banner

2 ANOS: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO!

CLEMILDO BRUNET*
Nesta semana o nosso Portal - Clemildo, Comunicação e Rádio comemora seu segundo aniversário. 1° de junho é a data, por coincidência ou não, justamente no Dia da Imprensa. Seu template com formato diferente do atual foi aberto na Internet no dia primeiro de junho de 2007. Aos internautas que acessam o nosso blog, nosso agradecimento. Somos gratos também a Deus por tão rico privilégio de nos ter concedido vida durante esse tempo e de contar com a valiosa colaboração de vocês que enviam suas crônicas, artigos e comentários, relatando e opinando sobre as mais diversas temáticas do cotidiano.
Este portal foi criado para tratar inicialmente da história da Comunicação em Pombal, desde quanto foi possível voltando aos primórdios, ouvindo pessoas mais antigas que de forma oral, nos foram contando da existência de veículos emissores de som, as chamadas (difusoras) nos idos das décadas 40 e 50; até que, chegando aos anos 60 começamos a fazer parte dessa história, com a instalação da “Voz da Cidade” (rádio com transmissor a válvula de fabricação caseira), que durante dois anos de seu funcionamento, penetrou com som de qualidade, os receptores (rádios), que havia nas casas das zonas urbana e rural do nosso município.
No ano seguinte em 1968 instalamos o Serviço de Alto Falantes LORD AMPLIFICADOR, que teve o seu funcionamento até o ano de 1985, sendo desativado com ascensão das emissoras de rádios que chegaram a Pombal. Maringá AM em 1982 e Bom Sucesso AM em 1988. Vindo depois de alguns anos as Rádios FM: Liberdade (1993) Maringá (1994) e Opção Comunitária em 2000.
Ao comemorarmos esta data é bom lembrar a receptividade e aceitação no início de nossa atividade na rede mundial de computadores (Internet) e no transcurso desse tempo. A seguir entre outros, faço o registro de alguns depoimentos de pessoas que iniciaram contatos comigo em razão do blog.
AMIGO CLEMILDO! É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE, ATRAVÉS DO SEU BLOG, FAÇO UMA VIAGEM AO PASSADO E REMEMORO A HISTÓRIA DO RÁDIO POMBALENSE. O RÁDIO DE ZEILTON TRAJANO, EURIVO DONATO, GENIVAL SEVERO, GAGO DE CHICÓ, PÁSSARO PRETO, E TANTOS OUTROS. FICO MUITO FELIZ PORQUE TIVE O PRAZER DE SER, AO SEU LADO, UMA DAS PEÇAS DESSA HISTÓRIA. HOJE VEJO QUE A SEMENTE PLANTADA POR NÓS, SEMPRE SOB O SEU COMANDO, RENDEU BONS FRUTOS. DESEJO A VOCÊ E A TODOS, MUITAS FELICIDADES. UM ABRAÇO, E PARABÉNS PELO BLOG! Maciel Gonzaga de Luna Jornalista e Advogado Natal-RN
Meu caro Clemildo, Lí o seu trabalho sobre os 149 anos do Presbiterianismo no Brasil. Parabéns . Aliás, visitando o seu Portal, vejo como ele é útil na divulgação da história, cultura e folclore de nossa querida terra - Pombal. Os filhos da terrinha devem, como eu, estarem agradecidos pelo seu interessante trabalho. Que Deus lhe conceda saúde e cada vez mais disposição para a continuação de tão interessante tarefa. Forte abraço do amigo e conterrâneo Carneiro Arnaud - João Pessoa PB.
O pequeno texto de Werneck foi enriquecido com os comentários do Gonzaga. A importância deste blog está exatamente em trazer de volta as memórias perdidas dos jovens de Pombal. Neste mitier, Clemido marcou mais um gol a favor de Pombal. Este blog, por ser interetativo, ainda vai nos fazer rir, relembrar, sonhar e até reescrever a história de Pombal. Do código MOSE ao mouse tá ai clemildo fazendo história. Vejo num futuro uma geração lembrando de um cara que, da difusora a internet não ficou vendo a banda passar, ao contrário, acompanhou a banda por que ele sempre soube que se a banda tocava, era para ele. Esse cara de que falo é Clemildo. JERDIVAN NOBREGA ARAUJO
ABRAÇO FRATERNO DE UBIRATAN LUSTOSA... Amigo Clemildo, domingo passado, dia 26, no final do "Revivendo" enviei um abraço pra você, conforme está abaixo.
UBIRATAN – O meu abraço fraterno de hoje vai para meu amigo Clemildo Brunet, brilhante radialista de Pombal, linda cidade da Paraíba situada às margens do Rio Piancó. A nossa amizade começou e se mantém através da Internet em que nós trocamos mensagens. Clemildo Brunet escreve muito bem, é um pesquisador que batalha em defesa da memória da radiofonia pombalense e da história de sua cidade. Para o meu amigo Clemildo Brunet, que me honra com a sua audiência, vai o meu fraternal abraço. Programa “Revivendo” Rádio Educativa do Paraná AM e FM Curitiba.
Clemildo. Oh! Quão grande e agradável foi à surpresa ao encontrar a sua mensagem em minha caixa de e-mail. Na verdade foi uma grande satisfação, pois afinal de contas a nossa amizade é desde a nossa infância. Verifiquei seu portal na íntegra que retrata em detalhes a história da radiofonia de Pombal da qual você foi o precursor. Dai, julgo por demais justas as homenagens que lhe foram prestadas. Lamento bastante não ter participado de tão grande festa. É que me encontrava doente em J. Pessoa. Além disso, me proporcionou a oportunidade de lembrar Maciel, José Coelho, João Costa, Cezário de Almeida e muitos outros que os conheci. Tomei a liberdade de adicionar você nos meus contatos. Estou aguardando resolver problemas no computador para lhe enviar mensagem para o portal o qual já se encontra digitada e salvo. Aguarde. Parabéns. Do amigo: Vieira.
Prezado Clemildo! É preciso dizer que o seu Blog está sendo demais importante para nós pombalenses. Veio em bom tempo, quando muitos esperavam por oportunidades de fazer aquilo que gosta: Ler e escrever.
Você, Clemildo, é o mestre maior do rico e extraordinário incentivo da comunicação. Pois através deste espaço tivemos a ventura de encontrarmos com tantos irmãos e amigos, que de perto ou de longe, sorrindo ou chorando se sentiram felizes por saberem as boas novas da nossa gente e da nossa terrinha.
Este espaço foi mesmo um desabrochar de brilhantes dons e admiráveis inteligências, graças de Deus, pois, pensar, rememorar, falar, contar, escrever, etc. Cada sentido é um dom divino. É aqui que podemos registrar a nossa história, os fatos verdadeiros. Que nos instruem, informam, agradam, sensibilizam, faz recordar ou até mesmo nos comovem.
Aqui se apresentam pessoas idôneas, que sabem transmitir o que melhor agrada ao seu público leitor. Por tudo isto Clemildo nós lhe agradecemos, pelo amigo fiel, pelo homem admirável que nós contamos em nossa terrinha. Abraços fraternos. CESSA
Nesta comemoração de dois anos de minha atividade na NET, peço vênia ainda, aos meus leitores para publicar na íntegra o editorial publicado dia 02 de novembro de 2007, no quadro “Gente que Faz a diferença” no Site http://www.eliezergomes.com/ sobre o autor do Portal - Clemildo, Comunicação e Rádio. Embora, sentindo-me lisonjeado com as palavras do Editor, agradeço e reconheço que não mereço tanta bondade de quem redigiu a matéria. Reproduzo-a, no entanto, pelo modo de expressão do vernaculista que com brilhantismo enriqueceu o conteúdo histórico.
Gente que Faz a diferença!
Existem coisas e fatos na história da existência humana que simplesmente se eternizam; coisas que nos marcam para sempre, e nada, nem ninguém pode apagar. Aliás, só Deus pode, porque tudo ele pode!
A vida segue em frente, as pessoas se mudam, se separam, retornam, se reconciliam, descobrem novos rumos, novos horizontes, novas comunidades, novos paradigmas, novos tempos, novas esperanças... mas, mesmo assim, estas coisas e acontecimentos não perdem seus lugares na memória da gente. São marcas profundas que jamais se separarão do nosso ser.
Uma dessas coisas marcantes que queremos focar hoje é a influência que o rádio tem em nossas vidas; o seu papel na nossa formação intelectual, a sua presença no nosso cotidiano, quer seja através da notícia, da arte, da cultura ou do entretenimento. Ou seja, é o rádio um dos elementos de ligação humana mais importante que conhecemos em todos os tempos. O rádio nos trouxe durante décadas um rico conjunto de valores que o tempo não pode transfigurar ou destruir, Pois está em nosso âmago e faz parte de nossa vida.
Emissoras, personagens, coberturas... Tudo isso foram e são componentes que nos aproximaram e continuam nos aproximando das pessoas e dos fatos; componentes que nos fizeram fazermos e sermos sujeitos da história.
É indiscutível a importância do rádio em nosso tempo. Mesmo nos dias atuais, com o avanço tecnológico, com a globalização de um mundo cada vez mais veloz e integrado, o rádio continua cumprindo o seu papel de forma segura, eficaz e atualizada.
Com o cada vez mais crescente poder da televisão e o avanço imensurável do mundo virtual, alguns se colocam pessimistas quanto à durabilidade da radiofonia. Nada a temer! Enquanto houver pessoas, fatos e lugares o rádio sempre será um elo, uma ponte, um canal, pois, nada, absolutamente nada ocupará o espaço do ser humano. Não podemos também, nem devemos esquecer que o rádio são as pessoas, os grupos sociais, a comunidade.
Hoje queremos destacar uma figura que faz parte dessa bela história da radiofonia no Estado da Paraíba; um personagem que durante toda sua vida foi, é e será um amante do rádio. O seu amor pela informação se inicia já na adolescência puxado por um perfeito talento que só os iluminados por Deus detêm. Homem de palavra fluente, de harmonia vocal invejável, de humor equilibrado e acima de tudo possuidor de um sentimento apaixonado pelo que faz.
O nosso homenageado começou, como se diz na gíria de hoje, ralando muito, numa época em que tudo era mais difícil e mais complicado. O seu amor era tão grande pelo rádio, pela locução e pela comunidade, que chegou várias vezes a subtrair de si mesmo para fazer acontecer a informação, para levar à comunidade a verdade dos fatos.
Passados esses anos todos, o nosso homenageado continua firme construindo um radialismo sério e comprometido com o seu maior patrimônio, o público ouvinte.
Estamos falando de CLEMILDO BRUNET, esta figura maravilhosa que tanto tem trabalhado em prol do povo sertanejo e em especial pela sua querida cidade de Pombal no Estado da Paraíba.
Clemildo é uma espécie de ícone da imprensa pombalense que, mesmo muitas vezes não tendo todo o reconhecimento que merece, nunca deixou arriar a bandeira que acredita e que sempre lutou para deixá-la nas alturas.
A este bravo sertanejo, bravo pelo espírito de tenacidade e destemor, pela sinceridade dos seus atos e pela preocupação em oferecer o melhor à comunidade, aos seus admiradores e seguidores, que neste mês de novembro de 2007 recebe a justa, porém ainda muito pequena homenagem de ter o seu nome emprestado ao significativo troféu Imprensa, dedicamos a nossa mais carinhosa homenagem.
CLEMILDO BRUNET, a Paraíba se orgulha de tê-lo como um exemplar e digno profissional da comunicação e, é por isso e por muito mais que fazemos questão de levar aos quatros cantos do planeta que você é GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA!
No decorrer desses dois anos o Portal Clemildo,Comunicação e Rádio foi acessado por pombalenses que puderam matar saudades da terrinha. Outros, no entanto, tornaram-se nossos parceiros e contribuíram em muito com seus escritos. Tivemos também, os que nos acompanharam lendo nossas crônicas e artigos, interagindo conosco, com opiniões e comentários sobre as postagens publicadas.
Quantos não pararam em frente ao computador para ler as temáticas de Maciel Gonzaga, Prof. Vieira, Cessa Lacerda, Cessinha Neta, Paulo Abrantes, Onaldo Queiroga, Jerdivan Araújo, Severino Coelho, Ignácio Tavares, Romero Cardoso, Ubiratan Lustosa, Clemildo Brunet e Eronildo Barbosa? Certamente que muitos!
Obrigado meu Deus!
*RADIALISTA
2 ANOS: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO! 2 ANOS: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/04/2009 05:35:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion