banner

SALVAR O PRÓXIMO

Cessinha Neta (Foto)
Mª do Bonsucesso Lacerda Fernandes Neta
É fato que as descobertas científicas avançam a cada segundo de forma surpreendente, todavia, ainda não existe sangue sintético, o qual seja capaz de substituir o sangue humano. Sendo assim, os pacientes que necessitam receber sangue contam apenas com a solidariedade dos outros semelhantes. Nesse contexto, é importante que a população tenha alguns conhecimentos, a exemplo de quem pode doar sangue, as restrições e ainda aprenda a valorizar esse gesto deveras valioso.
De acordo com informações fornecidas no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o indivíduo interessado em doar sangue precisa se dirigir a um hemocentro, portando documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Carteira de motorista, entre outros). Os requisitos básicos são: o doador deve estar bem de saúde, ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum (evitar alimentos gordurosos 4 horas antes da doação).
O processo de doação envolve certas etapas. Inicialmente, será avaliado se o indivíduo está com anemia. Em seguida, são verificados: pressão arterial, pulso e temperatura. Depois disso, é feita uma entrevista rápida, a fim de se conhecer possíveis doenças que a pessoa tenha ou ainda fatores de risco do candidato à doação. Essa entrevista é baseada em uma portaria da legislação que rege a doação de sangue no Brasil e sua importância se dá pelo fato de proteger doador e receptor. A veracidade das informações dadas nessa etapa é algo fundamental.
Após o término da entrevista, caso não haja nenhuma restrição, começa a coleta de sangue propriamente dita. É feita a punção na veia do braço, recolhe-se o sangue na bolsa e em tubinhos que vão ser encaminhados para os testes. Aguarda-se um pouco, o doador toma um lanche e é dispensado. Depois da coleta, o sangue passará por vários processos e também testes para algumas doenças infecciosas; estes têm a finalidade de proteger quem vai receber o sangue, sendo de triagem e não de diagnóstico.
Segundo a médica Maria Angélica Soares, coordenadora do Hemocentro do Hospital São Paulo da UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo), de forma geral, não podem doar sangue: 1) Pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade (antes dessa idade, a doença não é empecilho porque provavelmente se trata de hepatite A, cujo vírus é eliminado por completo do organismo); 2) Pessoas que tiveram hepatites B ou C; 3) Os portadores do vírus da AIDS ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue; 4) Pacientes com diabetes e que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral; 5) Mulheres grávidas ou que estão amamentando; 6) Pessoas com febre; 7) Pessoas com peso abaixo de 50kg; com mais de 65 anos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês; 8) Indivíduos com epilepsia ou crises de asma; 9) Pacientes que tenham se submetido a grandes cirurgias; recebido transfusão; feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano. Vale salientar que a população que visitou áreas endêmicas de malária deve aguardar 6 meses para doar sangue e quem residiu nesses locais, esperar 3 anos para doar. A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e, de acordo com divulgação do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são destacados os seguintes pontos: 1) A doação não traz risco à saúde; 2) Todo material utilizado é descartável; 3) Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre; 4) Intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Atualmente, o maior desafio é encontrar doadores permanentes, ou seja, aqueles que, respeitando os intervalos corretos, anualmente, doem sangue. É preciso que a população entenda que, dificilmente, há estoques adequados nos bancos de sangue e que o sangue que está lá não dura muito tempo, sendo usado rapidamente, o que gera necessidade de reposição. Portanto, doe sangue! Coloque-se por um instante no lugar do outro, pois qualquer um de nós, pode se submeter a uma cirurgia, sofrer um incidente ou quaisquer situações que requeiram sangue. Não espere que alguém da sua família ou até mesmo VOCÊ precise. Pense nisso. Referências Disponível em: 1. http://www.inca.gov.br/ 2. http://www.saude.gov.br 3. http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas 4. http://www.anvisa.gov.br/ 5. http://bvsms.saude.gov.br/php/index.php 6. http://www.sbhh.com.br/ 7. http://www.opas.org.br/ 8. http://www.prosangue.com.br/
*Acadêmica de Medicina 6° Período *E-mail para contato: sucessomed@hotmail.com
SALVAR O PRÓXIMO SALVAR O PRÓXIMO Reviewed by Clemildo Brunet on 7/15/2009 09:15:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion