banner

HOMENAGEM A CESSA LACERDA PELO SEU NATALÍCIO!

Clemildo Brunet*
Estamos em setembro e ele nos traz a estação da primavera – abrem-se as flores no campo e o céu brilha com mais intensidade, mostrando o esplendor da natureza através dos raios solares que cai sobre nós como a iluminar nossos caminhos, na densa caminhada de nossa peregrinação a procura das coisas belas que a natureza nos presenteia. Foi num tempo assim primaveril que veio para o nosso habitat um ser humano com qualidades de primeira grandeza e soube vencer os embates da vida e que neste dia 17 de setembro estará galgando mais um grau em sua existência terrena.
Maria do Bonsucesso de Lacerda Fernandes (Cessa Lacerda), uma estrela que continua a brilhar na constelação do pensamento de sua família, amigos e de muitos que a admiram, pois sua verve poética já trouxe a lume três obras primas, assegurando-lhe o direito a um lugar de destaque na arte literária. Mas D. Cessa, não é somente prodigiosa como poetisa e escritora; Ela vai muito além do que se possa imaginar.
É graduada em Letras Pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras, onde fez também pós graduação em língua portuguesa. Exerceu atividade no Magistério em Pombal durante muitos anos e nesse exercício sempre recebeu de seus alunos, hoje formados, os mais rasgados elogios como forma de gratidão pelo seu desempenho nessa área. É artista plástica havendo demonstrado aptidão nesse trabalho, tendo alguns de seus quadros sido apresentados em diversas exposições tanto em Pombal como em
João Pessoa e ainda continua como Presidenta da Academia de Letras de Pombal desde a sua fundação na década de 90. Fundadora da Associação Poética Pombalense – ASPONPS “Professor Newton Pordeus Seixas” e fundadora e coordenadora do Tinju- Teatro Infanto Juvenil de Pombal.
São muitos os títulos que dignificam sua agenda cultural: Contista, escritora, poetisa, historiadora, artista plástica, madrinha dos radialistas de Pombal e exímia educadora. Concluiu o curso profissionalizante aos 19 anos de idade ingressando como professora na antiga Escola Normal “Josué Bezerra” na época, a escola ainda levava o nome do grande Arruda Câmara. Foram trinta e seis anos de serviços educacionais e o fez com dedicação e amor a profissão que abraçara, missão árdua e difícil, no entanto pode sentir o afago de seus discípulos que até hoje reconhecem o seu valor, chamando-a de Mestra do bem.
Casou-se aos 22 anos de idade com Francisco Fernandes da Silva (Bibia), e dessa união foram premiados por Deus com os filhos: Francisco (Junior), Francimar (Cimar), Antonio (Tim), Rômulo (Rominho) e Cândida (Candinha). Certa feita, o Historiador pombalense Wilson Seixas referindo-se a Cessa declarou: “A nossa poetisa Cessa já nasceu assim, porque trouxe nas veias, o sangue dos primitivos habitantes das Algarves, distrito e província de Portugal, que povoaram os sertões da Paraíba na segunda metade do século XVIII, em qualquer época teria naturalmente de manifestar a sua vocação poética e a sua inteligência privilegiada, como um fruto que já brotasse amadurecido, ou uma rosa que já surgisse aberta em pétalas’.
Em seu primeiro trabalho literário “Escada de Sentimentos” (1991) Cessa, expressa bem o valor intrínseco que vem do recôndito de seu coração amoroso, explicando dessa forma: “A minha vida consolida-se na maior oração: AMAR. Oração expressa por um verbo de ação ilimitada, indissolúvel e invejável exemplo edificante de Cristo. Força que nos ascende ao paraíso celestial. O amor para mim, é o tribunal de paz, justiça e de felicidade”. Sentenciou a poetisa.
Em 1999, Cessa fez o lançamento de sua segunda obra literária “Pombal! História Viva da Comunicação” neste compêndio a madrinha dos comunicadores de Pombal, retrata as homenagens que foram prestadas aos profissionais do rádio de nossa cidade em um Programa radiofônico na Rádio Bonsucesso de Pombal, organizado pelos líderes comunitários Salomão da Silva Oliveira e Vicente Liberato Filho, das Comunidades Petrópolis e Nova Vida respectivamente, ocorrido no dia 19 de dezembro de 1998.
Em 2001 a escritora e poetisa pombalense Cessa Lacerda, aparece com a sua terceira obra literária, numa alusão ao Centenário de nascimento do Senador Ruy Carneiro; “Homenagem e Resgate – Prosa e Poesia”, onde faz um resgate da verdadeira história da Canção Maringá, composta pelo médico e compositor Joubert de Carvalho. No Livro consta o enredo de uma peça teatral “O Hino do Sertão”, que teve sua exibição no auditório da Escola Estadual “Arruda da Câmara” e também na Academia Paraibana de Poesia em João Pessoa, tendo sido aplaudida por amigos e familiares do Senador Ruy Carneiro.
Cessa Lacerda, o dia de seu natalício 17 de setembro, acompanha o desabrochar da primavera onde o brilho em tudo nessa época é mais intenso e nos lembra a composição de uma música interpretada por Vanusa que diz assim: “Fui eu que a primavera só não viu as flores/os sons, nas manhãs de setembro! Eu quero falar, eu quero ensinar o vizinho a cantar/nas manhãs de setembro/ nas manhãs de setembro! (bis).
PARABÉNS MADRINHA! FELIZ ANIVERSÁRIO!
*RADIALISTA.
HOMENAGEM A CESSA LACERDA PELO SEU NATALÍCIO! HOMENAGEM A CESSA LACERDA PELO SEU NATALÍCIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/16/2009 09:54:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Na segunda quinzena da primavera de 1939, deus concedia o a vida a uma estrela que brilhava desde seu nascimento e que ao ter a oportunidade de conhecer o saber, fez florescer o seu dom natural da escrita, oratória e das artes. Em pouco logo despontou como professora , mulher da familia, onde observando as leis cristãs, criou toda a sua familia, para o bem. Mulher dedicada, mãe exemplar, amiga fiel, esposa digna, filha obediente; amante das artes, da cultura onde teve seu espaço reconhecido e que tornou-a imortal, por ocupar cadeiras as quais lhe deram o título de imortal.
Mas quero falar agora da mãe, eu o primogênito de uma prole de 5 filhos, tenho a honra e a felicidade de Deus ter me concedido a graça de ser filho desta mulher especial, que em todas as horas, encontra-se conosco, não importando os ocorridos nas nossas vidas, sempre estaremos unidos e fortalecidos na fé e esperança que temos em nosso DEUS.

Recent Posts

Fashion