banner

CRISE, ATÉ QUANDO?

CLEMILDO BRUNET*
Ouvimos tanto falar em crise que nos deixa a pergunta, até quando? É crise nos relacionamentos, na cidade, no meio rural, no comercio, na indústria, na economia etc. Existe até a chamada crise existencial plantada no interior de cada um de nós e só quem pode sondar é Deus. O salmista Davi exclama: “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”. Sl. 19:12.
Se não bastasse a crise nos relacionamentos, a televisão com suas novelas em horário nobre têm contribuído com sua dramaturgia com exemplos que incentivam o desmoronamento das famílias corroendo a célula mater da sociedade.
A cidade também não está imune a crise devido o seu crescimento populacional, com outra crise que se estabelece com o êxodo rural que se registra constantemente; o setor urbano sofre inchação e, por conseguinte a falta de moradia e estrutura básica faz com que gere uma crise sem precedente para os nossos governantes. Falta de emprego no setor público e privado tem ocasionado verdadeiro vexame para os que procuram os centros urbanos.
A revista Época de 12/01/2009 traz uma reportagem sobre um empresário alemão que se suicidou por causa da crise econômica. Adolf Merckle considerado um homem ultra reservado, virou notícia em quase todo mundo com sua morte. Segundo a família o motivo teria sido à “precária situação econômica de suas empresas provocada pela crise financeira, bem como as incertezas das últimas semanas”. A família encontrou o corpo do empresário, depois de ele se suicidar ao deitar sobre uma linha de trem, a 300 metros de sua mansão, em Ulm, sudoeste da Alemanha. A reportagem registra ainda que outros dez já fizeram o mesmo e pergunta será uma onda como em 1929?
Já existem indícios de um rescaldo dessa crise em nosso país. A crise econômica internacional que parecia tão longe e que o nosso presidente Lula se mostrou otimista considerando uma “marolinha” do tsunami externo para nós, hoje ela é vista de modo diferente. Há pouco tempo se pensava que estava distante, no entanto, está chegando com força ao Brasil.
A economia tem sido agravada numa velocidade sem tamanho nos últimos meses e tende a se estragar ainda mais nos próximos meses. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção industrial, caiu em 5,2% em novembro em relação a outubro. A maior queda registrada em 13 anos.
E os conflitos no oriente médio entre Israel e o Hamas. Outra crise e tanto que chama atenção da mídia pela quantidade de mortes. Em 2006 um grupo de origem terrorista obteve maioria no parlamento palestino era o Hamas, que tomou o poder do Fatah, partido político mais moderado. O fatah foi expulso de Gaza pelo o Hamas e se isolou na Cisjordânia. Daí então, o Hamas radicalizou seu discurso anti-Israel.
O Exército de Israel em novembro matou seis palestinos por ter descoberto um túnel em Gaza que seria supostamente usado para seqüestrar soldados israelenses. Em represália o Hamas retomou o lançamento de foguetes contra Israel, encerrando uma trégua que havia se estabelecido desde junho.
Não é de agora que o exército de Israel padece essa crise. O rei Davi revela o sofrimento de seu povo por causa do inimigo à porta e pergunta para Deus: “Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?” Sl. 13:2b.
Finalmente, crise entre as muitas definições que o dicionário da nossa língua nos fornece pode ser: 1- estado de dúvidas e incertezas; 2 - tensão, conflito; 3 - fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos fatos, das ideias; 4 - ponto de transição entre um período de prosperidade e outro de depressão. *RADIALISTA.
CRISE, ATÉ QUANDO? CRISE, ATÉ QUANDO? Reviewed by Clemildo Brunet on 1/15/2009 06:29:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion