banner

NO SERTÃO RENASCEM AS ESPERANÇAS...

UM SERTÂO TODO VERDE (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
A vida no semi-árido nordestino tem na pessoa do sertanejo o quadro prático de viver de esperanças. Paciência e perseverança - somadas juntas gera esperança; principalmente para quem exercita o cultivo da terra e dela tira o seu sustento e o da família. Numa alusão de se ter esperança na vinda do Senhor, o apóstolo Tiago usa a figura do lavrador. Diz ele: “eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas”. Tg. 5:7b.
Aqui não é diferente. Vivemos na expectativa de dias melhores aguardando com ansiedade um inverno promissor. Sempre nos primeiros meses do ano queremos saber como serão as precipitações pluviométricas; diga-se de passagem, nos últimos tempos tem se registrado mudanças até mesmo no ciclo da temperatura; variações na umidade do ar ocasionando mutações em que em outras épocas nesse mesmo período o clima era um só.
De uma década para cá, os meteorologistas vêm acertando pouco em suas previsões sobre o tempo. Parece que a natureza está a reclamar o modo como vem sendo agredida pela espécie humana, prioritariamente no que diz respeito ao descaso com o meio ambiente. O verão do ano passado para este ano, registrou alta de temperatura em graus elevados nunca visto em outras épocas.
Há prenúncios sobre chuvas em algumas localidades não somente no Nordeste, mas também no sul do País. Acompanhamos pela TV, há poucos meses, as enchentes em Santa Catarina, Minas Gerais, boa parte do Rio de Janeiro e em São Paulo. A meteorologia alertava na semana passada a Defesa Civil de nove Estados brasileiros da possibilidade de fortes precipitações acompanhadas de descargas elétricas em várias regiões do Norte, Sul e Nordeste.
É verdade que a natureza mostra sinais que podem indicar um bom ou regular inverno. Em meados do mês de março se fez uma longa estiagem, justamente onde a predominância do pensamento sertanejo era a esperança de que as chuvas haveriam de chegar a partir do dia 19, o chamado dia de São José; o que não aconteceu! Registre-se, pois, que esta falta de chuva por este tempo se deu na maior parte do semi-árido nordestino.
O homem do campo em suas observações prevê que sinais como as formigas trabalhando no verão, a rã raspando no fundo do pote, as mangueiras dando o seu fruto em grande quantidade na época de sua safra e lagartixa caindo do telhado, servem como indícios de um inverno promissor. São apenas indicativos que alimentam a esperança do homem do sertão, no entanto, não há explicações científicas.
Outros observam o tempo através do comportamento das nuvens e dos animais. Se durante a primeira lua cheia de janeiro for marcada por relâmpagos é sinal de bom inverno. Francisco de Assis Gomes - natural de Conceição, conhecido como Chico do rádio em Cajazeiras, é um dos mais populares profetas do sertão. Ele declara que para fazer suas previsões, todos os anos, baseia-se em mais de umas dezenas de experiências e observações, ouve a opinião de 12 velhos agricultores de vários municípios sertanejos.
É na crença das observações que o agricultor José Alves Monteiro, da região de Teixeira aqui na Paraíba, afirmou que desde 1953, costuma se orientar pelos planetas que em sua opinião são os astros do inverno. “Se a estrela Dalva estiver no poente com inclinação para o lado Norte, é um bom sinal para a chegada das chuvas”.
Mais nada disso acontecerá! Deus está no controle de tudo! A promessa que está na sua palavra é infalível: “Darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho e o vosso azeite. Darei erva no vosso campo aos vossos gados, e comereis e vos fartareis”.Dt.11:14 e 15.
Estamos em abril, desde o último dia 09 que reacenderam as esperanças dos lavradores, pois as precipitações pluviométricas voltaram. Mas é preciso lembrar também que as previsões climáticas nem sempre se concretizam. O aumento da emissão de poluentes provocado pelas queimadas, o aquecimento das águas oceânicas devido a erupções de vulcões submersos e fenômenos como o El Nino, pode fazer com que haja mudanças climáticas significativas.
No último dia 13 na cidade de Patos, lugar conhecido como morada do sol, o registro de precipitação pluviométrica em um só dia foi de 284 milímetros, onde dois açudes existentes na cidade sangraram. Casas e ruas foram tomadas pelas águas causando verdadeiro transtorno a população ribeirinha. Até o Governador José Maranhão veio a Patos juntamente com a Defesa Civil para inspecionar in loco os estragos causados pelas fortes chuvas caídas em um só dia. Segundo os especialistas no assunto, essa precipitação bem equacionada durante três meses, daria um bom inverno para a região das espinharas.
Cerca de 90% (noventa por cento) do nosso Estado é dominado pelo clima semi-árido, mesmo assim, apesar dos estragos causados pelas enchentes em algumas áreas, com as chuvas que estão chegando, no sertão renascem as esperanças!
*RADIALISTA.
NO SERTÃO RENASCEM AS ESPERANÇAS... NO SERTÃO RENASCEM AS ESPERANÇAS... Reviewed by Clemildo Brunet on 4/16/2009 08:33:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion