banner

O PRÉ-SAL E AS RIQUEZAS DO MAR.

Maciel Gonzaga (Foto)
Maciel Gonzaga*
O Pré-Sal é um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal (principalmente halita e anidrita). Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil e de uma forma similar no Golfo do México e na costa Oeste africana. O termo Pré-Sal é uma definição geológica que significa que a camada foi depositada antes que o sal.
Nas camadas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passaram a ser conhecidas simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas e estão dentro da área marítima considerada Zona Econômica Exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal.
Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris.
Desde que foram anunciadas reservas gigantescas de petróleo na camada do pré-sal da costa brasileira, há quase dois anos, uma acalorada discussão começou sobre os riscos para o país com a extração a granel da riqueza do fundo do oceano. Uma advertência: a abundância de petróleo, se não for bem gerida, pode se tornar uma maldição, em lugar de uma bênção, a exemplo do que acontece em tantos países - riquíssimos em petróleo, paupérrimos no restante.
Aos poucos, os medos de que o Brasil repita na economia a trajetória de nações como Venezuela, Nigéria ou Líbia começam a se dissipar, diante da constatação de que as imensas riquezas encontram um país robusto e diversificado. Nas últimas semanas, porém, os brasileiros foram apresentados a outra face da maldição do petróleo, a política - e dessa não está fácil de escapar. A miragem de bilhões de reais jorrando em alto-mar - os cálculos sobre as reservas variam de 30 bilhões a 100 bilhões de barris de petróleo - tem levado os políticos em Brasília a uma espécie de delírio, evidenciando uma sina bem conhecida dos brasileiros. Trata-se da velha prática de uso das causas nacionais como meio de obter ganhos pessoais e partidários.
O próprio governo puxou a fila, quando apresentou, em 31 de agosto, as propostas para o marco regulatório do pré-sal com brados ufanistas que lembram os dos tempos de regime militar. Num discurso nacionalista e estatizante, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disparou contra o que chamou de enfraquecimento da Petrobrás no governo anterior e declarou que quer reforçar o papel da empresa, a qual chamou de “meu querido dinossauro”.
Entre políticos de todas as cores e vieses, a grande discussão é quem ficará com o dinheiro do pré-sal. A educação? A cultura? A Infra-estrutura? Tomando como exemplo a saúde pública, onde bilhões de reais da CMPF não resolveram o problema, como se sabe, por que o dinheiro do petróleo resolveria? São questões até agora sem resposta.
*Jornalista, Advogado e Professor. Natal RN.
O PRÉ-SAL E AS RIQUEZAS DO MAR. O PRÉ-SAL E AS RIQUEZAS DO MAR. Reviewed by Clemildo Brunet on 11/22/2009 06:37:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion