dezembro de l98l a Fevereiro de l982.
Os programas de grande audiência da Rádio Maringá foram: Jornal Maringá, Crônica do Dia com o Professor Arlindo Ugulino. A Tarde é Nossa, Cantinho da Saudade ambos na apresentação de Clemildo Brunet e no Sertão da Paraíba com Genival Severo.
É verdade que por ser a pioneira na cidade a Rádio Maringá AM, detinha o domínio de grande audiência na região polarizada pelo Município de Pombal, além fronteiras dos Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Em l990 um fato sinistro aconteceu. Parte da Emissora foi incendiada. Segundo os peritos da investigação, o incêndio teve causa desconhecida e foi denominado de Incêndio Misterioso. A Rádio parou as suas atividades pelo espaço de oito anos, sendo reativada; pouco tempo depois foi retirada do ar por determinação da direção geral, alegando como motivo falta de finanças, pois, a essa altura, com a chegada das Rádios FM a nossa cidade, a empresa começou a trabalhar no vermelho. Até hoje ainda está fora do ar!
A Rádio Maringá, foi um marco para nossa história radiofônica já que Pombal hoje conta com um celeiro de bons profissionais, oriundos dessa emissora pioneira. Muitos desses profissionais estão militando no rádio em outras plagas.
*CLEMILDO BRUNET – RADIALISTA (03/05/07)

postado por Clemildo Brunet às 09:34 em 10/06/2007
RÁDIO MARINGÁ AM DE POMBAL-1982 RÁDIO MARINGÁ AM DE POMBAL-1982 Reviewed by Unknown on 6/10/2007 09:34:00 AM Rating: 5

2 comentários

eliezer gomes disse...

Apesar do pouco tempo de contato, me sinto como um velho amigo do Clemildo. Primeiro porque ele atua numa área que tenho uma verdadeira paixão que é a comunicação. E o rádio, nem me fale, sempre foi um grande companheiro. Segundo, na qualidade de estudante de História da UFPB, campus I - João Pessoa, vejo no Clemildo uma Histária viva na radiofonia da região e nos honra por participar tambem do nosso portal.
Deixo aqui o meu abraço a você Clemildo e a todo os seus ouvintes e admiradores. Excelente Blog de conteúdo fascinante.
Em 10/06/2007 - Boa Noite - Eliezer Gomes

Anônimo disse...

[i]vc é um radialista 10...^^
suas fotos ficaram otimas^^
continuen assim semdo essa pessoa maravilhoza...
humilde,seja sempre vc
xau

goste do seu cantinho^^..

fui ^.^

Recent Posts

Fashion