banner

NÃO MORRERÁ NUNCA, AQUELE QUE VIVO ESTÁ NO CORAÇÃO DOS QUE AMAM!

LEMBRAR PE. SOLON É MOTIVO DE SAUDADE!
Por Cessa Lacerda*
Quatro de maio de 1935, no sítio Várzea da Serra, município de Paulista-PB, nasceu Pe. Solon Dantas de França, filho do saudoso poeta e repentista Belarmino Fernandes de França e de Dª Emerentina Dantas de Sousa. Nascido em um lar católico e cuidadoso com o dever cristão, com dois meses e 26 dias, isto é, no dia 30 de julho foi levado a Pia Batismal, recebendo o Sacramento do Batismo na Igreja de São José de Paulista transmitido pelo nosso pároco, na época, Mons. Valeriano Pereira, sendo apadrinhado por João Silveira e Ezilda Pereira Diniz.
Em 10 de março de 1946, com onze anos, recebeu a Primeira Eucaristia, na mesma Igreja, celebração realizada por Frei Bruno. Logo mais, no dia 2 de setembro recebeu o Sacramento da Crisma, celebrado pelo Bispo da Diocese de Cajazeiras, na época, Dom Henrique Gelain, ganhando como padrinho o senhor José Pedro de Sousa.
Iniciou os estudos no lugar em que nasceu, em casa dos pais, tendo como primeiro professor o senhor Victor de França. Passou a estudar no sítio Córrego do Velame, com o professor Luiz de Apolinário. Concluiu o curso fundamental na Várzea da Serra, na residência de Massilon Bananeira com o professor José Jerônimo Neto.
Ao nascer somos predestinados por Deus e seguimos as nossas aptidões, desenvolvendo nossos talentos e inclinações. Tudo isto é o que chamamos de vocação. Inserido neste contexto Pe. Solon despertou a sua vida vocacional a partir de um convite de Dom Zacarias Rolim de Moura, bispo de Cajazeiras, em 12 de novembro 1954, por ocasião de uma Missa que foi celebrar em Paulista. Ele não hesitou, aceitou o convite. No início de 1955, em 27 de fevereiro ingressou no Seminário de Cajazeiras, sendo recebido pelo Reitor, Pe. Luiz Gualberto de Andrade. Permaneceu ai, até 1961, sendo transferido para o Seminário Provincial de Fortaleza-CE, ou Seminário da Prainha, ficando até 1966. A sua primeira Tonsura, isto é, Rito de admissão ao Clero, realizou-se no em 12 de janeiro de 1965, celebrada por Dom Zacarias Rolim de Moura, coadjuvado pelo Mons. Oriel Antônio Fernandes.
Em 10 de janeiro de 1966 ele recebeu as duas Primeiras Ordens Menores na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Cajazeiras. Em Cajazeiras, também recebeu as duas últimas Ordens Menores em 08 de janeiro de 1967. Neste mesmo ano ele regressou a Cajazeiras quando completou os Tratados de Graça e Sacramentos em Moral e Teologia ministrados por Dom Zacarias, Mons. Vicente Freitas, Pe. Gervásio Queiroga e Pe.Walter Strapaguelti.
Em 08 de dezembro de 1967 foi o seu Sub-Diaconato, realizado na Igreja Nossa Senhora dos Remédios em Catolé do Rocha, administrado por Dom Zacarias. Em seguida, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Cajazeiras, há 12 de janeiro de 1968 foi o seu Diaconato, também presidido por Dom Zacarias.
Em cumprimento a resposta ao chamado de Deus, há 10 de julho de 1968 foi celebrada a sua Ordenação Sacerdotal, na Igreja Matriz de São José de Paulista com a presença de Dom Zacarias e vários Padres de Cajazeiras e outros mais, quando ás 17h, celebrou a sua primeira Missa Solene, bem como, sua nomeação para Vigário da Matriz Catedral de Nossa Senhora da Piedade de Cajazeiras e Cura da Santa Sé assumindo tais funções há 15 de julho de 1968. Após um ano de sua Ordenação, foi destinado para Pombal, assumindo a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em 15 de junho de 1969.
Célebre Sacerdote! Inteligente, virtuoso, devotado a causa da sua Igreja e do seu rebanho. Administrou a nossa Paróquia por mais de trinta anos com austeridade dedicação e muito amor. Além da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso ele administrou a Paróquia de São Pedro de Pombal e São José de Paulista.
Também administrou outras Paróquias: São José de Lagoa, São José de Paulista e São Sebastião de São Bento. Assumiu por várias vezes a Paróquia de Coremas. Perspicaz, humano e amigo!
Possuidor de um Currículo admirável. Promoveu outras atividades. Foi professor de Língua Portuguesa e Educação Moral e Cívica do Seminário e do Colégio Comercial “Mons. Constantino, ambos de Cajazeiras.
Em Pombal: Professor de Português da Escola Estadual de 1° e 2° Graus “Arruda Câmara”. Diretor do Hospital e Maternidade “Sinhá Carneiro. Diretor do Colégio “Josué Bezerra”. Diretor do Educandário “Nossa Senhora de Fátima”. Diretor da Escola de 1° Grau “São Vicente de Paulo. Diretor e Fundador da Creche “Pequeno Príncipe”.
Em Paulista: Diretor e Fundador do Hospital “Emerentina Dantas”. Diretor Fundador da Creche “Robson Araújo Veras”. Diretor Fundador da Escola Paroquial “Cândido de Assis Queiroga”. Fundador da Casa de Retiro de Apoio à Diocese, intitulado “Nova Betânia”.
Constatamos que a vida do nosso inesquecível Pe. Solon foi toda uma verdadeira doação, aos seus irmãos fazendo jus ao seu Lema de Ordenação “Volta para o meio do povo de onde saíste, e, santifica-os” Êxodo 19,10.
O meu relacionamento com esse Baluarte da nossa Igreja começou desde quando ele chegou a Pombal para administrar a nossa Paróquia de Nossa Senhora o Bom Sucesso. Estendeu-se com o passar do tempo em que fui tendo mais afinidades, além de paroquiana, observei seus inúmeros predicados: firmeza e seriedade vocacional, capacidade de trabalho para com a nossa Igreja. Foi quando ele me conheceu como aluna e mestra do Colégio “Josué Bezerra”. Deste, foi Diretor por muitos anos e também do Apostolado da Oração em que eu participava. Em continuidade nos deparamos como admiradores da Poesia através da verve do seu querido Pai Belarmino de França. Como amigos, fomos nos aconchegando e na minha profissão de fé, admirava-o pelo amor e devoção que ele devotava a Maria Santíssima.
E como se não bastasse, ingressamos juntos na Academia de Letras de Pombal, ele ocupando a Cadeira de N° 11, pertencente ao Patrono Imortal, Belarmino Fernandes de França, seu genitor, e, eu a Cadeira n° 05 da grande poetisa Cecília Meireles. E como Presidente desta Casa de sábios, contei com seu apoio e com sua atenção carinhosa.
A amizade que mantínhamos era incalculável, porém, maior era a minha admiração por ele. Resta-nos elevar as nossas preces a Deus para que lá no céu ele possa desfrutar eternamente o Seu amor.
*Escritora e Poetisa Pombalense.
NÃO MORRERÁ NUNCA, AQUELE QUE VIVO ESTÁ NO CORAÇÃO DOS QUE AMAM! NÃO MORRERÁ NUNCA, AQUELE QUE VIVO ESTÁ NO CORAÇÃO DOS QUE AMAM! Reviewed by Clemildo Brunet on 5/04/2009 08:13:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion