banner

HOMENAGEM A BANDEIRA NACIONAL.

19 DE NOVEMBRO É DEDICADO A NOSSA BANDEIRA BRASILEIRA.
POR CESSA LACERDA*
Inicio a minha homenagem neste dia simbólico a nossa Bandeira transcrevendo uma bela e célebre frase do general José Campos de Aragão, numa solenidade de culto a Bandeira, na Escola Superior de Guerra, em 1967: “NÃO HÁ RELIGIÃO SEM DEUS E NEM PÁTRIA SEM BANDEIRA”.
A Bandeira Nacional é um elemento básico na conceituação da Pátria se bem que a sintetiza como símbolo e cultuá-la é uma elevada manifestação de civismo. Quando criança aprendi a admirar a Bandeira Nacional Brasileira com as cores nela representadas chegando a inferir que ela é a mais bela de todos os países. Por representar o retrato do nosso Brasil também aprendi a amá-la e respeitá-la.
É muito fácil para registrar o meu amor telúrico pelo BRASIL. Quando comecei a estudá-lo e conhecê-lo tudo era encantamento. Gente de admirável coragem e patriotismo. De natureza deslumbrante. Ao conhecer os heróis do meu país despertei para tudo de belo que ele compõe. Amo aos vultos representativos da nossa história em todos os setores. Admirei e interpretei os grandes poetas a exemplo de Olavo Bilac, Castro Alves, Machado de Assis, Casimiro de Abreu, Augusto dos Anjos e muitos outros declamando suas poesias em eventos patrióticos.
Gostaria de fazer citação de alguns parágrafos do texto: Oração a Bandeira de autoria de Olavo Bilac.
“Bendita sejas, Bandeira do Brasil! Bendita sejas, pela tua beleza! És alegre e triunfal! És formosa e clara, graciosa e sugestiva! O teu verde cor de esperança é a perpétua mocidade da nossa terra e a perpétua meiguice das ondas mansas que se espreguiçam sobre as nossas praias. O teu ouro é o sol que nos alimenta e excita, pai das nossas searas e dos nossos sonhos, nome da fartura e do amor, fonte inesgotável de alento e de beleza. O teu azul é o céu que nos abençoa... E o teu Cruzeiro do Sul é a nossa história, as nossas tradições...
Bendita sejas, pela tua bondade! Cremos em ti; por esta crença, trabalhamos e pensamos. Bendita seja, pela tua Glória! Para que seja maior a tua glória juntam-se, na mesma labuta, a enxada e o livro, a espada e o escopro, a espingarda e a trolha, o alvedrio e a pena... Bendita sejas, pelo teu poder; pela esperança que nos dás; pelo valor que nos inspiras... Bendita sejas, para todo sempre, BANDEIRA DO BRASIL!”
EU TE HASTEIO HOJE, NO MEU CORAÇÃO LUGAR QUE CULTUO O AMOR!
*Poetisa pombalense.
Pombal, 19 de novembro 2009.
HOMENAGEM A BANDEIRA NACIONAL. HOMENAGEM A BANDEIRA NACIONAL. Reviewed by Clemildo Brunet on 11/19/2009 05:15:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion