banner

SAUDADE NÃO SE MATA, RENOVA-SE!

GENIVAL TORRES DANTAS*(Foto) Essa foi à sensação que tive depois da minha visita à minha terra, Pombal - PB. Confesso que ao chegar tive aquela sensação de nostalgia, lembranças de muitos anos que guardamos exatamente para saborear nesses momentos raros na vida. Era noite quando desembarquei depois de longa ausência, e a noite tornou-se um pesadelo com a insônia, tamanha era a ansiedade de ver a barra do dia se romper no horizonte, e ela veio por volta das 5h, depois desse momento foi tudo emoção. O movimento em torno da festa em homenagem aos radialistas começou cedo, às 6h já estávamos nos estúdios da Rádio Maringá para entrevista com o grande comunicador da Rádio Tabajara, Adelton Alves, que transmitia direto de Pombal o programa “Paraíba Notícia”. À porta da rádio muita gente se aglomerava na tentativa de ver e tirar fotos com aquele apresentador e ídolo que a veio especialmente da Capital João Pessoa para realizar aquela transmissão e ser o apresentador oficial da entrega dos prêmios à noite. A cidade realmente estava em festa, muitos filhos ilustres que fizeram e fazem parte da radiofonia paraibana estavam na cidade para receberem seus prêmios, o calor humano que nos cercava era uma coisa impressionante, particularmente tive muita sorte de ter ficado hospedado no Hotel Rio Verde, propriedade do Sr. Lavoisier e Sra. Sedithe, novidade que fiquei sabendo logo no café da manhã, pois tive oportunidade de conversar longamente com a Sra. Sedithe, pessoa que eu lembrava da minha infância com muito carinho e que me fez lembrar com muita saudade de muita gente que já não estavam entre nós, pessoas que fizeram parte da minha infância. Confesso que fiquei muito vaidoso com a companhia, no hotel, de muita gente famosa que veio acompanhar a trabalho as festividades da entrega do Troféu Imprensa 2007 Clemildo Brunet. Além dessas pessoas ilustres, tive o privilégio de conviver durante minha permanência no citado hotel com os irmãos Costa, José e João Costa, meus contemporâneos de radiofonia pombalense. Conversei longamente, principalmente com o José Costa, quando relembramos com muita emoção um passado de poucos recursos materiais, mas de muita riqueza de companheirismo, amizade, sonhos e objetivos para o futuro, fizemos várias rodadas de conversas, inclusive fora do hotel, certamente não foi o suficiente para tratarmos de tudo, pois fazia muito tempo que não nos encontrávamos e tínhamos muito a falar. Tive oportunidade de rever também outros companheiros e amigos cuja saudade e amizade o tempo não conseguiu apagar, como, por exemplo, o Genival Severo e Carlos Abrantes, pessoas de destaque em Pombal e na Paraíba, e que foram, assim como eu, pupilos do Clemildo Brunet de Sá na radiofonia. Infelizmente alguns amigos não puderam estar presentes, e senti a falta deles, esperava revê-los, mas não faltará oportunidade de reencontrar esses velhos amigos, devo retornar à minha terra em breve, assumi esse compromisso com o José Costa. Alguns motivos me levaram a ter a certeza de um retorno em breve à minha terra natal, pois o tempo que disponibilizei para ficar em Pombal não foi o suficiente para rever as coisas que eu precisava e visitar as pessoas que continuam na cidade e que as prezo muito. O clemildo Brunet de Sá é um capítulo especial, ele foi de uma dedicação e assistência à minha pessoa que não tenho palavras para agradecê-lo. Quero estender esse reconhecimento ao Dr. José Cesário de Almeida pela maneira carinhosa e cortês com que me tratou e, finalmente, um agradecimento especial ao Desembargador Dr. Raphael Carneiro Arnaud pelas palavras encomiásticas dirigidas à minha pessoa quando no almoço de confraternização, encerrando assim as festividades idealizadas por Clemildo Brunet de Sá. Quero dizer da minha satisfação e orgulho de ter participado daquele brilhante encontro de gerações da radiofonia pombalense, posso afirmar que foi um momento raro em minha vida, quando pude perceber nas pessoas o orgulho de ter nascido nessa terra tão rica em talentos em todos os segmentos. Pude ver nas camisetas de propagandas comerciais ou em faixas escritas, algo que chamou minha atenção: sempre em destaque a palavra “Pombal”. Parabéns Pombal, parabéns Clemildo Brunet de Sá, que Deus lhe conserve com esse dinamismo e inteligência que sempre lhe foi peculiar. Eu achava que fazendo essa visita à minha terra ia acabar com o estoque de saudade desse cantinho maravilhoso, puro engano, hoje sinto que houve apenas uma troca, uma renovação de imagens, já sinto saudade desses momentos tão curtos, mas de uma longa onda de renovadas emoções, que se prolonga a cada momento em que o pensamento voa e sobrevoa pairando nas nuvens brancas que circundam a terra que antes era só de Maringá e hoje é de toda uma classe de profissionais, os radialistas, que se orgulham de ter como seu emérito professor, e de várias gerações, o exemplo da comunicação radiofônica pombalense, Clemildo Brunet de Sá. Do amigo Genival Torres Dantas. *EMPRESÁRIO E ESCRITOR – NAVEGANTES SC. EX-INTEGRANTE DO LORD AMPLIFICADOR.
SAUDADE NÃO SE MATA, RENOVA-SE! SAUDADE NÃO SE MATA, RENOVA-SE! Reviewed by Unknown on 11/22/2007 10:20:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Não se pode de forma alguma deixar passar despecebida a matéria do escritor Genival Torres. Ele expressa em SAUDADE NÂO SE MATA, RENOVA-SE, a verdadeira expressão do viajante ou do filho que um dia voltou a casa do pai.
Parabéns, escritor, os filhos de Pombal e seus irmãos ainda lhe esperam de braços abertos.
José Carlos de Araujo

Recent Posts

Fashion