banner

HOMENAGEM DE HONRA AO MÉRITO!

Cessa Lacerda (Foto)
Por Cessa Lacerda*
Reconhecendo que homenagem não é só privilégio dos mortos, Pombal ressalta também pessoas que mesmo não sendo filho daqui merecem exaltação pelo muito que contribuíram com a nossa terrinha e que representam valores para nós. Nesta oportunidade de aniversário da Cidade fazemos jus homenagear LAVOISIER PEREIRA PAIXÃO, homem de bem que já consolida em nossa terra há mais de cinqüenta anos, sendo privilegiado em ocasião, pela Câmara Municipal de Pombal como Cidadão Pombalense. Lavoisier é natural da Fazenda Bela Vista, município de Catolé do Rocha, nascido há oito de outubro de mil novecentos e trinta. Filho do casal Agostinho Pereira e Rosa Viana de Freitas. De uma família de sete irmãos, assim: Maria, Francisca, Lourival, Lauro, Lauri, Laudimiro e Lindalva. Aos oito anos de idade, estudou em Jericó com os professores dona Preta e Erasmo, onde concluiu o primário. Ainda jovem foi morar em São Paulo, ai, residindo por dez anos.
Retornando a Pombal com vinte anos, aqui firmou residência, comprando um caminhão e tornando-se caminhoneiro, viajando por todo o Brasil. Em 1957 fundou em nossa cidade o primeiro Posto de Gasolina e óleo, ingressando no ramo de peças para auto e pneus de todas as marcas e tamanhos e até de bicicletas revendendo para outras cidades circunvizinhas, tornando-se grande distribuidor de revendas em grosso e varejos, ampliando o estoque de peças para Mercedes Bens de alta qualidade, como assim, pneus, recebendo por muito tempo, combustível pelo trem de carga e depois por carro tanque, tornando-se o maior recolhedor de impostos na Coletoria de Pombal.
Liderou um movimento em parceria com a comunidade pombalense para impedir que fosse fechada a travessa Horácio Bandeira com o acesso a rua Cel. José Fernandes. Foi mentor do Parque de Vaquejada por nome Parque Independência. Instalou o primeiro Biodigestor produzindo o Gás natural em sua propriedade Granja Dois Irmãos. Por ser um Galã, sentiu o prazer de cortejar várias jovens, mas a escolhida do seu coração foi Sedith, com ela casou-se em 03 de julho de 1958. Com pleno amor construiu a sua prole, nascendo o primogênito Lavoisier Paixão Filho em dois de abril de 1959, seguido de Doris Lene Paixão, em 29 de março de 1960. Ambos casaram nesta mesma data 03 de julho, no ano 77.
Lavoisier, Sedith e Lavorsinho (Foto)
Este casal de filhos o presenteou com os seguintes netos. De Lavoisier Filho: Paulo de Tarso Bezerra Paixão, Caio Rodrigo Bezerra Paixão e Ítalo Romano Bezerra Paixão. De Dores Lene: Eduardo Franklin Medeiros Souto Maior, Polyana Medeiros Souto Maior e Ana Fadia Medeiros Souto Maior. Também foi premiado com uma terceira geração. Os Bisnetos: Ana Clara, Lucas e Eveny Louise.
Lavoisier Paixão, já se considerando filho de Pombal, dedicou mais ainda o seu coração telúrico a ela, oferecendo outras ricas contribuições, a exemplo do grande empreendimento do Hotel “Rio Verde”, em 1998, pois faltava a Pombal, um bom hotel para acolher, os viajantes, sobretudo as pessoas que vinham visitar Pombal em épocas de festas. Este Hotel oferece conforto e qualidade abrangendo a todos os vendedores representantes de vendas e turistas que vêem a nossa cidade, sendo merecedor de Títulos e Certificados. O referido Hotel foi consagrado como o melhor da Rede Hoteleira de Pombal.
Admirando o amor telúrico de Lavoisier por Pombal quero plagiar os versos do emérito e imortal poeta Prof. Newton Pordeus Seixas, quando se referiu a Sousa sua cidade natal e Pombal cidade de adoção. Que Lavoisier possa declamar assim como ele: “Minha Catolé, Catolé bela. Meu lindo Rincão Natal. Sou por demais teu amigo, Mas, sou também de Pombal, Pois se tu me deste o berço Pombal é meu relicário, Se por ti eu rezo um terço. Por Catolé rezo um rosário”.
Lavoisier é Maçom muito dedicado a Entidade. Também foi um dos fundadores do grupo da Terceira e Melhor idade: RECORDAR É VIVER. LAVOISIER e SEDITH constituem um casal íntegro e exemplar para toda a nossa cidade. Com cinqüenta anos de casados e uma história de amor muito linda!
O Casal Lavoisier e Sedith nas Bodas de Ouro (Foto)
Vale ressaltar a comemoração de suas “Bodas de Ouro”, em três de março de 2008 quando eles ofereceram uma grande e bela festa aos familiares e amigos. Aplaudimos este ilustrado casal. Mediante a integração deste Homem em nossa Terrinha, mereceu com justa razão ser um dos homenageados nesta Festa da cidade, Aniversário 2009.
Ao homenageado, prestamos a nossa sincera admiração, nossa gratidão e nossos parabéns!
Pombal, 11 de julho de 2009.
*Poetisa e escritora pombalense.
HOMENAGEM DE HONRA AO MÉRITO! HOMENAGEM DE HONRA AO MÉRITO! Reviewed by Clemildo Brunet on 7/12/2009 12:58:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion