MENSAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE CESSA LACERDA
CESSA E BIBIA |
A morte é a maior verdade, mesmo que esteja esquecida, ela bate à nossa porta, mas sempre nos pega de surpresa, por mais longa que seja a existência do ente vivo.
A repentina notícia do falecimento da professora e poetisa, Cessa Lacerda, abalou não somente a estrutura física da Academia de Letras de Pombal, casa da imortalidade dos vivos, por ser a sua presidente, mas os seus membros e setores da cultura pombalense, pela perda irreparável da nossa estimada amiga.
Particularmente, sentimos profundamente a sua triste partida pela ligação constituída nos nossos laços de amizade, que a cada dia, aumentavam e se consolidavam no decorrer de nossas vidas, fazendo uma perfeita conjugação entre o sentimento de amizade e o sentimento poético.
A bandeira de Pombal, simbolizando o nosso Município, amanheceu com uma tarja preta, pois Cessa Lacerda foi uma pessoa atuante, comprometida e participativa no seio cultural, quando muitas e muitas vezes, sacrificou o seu vigor físico com a finalidade de deixar o seu contributo nos eventos culturais.
A sua labuta nas salas de aulas, à época, que o giz era o instrumento usado no quadro negro, será reconhecida pelos seus alunos e todos os companheiros de magistério, legado que ficará na memória daqueles com quem foi compartilhado.
A radiofonia perdeu a sua madrinha, os sonhadores da poesia acordarão mais cedo pela dor do tormento, os seresteiros da noite cantarão o hino de despedida e os seus amigos manterão para que seja preservado um mundo de paz que tanto desejava para nossa coletividade.
Na arte literária, que nos últimos dias, ela vivia de dedicação exclusiva, sentirá a ausência dos seus conselhos e suas palavras carinhosas os versos entoarão a rima de tristeza. Hoje é um dia que a prosa não tem significado e a poesia não se aperfeiçoa à rima, pois falta a estrofe de beleza e de encantamento.
Finalmente, dirigimo-nos aos seus familiares a nossa mensagem de pesar ao esposo Bibia Fernandes, os filhos, noras e netos, extensivos aos demais familiares que passam por este momento doloroso. Recebam o nosso abraço de solidariedade humana como um bálsamo aliviador.
A bondade residual que carregava no coração dela já deixa um alento para a nossa fé, pois o seu lugar de calmaria já estava reservado na Casa do Pai.
João Pessoa – Pb, 25 de fevereiro de 2011.
Severino C. Viana (Foto) |
SEVERINO COELHO VIANA
MENSAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE CESSA LACERDA
Reviewed by Clemildo Brunet
on
2/25/2011 11:23:00 PM
Rating:
2 comentários
Severino, brilhante como sempre em sua homenagem a Dona Cessa Lacerda.
Amigo e irmão Dr. Severino Coelho, ficamos gratos pelo seu texto no blog do Clemildo com a mensagem de pesar pelo falecimento de minha mãe; Saiba que sois um amigo especial de toda nossa familia. Um abraço fraterno
Patos PB, 27.092.2011
Júnior Bom Sucesso
Postar um comentário