HOMENAGENS AO DIA DO MAÇON!
CESSA NA FESTA TROFÉU IMPRENSA 2007 (Foto clickpombal)
CESSA LACERDA*
Na oportunidade de assistir a homenagem do Senado, a estes grandes homens, tive a oportunidade de ouvir pronunciamentos de Senadores em referência à história da Maçonaria no mundo e no Brasil.
O Senado deu início à sessão especial de Homenagem à Maçonaria brasileira, compondo a Mesa o presidente Garibaldi Alves, convocando entre outros, o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil Marcos José da Silva; o presidente da Confederação Maçônica do Brasil, Héber Xavier; o grão-mestre do Distrito Federal Jafé Torres; bem como os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Efraim Morais (DEM-PB), que assinam o requerimento da sessão.
O Maçon e Senador, Mozarildo Cavalcanti, ressalta que as cinco mil lojas maçônicas espalhadas pelo Brasil se dedicam à realização de obras sociais e praticam campanhas de cunho filantrópico, como arrecadação e distribuição de alimentos e roupas, além de manter creches, escolas e centros de apoio a idosos.
Tradicionalmente a Maçonaria no mundo, se apresenta como entidade defensora dos direitos humanos, da libertação dos povos, contra a opressão e a tirania, em prol das artes e das ciências. O Grande Oriente do Brasil, criado em 17 de junho de 1822, atuou decisivamente no processo de independência e teve como seu primeiro grão-mestre José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência. A organização também defendeu a abolição da escravatura e a proclamação da República.
O senador, Mão Santa (PMDB-PI) afirmou, que admira a Maçonaria desde criança, apesar de não pertencer a ela. Disse que sua admiração iníciou através de Francisco Correia, seu tio maçon da cidade de Parnaíba (PI). Respeita-a porque os membros do seu estado, o Piauí, são exemplos de dignidade, trabalho e companheirismo. Diz mais: “O que seria deste país se não fossem os maçons brasileiros? Foram eles que trouxeram para o Brasil, o grito da liberdade e da fraternidade, sendo também responsáveis pela democracia brasileira. Pois a República nasceu do sonho e do ideal da maçonaria.”
Culminou a sua fala elevando a prece: “Que Deus faça florescer nesse Brasil mais lojas maçônicas, para que continuem sua missão e sejam fortes, bravas e felizes.”
Alguns detalhes sobre a Maçonaria da Paraíba a qual envolveu o renomado pombalense, MANOEL DE ARRUDA CÂMARA. Como todos sabem, através da nossa história, o médico, botânico, naturalista e filósofo MANOEL DE ARRUDA CÂMARA, com a colaboração de todos esses grandes vultos da época, pertencentes a essa Sublime Ordem, fundou, na cidade, que, de um lado é Pernambuco e do outro é Paraíba, o célebre AREÓPAGO DE ITAMBÉ, o trampolim do movimento revolucionário Pernambucano, no ano de 1817.
Misturavam-se os maçons pernambucanos com os paraibanos, que estavam envolvidos na vida política e administrativa da instituição, naquela época, justificadamente mais política, que espiritualista.
O motivo era a libertação do povo oprimido e subjugado pela corte de Portugal, ou mais claramente pela influência de Portugal. Não esclarecendo aqui, a história política em que a Ordem tinha o dever de lutar, visto que o seu lema era Liberdade, etc, mas da primeira Loja Maçônica, que fora criada na Paraíba, no ano de 1817, em que o nosso estado teve participação tão autêntica quanto o Pernambuco, a qual permanece ainda hoje, a sua jurisdição, com muita justiça.
Segundo o maçon, José Lopes, o AREÓPAGO DE ITAMBÉ, fundado ao oriente de Itambé, Estado de Pernambuco - cidade gêmea de Pedras de Fogo, Estado da Paraíba - foi a primeira Loja Maçônica a ser criada na Paraíba, publicado em artigo no jornal "Tribuna Maçônica
Nesta oportunidade faço jus as minhas homenagens ao meu esposo, FRANCISCO FERNANDES DA SILVA (Bibia), militante da Loja Maçônica, “Deus, Caridade e Justiça” N° 1733, de Pombal.
Parabenizo a todos os mações do mundo, sobretudo aos meus cunhados das duas Lojas de Pombal “Deus, Caridade e Justiça” e “Raimilson Felinto”, almejando progresso no desempenho de suas ações benéficas. Abraços de profunda admiração.
Pombal, 20 de agosto de 2008
*Professora, Poetisa e Escritora.
Contato: cessalacerda@yahoo.com.br.
HOMENAGENS AO DIA DO MAÇON!
Reviewed by Unknown
on
8/22/2008 07:19:00 AM
Rating:
Nenhum comentário
Postar um comentário