banner

DRA. THEREZA CRHISTINA VIEIRA FREIRE: ESSA MULHER.

JERDIVAN NÓBREGA DE ARAUJO*
Doutora Thereza Christina Vieira Freire, médica pediatra, filha de Generino Freire da Silva, Espírita e filantrópico na cidade e Pombal, e Maria Júlia Vieira Freire, professora primária da cidade de Pombal, ambos falecidos, foi casada por 15 anos, com Jerdivan Nóbrega de Araújo com quem teve três filhos: Rodrigo Márcio Viera Freire, Márcia Danielli Freire de Araújo e Ramon Diego Freire de Araújo.
Formada Médica pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 1979, e professora pedagoga pelo colégio Cristo Rei da cidade de Patos, sempre foi uma pessoa dedicada as causas sociais. Mesmo quando ainda fazia Residência Médica, incorporou-se aos trabalhos sociais do Padre Zé Coutino, onde prestava serviços médicos gratuitos aos que procuravam aquele centro de ajuda aos pobres. Após a sua formatura, veio a ser contratada pelo Estado, escolhendo continuar exercendo a sua profissão naquele Hospital, onde com carinho e dedicação, socorria os menos afortunados, fazendo da sua profissão um instrumento de conforto aos pobres. Isto veio fazer com que ela se tornasse uma pessoa amada pelos pacientes daquela instituição filantrópica.
Formada também como professora optou por trabalhar no presídio do Rogger, mesmo contra a vontade da família que via ali um local sem muita segurança e de risco para a sua vida. Mas, a sua intenção sempre foi ajudar aos excluídos. No presídio, ensinando supletivo, conseguiu ter o prazer de ver alunos presidiários prestarem o supletivo e ingressarem na universidade alcançando da sociedade que.pra ela era sim recuperar o cidadão e não excli-lo mais ainda. Há de se destacar o respeito que os aprisionados adquiriram pela professora e Doutora Thereza Christina: em duas rebeliões ali registradas, ela através de conversa com os presidiários, conseguiu a liberação dos profissionais da educação que, como ela, prestava serviço naquela casa de detenção e foram naquele momento feitos reféns.
Quando trabalhou como médica no interior de Pernambuco, Doutora Theresa Christina foi responsável pela diagnostico do primeiro caso de AIDS na Zona canavieira, que engloba a cidade de Goiana. Esta constatação lhe rendeu um convite para trabalhar como professora de Medicina na UFPE, convite este que foi recusado pois, segundo ela dizia: “os pobres desta região precisam mais de mim do que eu do dinheiro que a UFPE quer me pagar”. Assim, trabalhou até os seus últimos dias, ajudando aos pobres para os quais chegava a comprar medicamentos com dinheiro do próprio bolso para aliviar a dor e miséria “ principal doença dos que ali residem”
Há de se destacar um fato:
Com a morte do seu Pai, Generino, Theresa Christina recebeu como herança vinte e três casas. Não que seu pai fosse um homem de posses, acontece que ele costumava construir casas e deixar, sem cobrança aluguel, que os pobres que o procuravam no centro Espírita São Francisco das Chagas em Pombal, ali morassem, até que conseguissem comprar suas casas. Concluído o inventário, para surpresa de toda a família e dos próprios advogados, Thereza determinou que as casas fossem passadas para o nome dos seus respectivos moradores, um ato de grandeza próprio das grandes figuras humanas, principalmente se levarmos em consideração que nós, recém casados, morávamos de aluguel, era a sua vontade e assim foi feito! No Parque Residencial Água Fria, em João Pessoa, Thereza se transformou na medica de todas as famílias que ali residiam. Acompanhou do nascimento até a pré adolescência, todas as crianças que hoje correm naquelas ruas.
Doutora Thereza Christina Vieira Freire, era filha única e faleceu, vítima de Câncer de mama, num leito do hospital Santa Lúcia no dia 26 de dezembro de 1997.
A sua morte prematura deixou um vazio na vida dos que a admiravam e dos que ela fazia questão ampará-los, com a sua profissão e o conforto das suas palavras, sempre firme e amiga proporcionava.
É o resumo do que foi a Doutora Thereza Cristina Viera Freire, uma grande mulher que fez da sua curta vida um oráculo a serviço dos humildes.
*Escritor Pombalense.
DRA. THEREZA CRHISTINA VIEIRA FREIRE: ESSA MULHER. DRA. THEREZA CRHISTINA VIEIRA FREIRE: ESSA MULHER. Reviewed by Clemildo Brunet on 8/09/2009 06:16:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion