banner

AURELIANO RAMALHO E A FIDELIDADE PARTIDÁRIA!

Aureliano Ramalho
CLEMILDO BRUNET*

       A História é feita por homens e homens fazem a história. Há um ditado popular que diz: “Morre o homem e fica a fama”. Há muitos, porém, que ficam no anonimato. Muitas vezes fatos ocorridos com determinadas pessoas são entendidos de diversos modos dependendo da leitura de cada um.
       Vivemos mergulhados num mundo cheio de controvérsias, por esta razão é necessário a apuração dos acontecimentos, para que não incorramos no erro do uso da liberdade de expressão, vir a se transformar em libertinagem de expressão. Falando ou escrevendo devemos atentar bem para as palavras do sábio Salomão quando diz: “Estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca”. E

ainda: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” Pv. 6:2 e 18:21. 
         Pretendemos neste artigo prestar a nossa homenagem a um agente político de nossa cidade, que faleceu na última Sexta feira dia 28 de março e sepultado no sábado no Cemitério Senhora do Carmo de Pombal. Aureliano Ramalho Cavalcanti o agropecuarista que entrou para o cenário político de nossa terra, tendo sido eleito para vereador em 1955 e reeleito em 1959,1963,1968 e 1972.
       Em 1976 foi eleito vice Prefeito. Começou na antiga UDN, ingressando posteriormente nos partidos sucedâneos dessa legenda. Fiel escudeiro, intransigente nas ações, polêmico, destemido e firmeza de caráter nas posições assumidas por sua facção política partidária, lhe valeram a confiança de seus aliados e das lideranças políticas que comandavam o grupo, tendo a frente o deputado estadual Francisco Pereira Vieira.
             Aureliano assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Pombal em 1964 e pela segunda vez foi eleito para o mesmo cargo no biênio 73/74. O Brasil estava vivendo o período de exceção advindo com a Revolução de 64, estávamos debaixo de uma ditadura militar, na época duas facções políticas foram estabelecidas, MDB e ARENA. ARENA – Aliança Renovadora Nacional apoiava o regime implantado em nosso país. Aureliano Ramalho havia sido eleito vereador pela 5ª vez, agora filiado aos quadros da Arena.
            Aureliano Ramalho Cavalcanti foi eleito Vice Prefeito de Pombal em 1976 na chapa comandada por Paulo Pereira Vieira, ambos pela ARENA 1, para governarem os destino dessa terra no período de 1977 a 1982, época em que houve prorrogação de mandatos de Prefeitos por dois anos. Aureliano foi Prefeito interino durante sete meses na gestão Paulo Pereira, que se afastou para tratar de assuntos particulares. (Fonte Verneck Abrantes).
              Em 1972 foi eleito Prefeito de Pombal o deputado estadual Francisco Pereira, que renunciou o cargo para ficar exercendo as atividades de parlamentar. Aureliano como Presidente da Câmara Municipal de Pombal, ainda assumiu como Prefeito interino por um período curto enquanto o vice Prefeito Hildo de Assis Arnaud foi a Brasília fazer um curso de Administração.
               Segundo o vereador Severino de Sousa e Silva, conhecido por Biró, Beradeiro, Beira-mar,quando exercia o seu primeiro mandato na vereança pelo MDB em 1973 e de facção política adversária de Aureliano, aconteceu à cassação de toda bancada emedebista composta por quatro vereadores: Severino de Sousa e Silva, José Cândido (Zé enfermeiro),Antonio de Almeida Rodrigues e João Francisco Bezerra. Eles formavam minoria na casa. O exercício do presidente da Câmara era renovado a cada dois anos, Ao término, novas eleições.
         Acontece que Biró entendeu de se candidatar ao tomar conhecimento que o vereador Valdeci Martins que era da Arena, andava desgostoso com o partido por não ter recebido um grupo escolar que havia sido prometido para Santa Maria. Valdeci resolveu apoiar a candidatura de Biró, mesmo assim a eleição corria o risco de um empate. Diz Biró, que a situação não queria que ele fosse presidente.
             Resolveram então candidatar a Vereadora Carmita tendo como motivo a idade. Ela tinha um ano de diferença da idade de Biró e eles pensavam que com o empate Carmita venceria. Acontece que nessa diferença Biró era mais velho e ganhou a eleição. Conta Biró, que depois de eleito e empossado, a bancada da ARENA inconformada com o resultado do pleito, realizou algumas sessões secretas constando em ata, a ausência dos vereadores oposicionistas, perfazendo um total de três sessões consecutivas. Daí o motivo da cassação dos vereadores do MDB.
          Francisco Freitas Nóbrega, Presidente do MDB local, foi com os vereadores a procura do advogado Paulo Gadelha (hoje Desembargador do Tribunal Regional da 5ª Região sediado em Recife-PE), que observando a causa da cassação, descobriu que a lei que justificava o ato, tinha caducado e a justiça determinou a reintegração imediata da bancada emedebista. Aureliano,Fiel aos princípios de sua legenda e atendendo determinação de seus líderes políticos, orientado pelos que compunham a cúpula de sua facção partidária, fez manobras usando de estratégias para não atender o mandado da Justiça.
          Conta José Cavalcanti ex vereador e companheiro da época de Aureliano, que quando o oficial de justiça se aproximava da Câmara, ele (Zé Cavalcanti), avisava a Aureliano, para que o mesmo fugisse, a fim de não receber o mandado. Numa dessas escapatórias, Aureliano saiu a toda velocidade em seu jipe e encharcou de lama o oficial de justiça que vinha lhe entregar a notificação, pois havia chovido e a Rua da Câmara não era pavimentada.
       Finalmente, o mandado de reintegração dos vereadores chega às mãos do Presidente interino, no entanto, ainda não é dessa vez, que os vereadores tomam posse. O Juiz Duílio Wanderley,viu que o impasse estava criado. Resolveu lacrar a sede do Poder Legislativo de Pombal e vai ao Tribunal de Justiça da Paraíba, para que uma solução seja dada. Por determinação do Tribunal de Justiça do nosso Estado, o Poder Legislativo é reaberto e nomeado o Juiz Wilson Pessoa Cunha, que veio a Pombal, ouviu as partes e em seguida determinou a reintegração dos vereadores do MDB. O Mandado foi cumprido em Sessão solene Presidida por Aureliano Ramalho, acompanhado pelos olhares do Dr. Wilson Pessoa Cunha, Dr. Duílio Wanderley, Contingente da Polícia Militar da cidade de Patos e grande número de curiosos que se aglomeraram na sede do Poder Legislativo e Rua da Câmara Municipal de Pombal. 
            O que podemos deduzir desse episódio, é que a política partidária daquela época, apesar de ter esses embates, era uma diversão para o povo. Biró fez questão de registrar no livro “Memórias do Beira Mar” de Wertevan Fernandes, escritor pombalense, essa história; acrescentando que, apesar de Aureliano Ramalho ter sido um adversário seu naquele tempo, se deu muito bem com ele depois e o chama de amigo! Tão diferente do procedimento político que vem sendo adotado nos nossos dias. Onde há achincalhes, desrespeito à vida humana, levando para o campo pessoal e invadindo a privacidade do sujeito.
*RADIALISTA.
AURELIANO RAMALHO E A FIDELIDADE PARTIDÁRIA! <strong>AURELIANO RAMALHO E A FIDELIDADE PARTIDÁRIA!</strong> Reviewed by Unknown on 4/03/2008 08:11:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion