banner

POMBAL VIVE, A BELA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO - "LORD AMPLIFICADOR"

Cessa Lacerda (Foto)
POR CESSA LACERDA*

Hoje, Pombal vive, a bela história da Comunicação que é fator prioritário de um povo.

Com destaque, o LORD AMPLIFICADOR, sistema radiofônico, meio de comunicação de massa que prestou relevantes serviços a nossa urbe, entre as décadas de 60 e 80 do século passado e que somente agora, em pleno sábado do Rosário, 09 de outubro de 2010, é reconhecido, por pessoas idôneas, membros da significativa “Associação dos filhos e amigos de Pombal”, recebendo solenidades de aplausos e merecida homenagem.

Aplaudimos a Associação dos filhos e amigos de Pombal pelo brilhante pensamento e pela grandeza de reconhecimento em homenagear ao célebre inventor do “Lord Amplificador”, serviço de Alto Falantes, em nossa cidade, o grande Benfeitor da nossa Comunicação, o ilustre e querido irmão e amigo, CLEMILDO BRUNET DE SÁ.

Parabenizo a todos vocês, Membros Militantes desta Vibrante Associação, pelo décimo nono Encontro dos nossos irmãos pombalenses. Festa que faz diferença e que se destaca, há mais de uma década, sobressaindo o amor no período mais belo e fervoroso da nossa terrinha, a tradicional e simbólica FESTA DO ROSÁRIO.

Não é necessário que se conte a história do Lord Amplificador porque é ampla e se estende brilhantemente até os dias atuais por vínculo de um sonhador. Basta que acessemos o rico e ilustrado PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO,onde encontraremos verdadeiros e importantes testemunhos e belos comentários dos antigos aventureiros da história da radiofonia pombalense no aconchego atencioso do seu mestre maior, CLEMILDO BRUNET, na época, jovem sonhador de ser um atuante profissional de rádio difusão.

Como é importante sonhar e alimentar esperança para conseguir coisas realizáveis como Clemildo o fez servindo de exemplo, hoje, para os nossos jovens que aspiram as suas realizações. Somente Deus, Todo Poderoso, poderá edificar os sonhos de vocês, jovens inteligentes e sonhadores. Creiam nele e provarão.

A Comissão Organizadora deste Evento de homenagem promove também um resgate da história do Lord Amplificador fazendo-nos relembrar a vida deliciosa do nosso passado. Este é um momento ímpar para quem sente saudades de um passado feliz.

O Lord Amplificador teve o seu início numa festa de carnaval em Pombal, fevereiro de 1968.

Toda história tem seu princípio, continuidade e até mesmo, fim. Só que a história da nossa Comunicação teve um princípio brilhante, com um desenvolvimento admirável e com certeza não terá fim, porque somos frutos da bela inspiração de um jovem iluminado por Deus que deu-lhe dons: inteligência, força e coragem para conquistar o seu sonho.

O “LORD AMPLIFICADOR” sucedeu a “Voz da Cidade” vindo a ser também uma escola onde os jovens pombalenses, de vozes bonitas começaram a exercitar tornando-se ótimos locutores. Foi assim que Clemildo formou a família da Radiofonia e da Comunicação pombalense como assim ele disse:

“Era uma oficina de rádio agregando a rapaziada do meu tempo, envolvendo-os nesse processo de caráter indireto e imediato de comunicação, através de um sistema sonoro que era ouvido a certa distância, transmitida por cornetas (projetores de áudio), espalhada em pontos estratégicos da cidade.

Muito novo ainda, eu não sabia que estava sendo feito um aprendizado, pois no momento considerava tudo aquilo, como se fosse simplesmente um entretenimento; contudo, a vontade de fazer locução era mais forte, pois já havia exercido tal atividade nas difusoras de Raimundo Sacristão e das Lojas Paulista. Pouco a pouco, os voluntários da época, curiosos, adentravam o Studio do LORD AMPLIFICADOR e em pouco tempo, estavam, exercendo a função de sonoplasta ou de locutor.

Foi uma luta espontânea, sem guerra, porém foram vítimas de incompreensões por parte de alguns pombalenses, mas contaram com o apoio de duas autoridades ilustres, hoje, de saudosas memórias: Dr. Francisco Nelson da Nóbrega, Promotor de Justiça aposentado e Presidente do Rotary Clube de Pombal e o Prefeito, na época, Dr. Atêncio Bezerra Wanderley, que autorizaram de imediato a instalação das cornetas de som nos prédios públicos pertencentes ao município, solucionando o problema para que o Lord Amplificador voltasse a funcionar normalmente.

Muitas foram às razões para que o Lord Amplificador se tornasse um marco na nossa história radiofônica e na comunicação tomando lugar de destaque e merecendo o nosso reconhecimento e as nossas homenagens.

Neste momento de festa e de homenagem, rendemos os louvores ao nosso querido Clemildo pela progressão dos seus ideais e pelo grande intento de precursor desta linda história.

A você Clemildo, Parabéns, reforçados de amor e muita gratidão!

VIVA O NOSSO QUERIDO CLEMILDO PELO MÉRITO DE TÃO LINDA E HONROSA HOMENAGEM.

*Poetisa e escritora pombalense

Contato: cessalacerda@yahoo.com.br

Pombal, 09-10-2010.
POMBAL VIVE, A BELA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO - "LORD AMPLIFICADOR" POMBAL VIVE, A BELA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO - "LORD AMPLIFICADOR" Reviewed by Clemildo Brunet on 10/09/2010 12:04:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion