AO MEU AMIGO MACIEL...
Hoje quero lhe contar de um amigo que conheci em 1966 (século passado) na época da “Voz da Cidade” – Serviço de alto Falantes cujo potencial era um transmissor de fabricação caseira que penetrava nos rádios das casas pombalenses. Foi nessa ocasião que este meu amigo, MACIEL GONZAGA DE LUNA, adentrava ao Studio da nossa emissora, para apresentar às 18 horas “A Hora do Ângelus”.
Na Voz da Cidade, Maciel foi sonoplasta dos Programas: “Almoço a Brasileira” apresentado por Zeilto Trajano e “A Voz do Estudante”, Programa polêmico comandado por Arruda (saudosa memória) e grupo de estudantes de nossa cidade.
Maciel nasceu em Pombal no dia 05 de dezembro de 1950, seus pais José Firmino de Luna e Rosa Gonzaga de Luna (saudosas memórias) e seus irmãos Massilon Gonzaga, Professor Universitário da UEPB, Proprietário da Rádio Comunitária “Arius” no Bairro do Catolé em Campina Grande e cantor de Forró já tendo gravado vários Cds e Marcelina Gonzaga formada em letras, fala inglês, francês e Alemão. Maciel casou-se com a Dra. Euclimar Gonzaga, Coordenadora de Saúde do Município de Parnamerim cidade limítrofe de Natal.
Começou seus estudos na Escola de dona Almira, passando também pelas Professoras Anita e Marinheira, Grupo Escolar João da Mata e Ginásio Diocesano de Pombal. Como coroinha da Igreja o seu convívio foi com os Padres Oriel Antonio Fernandes e Francisco Ferreira de Andrade, praticamente passando a maior parte da adolescência na casa paroquial.
Possuidor de uma inteligência privilegiada, desde cedo tomou gosto pela leitura na busca de conhecimentos. Em 1969 saiu de Pombal e foi residir em Campina grande onde continuou seus estudos chegando a concluir o Curso de Jornalismo. Trabalhou em quase todas emissoras da rainha da Borborema, tendo sido Diretor de algumas, havendo trabalhado também no Jornal da Paraíba. 20 anos depois se transferiu para Natal onde constituiu família. Foi fundador da TV Ponta Negra filiada do SBT, juntamente com o Deputado Carlos Alberto, chegando a ocupar a Direção de Jornalismo da emissora a qual prestou serviço durante 14 anos.
Maciel é Advogado e Professor. Auxilia a Administração Municipal de Parnamerim e ocupa o cargo de assessor jurídico do Poder Legislativo do Município. Passados quase 40 anos, reencontrei-o. Ele na verdade é um amigo não só de palavras, mas de fato. Tem me assistido e acompanhado o meu tratamento de saúde na terra como ele mesmo diz: Que o acolheu como filho adotivo.
Reporto agora um testemunho textual escrito por Maciel Gonzaga sobre o significado de uma emissora clandestina de minha propriedade em sua vida e quanto lhe valeu os primeiros passos para sua carreira profissional tanto no rádio, como para o exercício de sua profissão liberal.
“Foi a partir do rádio que construí toda a minha vida profissional, quer como jornalista, homem de televisão e, depois, nas Ciências Jurídicas. Comecei na “Voz da Cidade”, sob o comando de Clemildo Brunet, ao lado de inesquecíveis nomes como Zéilto Trajano, Eurivo Donato, Genival Severo, Massilon Gonzaga (meu irmão e hoje professor universitário de rádio), Gago de Chico, Pássaro Preto, Dia, e tantos outros.
Hoje, agradeço tudo na minha vida ao RÁDIO POMBALENSE, onde aprendi mais do que ser profissional, ser homem e saber trilhar os caminhos tortuosos da vida, com responsabilidade, dignidade, ética e moral. O filho de Dona Rosa e Zé Preto, criado tomando banho nas águas do rio Piancó e jogando bola no campo do São Cristóvão, pode hoje dizer ao povo da MINHA TERRA que, Pombal, através da semente plantada por Clemildo Brunet, formou um digno profissional. E para que as gerações de hoje e de amanhã, deixo um lembrete: é do interior, dos grotões - como se fala nas capitais – que sempre saíram e continuam saindo as melhores estrelas do rádio. Pombal foi e continua sendo um grande celeiro de radialistas.
Maciel Gonzaga
Faz dois anos que eu e Maciel mantemos contatos via Internet e isto se deu como resultado de uma pesquisa feita na Web por sua filha que descobriu o meu blog. Ele ao tomar conhecimento da existência do Portal Clemildo, Comunicação e Rádio, me enviou a seguinte mensagem:
AMIGO CLEMILDO! É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE, ATRAVÉS DO SEU BLOG, FAÇO UMA VIAGEM AO PASSADO E REMEMORO A HISTÓRIA DO RÁDIO POMBALENSE. O RÁDIO DE ZEILTO TRAJANO, EURIVO DONATO, GENIVAL SEVERO, GAGO DE CHICÓ, PÁSSARO PRETO, E TANTOS OUTROS. FICO MUITO FELIZ PORQUE TIVE O PRAZER DE SER, AO SEU LADO, UMA DAS PEÇAS DESSA HISTÓRIA. HOJE VEJO QUE A SEMENTE PLANTADA POR NÓS, SEMPRE SOB O SEU COMANDO, RENDEU BONS FRUTOS. DESEJO A VOCÊ E A TODOS, MUITAS FELICIDADES. UM ABRAÇO, E PARABÉNS PELO BLOG! Maciel Gonzaga de Luna - Jornalista e Advogado Natal-RN.
Maciel meu amigo, pelo transcurso de seu aniversário neste dia 05 de dezembro, receba de seu amigo e conterrâneo os mais efusivos votos de parabéns coroados com um feliz aniversário!
“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” Provérbios 17:17.
*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
AO MEU AMIGO MACIEL...
Reviewed by Clemildo Brunet
on
12/04/2009 01:07:00 AM
Rating:
Nenhum comentário
Postar um comentário