banner

MINHA VISITA A POMBAL, 40 ANOS DEPOIS...

POR MACIEL GONZAGA*
Pura emoção! Uma emoção indescritível. O cordão da fantasia levou-me ao tempo de convívio com grandes amigos de infância e adolescência. Senti-me como Fênix, das cinzas a renascer... Meu coração ficou feliz! Minha alma trêmula de emoção! Como agradeço a Deus e, depois, ao casal Clemildo Brunet de Sá e Irene, esse presente...
Falo da viagem que fiz à cidade de Pombal, no período de 16 a 21 de dezembro de 2009, depois de 40 anos, 11 meses e 13 dias, quando tive que me ausentar da minha terra natal para tocar a minha vida em frente. Reencontrei parentes próximos, amigos de infância, amigos da minha família e, com isso, me vi cara-a-cara com o meu passado e com as minhas origens. De uns tempos para cá, sentia a necessidade de juntar essas peças que faltavam na minha história. Foi uma verdadeira festa do reencontro. Quando vi a Coluna da Hora, a Igreja do Rosário, a Matriz do Bom Sucesso, confesso que chorei. A todo o momento aparecia um velho amigo, aí era aquele abraço! Em certa ocasião, fugi de um amigo (Martinho Queiroga Salgado) para não ter mais emoção forte, mas Deus o colocou no meu caminho e nos encontramos na Churrascaria O Gibão, em São Bentinho de Pombal. Novamente, ficamos (eu e ele) emocionados. Pombal é uma parte da minha vida, uma parte de mim. Terra onde nasci, e onde passei parte da minha infância... Lá, abracei pessoas da minha família. Reencontrei-me com o meu Padrinho de Crisma, Elias Daniel que, aos 85 anos, ainda puxa o Fole de 8 Baixos de maneira incomparável. Abracei efusivamente o amigo Genival Severo... Almocei na casa do meu amigo-irmão Dedé da Caçamba – que nosso tempo era conhecido como “Pé de Bola”. Encontrei os amigos de infância “Manuel de Pão de Milho” e João Fon-Hon-Hon.
Conheci o Padre Ernaldo, que tão bem me recebeu minutos antes de celebrar Missa na Igreja do Rosário e depois nos encontramos em um jantar. Abracei Severino Espalha. Conversei com Dona Pastorinha, amiga da minha mãe, que sabe um pouco da minha história e porque fiquei distante de Pombal tanto tempo. Fui apresentado a uma grande pessoa – Lindomar Félix – técnico em informática. Gente amiga como o professor Vieira, o casal Cessa Lacerda e Bibia, Magrão do Lord. O encontro com o professor Cezário de Almeida e sua digníssima esposa foi algo inesquecível. No reencontro com os meus familiares, os laços sanguíneos que, às vezes, são mais fortes que o tempo, provam ser capazes de dar um final feliz a histórias afetivas que pareciam esquecidas em um canto qualquer da memória. Assim foi o meu encontro com minhas tias Zulmira e Carminha Gaza, e com meus primos Antônio Pinga e João Pinga. Ao lado de Clemildo, percorri os lugares onde vivi no começo da minha história de vida!... Fiz tudo que planejei... De forma apressada... mas, fiz!...Entrei na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, que está com uma das torres ameaçada de cair. Lamento apenas não ter visitado a Casa da Cultura, pois estava fechada no sábado às 10 horas da manhã. Esse saboroso saudosismo tem fundamento. Reencontrei amigos de infância muito queridos. Gente pura e simples! Fiz uma viagem por toda a história, os caminhos que andei. Ouvi de pessoas, que a amizade verdadeira, formada na infância, exerce o poder mágico de conduzir nossas ações. Esse reencontro encheu minha alma de alegria. Concedi várias entrevistas nas emissoras de rádio locais, Liberdade-FM e Maringá-FM. Foi um verdadeiro frisson, pois senti o carinho dos meus conterrâneos, "reencontro" que me inspirou estes versos:
Revendo o meu Sertão,de natureza serrana.../fala alto a emoção,em minha "alma cigana"!../ ... As "coisas" que eu vivi,contemplam tempos difíceis!.../Lembranças inesquecíveis do lugar onde nasci!/
A todos, um FELIZ ANO NOVO
*Jornalista, Advogado Criminalista e Professor – Natal – RN.
MINHA VISITA A POMBAL, 40 ANOS DEPOIS... MINHA VISITA A POMBAL, 40 ANOS DEPOIS... Reviewed by Clemildo Brunet on 12/31/2009 02:57:00 PM Rating: 5

Um comentário

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

M. Gonzaga, viajei na sua viagem. que bom que voce voltou a nossa terrinha, reviu amigos e, com certeza, trouxe de volta a sua mente historia que com certeza vamos lê aqui no blog. Parabens a voce e aos que o tiveram de volta. 40 anos é uma vida. Pena que a casa do altinho foi demolida e esta não mais a veremos. Um grande 2010 para vc e familia.

Recent Posts

Fashion