RECORDAR É PRECISO! COMEMORAR NÃO PODEMOS!
CESSA LACERDA*
7 de setembro de 1822, ficou sendo a data mais importante para nós brasileiro, pois nos tornamos livres do jugo Português.
Eis aí, o Fato Admirável que nos proporciona recordações pela bravura e heroísmo de tantos que lutaram por um ideal de liberdade, a exemplo de: Filipe dos Santos e Tiradentes, que sacrificaram suas próprias vidas.
Vivi um tempo em que todos manisfestavam um amor imenso a pátria e as comemorações simbolizavam o nosso maior reconhecimento pela Independência Proclamada. Pois, desfrutávamos uma liberdade incondicional, estampada no rosto de cada compatriota, com perfeita harmonia e muito amor.
Quando criança, sempre participei com entusiasmo e senso patriótico, ilustrando a nossa escola com os mais belos símbolos nacionais, manifestando também a arte através da sensibilidade dos nossos dons. Participar do desfile do Dia 7 de Setembro, com os acordes da Banda Marcial, foi para mim motivo de muita emoção e patriotismo.
Na adolescência, aplaudi o meu Brasil nas comemorações da Semana da Pátria, participando de cânticos e declamando poesias, que irradiavam alegria e felicidade, contagiando todos.
Já na idade adulta, galgando o Magistério, senti mais profundamente o reconhecimento pela minha pátria, ao dirigir aquelas crianças que seriam os futuros do Brasil. Ensinei a amar e respeitar o nosso país, e a serem o orgulho do futuro. Evidentemente, continuarei amando o meu glorioso Brasil, pois Patriotismo é o meu Slogan!
Não podemos comemorar hoje, esta linda e significativa data, 7 de setembro, como há século e anos passados, se bem que, reconhecemos os fatos atuais que enegrecem a nossa história, constatando a insensibilidade dos brasileiros ante o amor e o respeito a sua Terra Mãe. Igualmente, o avanço da tecnologia e a ocupação da mídia nacional, concordando plenamente com o dinâmico Jornalista e radialista, Clemildo Brunet, no seu último texto: TRISTEZA PARA NOSSA BRAVA GENTE! Quando diz no seu vocabulário: “A mídia nacional tem ocupado o seu espaço com notícias que entristecem a nossa brava gente”. “Corrupção, impunidade, ficha suja, improbidade administrativa, nepotismo, e, uma série de desmandos que não acabam mais.” Este sistema, é hoje, lamentavelmente, o retrato do nosso país.
Enfatizo ainda com os célebres pensamentos de Rui Barbosa: 1- "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
2- “Três âncoras deixou Deus ao homem: O amor à Pátria, o amor à liberdade, o amor à verdade. Cara nos é a Pátria, a liberdade, mais cara; mas a verdade, mais cara de tudo. Damos a vida pela Pátria. Deixamos a Pátria pela liberdade. Mas a Pátria e a liberdade renunciamos pela VERDADE. Porque este é o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu e vai à Eternidade”.
Meus queridos compatrícios brasileiros restam-nos, neste momento fervoroso de patriotismo, contemplar o passado, na esperança de novos horizontes!
Que ainda possam surgir brasileiros intrépidos e heróis que resplandeçam a luz da LIBERDADE, para que tenhamos um país com justiça e paz, onde todos correspondam aos mesmos direitos. Esperamos dos nossos governantes, outros gritos de liberdade para a vitória do nosso futuro, analisando o que disse Rui Barbosa: "A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições”.
Honremos com vigor patriótica, o pequeno trecho do nosso Hino Nacional, composto por Joaquim Osório Duque Estrada, que correrá sempre em nossas veias a bela musicalidade:
...ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA!DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA, BRASIL!...
Pombal, 07 de setembro de 2008.
Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes.
*Professora e poetisa.
Presidente da ALP- Academia de Letras de Pombal
e da ASPONPS – Associação Poética Pombalense
“Prof. Newton Pordeus Seixas”.
Para contato: cessalacerda@yahoo.com.br.
RECORDAR É PRECISO! COMEMORAR NÃO PODEMOS!
Reviewed by Unknown
on
9/09/2008 12:57:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Postar um comentário