banner

SERTÃO SEM MODA.

Francisco Vieira*
Este é o titulo da música vencedora da Iª Eliminatória do FORRÓ-FEST 2009, realizado em Patos - PB no último dia 30 de maio. A composição é de autoria de Francisco Almir – XICHICO – que embora filho de Coremas é radicado em Pombal onde trabalha no INSS, considerando-se portanto, pombalense de coração. A música alcançou com louvor o primeiro lugar, por conseguinte, o direito de disputar a grande final que ocorrerá no dia 27/06/09, em C. Grande, cidade que patrocina o MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO. Teve como interprete o renomado cantor pombalense Valtécio, cuja interpretação foi alvo de elogios e apupos da platéia.
Realmente digno de respeito o trabalho de XICHICO no campo da música. Seu nome é presença marcante no Forró-Fest - maior festival nordestino no gênero - realizado anualmente na Paraíba, tornando-se um concorrente de peso, graças à qualidade de suas composições. Xichico, como fiel escudeiro de nossas tradições, é defensor da autêntica música nordestina – o forró raiz – linha difundida pelo imortal Luiz Gonzaga. Sua destacada história teve início em, 1991, quando participou do FORRÓ-AÇO em J. Pessoa, tendo chegado à final com a música “Saudade Baião”, composta em parceria com Carlos Abrantes, cuja composição trata-se de um tributo ao Mestre Gonzaga e gravada pelo cantor pessoense Nodje Andrade. Particularmente, sem desmerecer a uma centena de outras dedicatórias, “Saudade Baião”, representa a maior e mais completa homenagem dirigida a Gonzagão. Posteriormente, nos anos de 2005 e 2007, também alcançou a final do Forró-Fest, com as composições “Canção das Águas”; crítica ao descaso do homem com o meio ambiente e “Sem volta e sem laço”.
Graças ao seu talento musical e excelente qualidade de suas composições que exprimem verdadeira veia poética, Xichico foi mais além, pois já conta com diversas músicas gravadas por artistas de renome. Em, 2003, compôs a música “Poeta Verdade”, letra que homenageia o grande ícone do forró Antonio Barros e gravada por Marinês em seu disco “Cidadã do Mundo”. Tempo depois, gravou com a Banda Alegria e Aleijadinho de Pombal os xotes “Coração Ferido” e “Mensageiro Locutor”, esta última, enaltecendo o profissional do radio, verdadeiro comunicador de massas.
Xixico (Foto)
Este ano, com o baião “Sertão sem moda”, o compositor traz um tema bastante atual, no qual faz um paralelo entre o passado e o presente, enfocando com evidência a diferença de costumes em épocas tão adversas. Em versos bem metrificados, revestidos por uma melodia audível, isto é, agradável aos nossos ouvidos sem, contudo, desmerecer o avanço tecnológico e a sua importância, mostra também que a modernidade está destruindo velhos costumes e tradições. Todavia, grita por um sertão onde os efeitos do progresso não afetem o seu estado natural e simplista. Segundo os críticos, a moda é feita pelo homem, que deve ater-se quanto ao seu uso correto, pois do contrário é prejudicial.
Quiçá, seja este, o ano da sonhada conquista. Oxalá! Seja agora a realização do sonho acalentado há muitos anos. Seria mais que um prêmio. Seria a recompensa maior pela perseverança. Enfim, seria o reconhecimento de um trabalho sério e autêntico, por isso, digno do nosso respeito. Com certeza “Sertão sem moda” é uma grande concorrente, o que justifica o nosso entusiasmo e alimenta nossa esperança. Entretanto, independente de qualquer resultado contrário a nossa expectativa, você já tem o prêmio do nosso reconhecimento, do nosso aplauso. Parabéns. Que Deus realize seus sonhos.
*Professor.
SERTÃO SEM MODA. SERTÃO SEM MODA. Reviewed by Clemildo Brunet on 6/16/2009 02:42:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion