banner

O MALFADADO HORÁRIO DE VERÃO!

CLEMILDO BRUNET*
“Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” Ec. 7:29.
Você já parou alguma vez para perguntar pra que serve o horário de verão? Sabemos nós que quando o sol está no maior pico é meio dia. O horário de verão foi criado partindo do pressuposto que parte do ano, nos meses de verão, o sol nascia antes que a maioria das pessoas se levantasse. Benjamim Flankin, um dos homens mais influentes da história política e científica dos Estados Unidos, cogitou a idéia do horário de verão pela primeira vez em 1784, concluindo que se os relógios fossem adiantados, a luz do dia poderia ser mais bem aproveitada.
A ideia não foi aceita, porém, em 1907, na Inglaterra, um membro da Sociedade Astronômica Real, chamado William Willet, começou um movimento propondo alterar o relógio no verão para reduzir o que classificava de “desperdício de luz diurna”. Willet morreu em 1915, um ano antes de a Alemanha aceitar a tese que ele defendia, tornando-se o primeiro país no mundo a adotar o horário de verão.
Aqui no nosso país, a história do horário de verão teve início na década de 30, veio pelas mãos do então Presidente Getúlio Vargas. A estréia teve a duração de quase meio ano, de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Passados 18 anos sem a sua instituição, o horário de verão veio a ser novamente adotado em razão da queda do nível dos reservatórios de água das hidrelétricas, por volta de 1985/1986. Depois desse período, o horário de verão vem ocorrendo todos os anos.
Por Decreto do Presidente da República fundamentado em informações fornecidas pelo Ministério das Minas e Energia, desde 1985 o horário de verão é implantado na segunda quinzena do mês de outubro. Excetuando-se em 2006, que foi adiado por três semanas em virtude do segundo turno das eleições, teve início em 5 de novembro. O medo era que o horário de verão pudesse provocar problemas no sistema de funcionamento das urnas eletrônicas.
O objetivo principal do horário de verão é promover a economia de energia elétrica, com aproveitamento da luz natural dos dias mais extensos dessa época do ano. Embora para alguns a economia não seja significativa, pois na prática em média gera apenas 1%, e na demanda, no horário de pico, 3,5 a 5%. Mesmo assim, na temporada de verão de 2006/2007 houve uma economia de cerca de 50 milhões de reais, com 4% na demanda de energia nos horários de pico, e 0,5 % durante todas às 24 horas dos dias.
Por outro lado, o horário de verão é prejudicial, pois muda a agenda das pessoas, começando pelas mudanças no funcionamento do organismo da espécie humana; o hábito de dormir em determinada hora, a hora certa de se alimentar e outros fatores que envolvem as condições fisiológicas do individuo. Ocorrem também mutações nas nossas atividades normais, repartições que abrem mais cedo, fazendo com que muitos sofram vexames e apressem seus passos na caminhada para o labor.
Imagine um funcionário que tenha de chegar ao seu trabalho às 6 horas da manhã, ele terá de acordar no mínimo duas horas antes. No horário de verão, acorda às 4 sendo ainda escuro, pois no horário natural são 3 horas da manhã. E para os que trabalham em centros elevados que devido à distância do local de trabalho, tem que acordar horas antes, preparar a marmita, seguir viagem em plena madrugada, sujeito a assaltos, a sanha da violência de bandidos que varam a madrugada, sem ao menos se importar com a situação dos que trabalham para o sustento da família.
A despeito do Nordeste não acompanhar o horário de verão, essa mudança que ocorre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, tem influenciado em certo aspecto mudanças aqui, os adaptando ao horário de verão. As casas bancárias obedecem ao horário oficial de Brasília e as TVs modificam o horário da programação atingindo até os chamados programas locais. No início causa uma verdadeira confusão na mente do cidadão nordestino que estava acostumado a sua rotina.
Chegou o malfadado horário de verão que teve início este ano à zero hora do dia 18 de outubro e seu término se dará à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010. Durma-se com um barulho desses!
*RADIALISTA.
O MALFADADO HORÁRIO DE VERÃO! O MALFADADO HORÁRIO DE VERÃO! Reviewed by Clemildo Brunet on 10/21/2009 05:30:00 AM Rating: 5

Um comentário

Josias Oliveira disse...

belo comentário para ficarmos bem informados.

Recent Posts

Fashion