banner

OS 60 ANOS DA LIGA NORTE-RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER.

Clemildo Brunet (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abri-se-lhe-á”. (Jesus Cristo)
Certa vez o grande tribuno paraibano Alcides Carneiro, ao inaugurar o Sanatório do Ipase obra de sua iniciativa, em Correias, distrito de Petrópolis, no Rio de Janeiro, notabilizou-se com a célebre frase: “Esta é uma Casa que por infelicidade se procura, mas por felicidade se encontra”. Pois bem, ao completar 60 anos de idade o ano passado, precisei ir a Natal em busca de cuidados clínicos que o meu caso requeria conforme orientação do Dr. Eliseu José de Melo Neto (urologista), que me fez ver que naquele grande centro urbano iria encontrar a solução para o meu caso. Coincidência ou não, dei de cara com uma instituição de saúde que também celebrou em 2009, 60 anos de existência e de atividade a que estava destinada.
Hoje posso dizer que por felicidade como diz a frase de Alcides Carneiro, encontrei o lugar apropriado para obter o pronto restabelecimento de minha saúde. Por esta razão, é mais do que justo e digno, prestar em minha coluna, uma homenagem a todo corpo funcional e voluntário da LIGA NORTE – RIO GRANDENSE CONTRA O CÂNCER, pelo transcurso do sexagésimo aniversário, através de pesquisa que fiz no próprio site da instituição, objetivando dar ciência a todos e a todas do trabalho desenvolvido nessa área da medicina, caso venham necessitar de tecnologia de ponta, considerada como uma obra prima de primeiro mundo.
Com personalidade Jurídica de direito privado a Liga Contra o Câncer com sede na cidade de Natal – Rio G. do Norte é uma instituição de saúde, que não tem fins econômicos, certificada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Em nosso país toda instituição de saúde obriga-se a prestar no mínimo 60% (sessenta por cento) de todos seus serviços ao Sistema Único de Saúde, no entanto, esta entidade, dá muito mais, presta cerca de 73% (setenta e três por cento) de seu atendimento a pacientes provenientes do SUS, não deixando de atender também a convênios privados e particulares.
A Liga contra o câncer, além de oferecer diagnóstico e tratamento, prioriza a oncologia com competência e responsabilidade social, desenvolve por meio de pesquisas e estudos o conhecimento, o que é de suma importância para aperfeiçoar o tratamento oncológico oferecido à população, tem participado ativamente através de programas de residência e estágios na formação de novos profissionais, nas mais variadas especialidades e áreas de atuação.
No Rio Grande do Norte, a Liga Contra o Câncer é o único centro de alta complexidade em Oncologia II (CACON II), isto é, dispõe de todas as especialidades médicas e multidisciplinares, além de todos os tratamentos e equipamentos necessários à atenção oncológica. Conta atualmente com mais de 1.000 colaboradores distribuídos nas seis unidades de serviços da instituição, todos empenhados em oferecer excelência em termos de atendimento.
Serviços prestados pela instituição: Cabeça e Pescoço, Diagnóstico por imagem, Mastologia, Medicina Nuclear, Física Médica, Hematologia, Oncologia Clínica Adulto, Oncologia Pediátrica, Equipe Multidisciplinar, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Radioterapia. Dispondo também de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com estrutura completa atendendo normas do Ministério da Saúde, proporcionando a cada interno um tratamento pleno e individualizado.
HOSPITAL DR. LUIZ ANTONIO: A primeira do aglomerado, é uma unidade hospitalar de atendimento exclusivo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 87 Leitos de internação, Centro Cirúrgico com quatro salas e consultórios de várias especialidades, dentre as quais são destacadas: cabeça e pescoço, clínica médica, ginecologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, demartologia, urologia, proctologia e cirurgias gerais.
CECAN - Centro Avançado de Oconlogia é uma unidade ambulatorial de diagnóstico e tratamento, onde se encontra setores de radioterapia, quimioterapia e medicina nuclear, contando com consultórios de várias especialidades, como mastologia, urologia, oncologia Clínica, gastroenterologia, proctologia, cardiologia, cirurgia geral e vascular. O setor de diagnóstico de imagem desta unidade tem aparelhamento completo para procedimentos tais como: Tomografias computadorizadas, ultrassonografias, mamografias, raios-x e ressonâncias magnéticas.
CASA DE APOIO IRMÃ GABRIELA: Para quem vem do interior para se submeter a tratamento oncológico. Administrada pela Rede Feminina contra o Câncer. Com capacidade para 40 leitos de graça, esta unidade oferece alimentação, transporte e apoio da equipe multidisciplinar para pacientes que necessitem de dar continuidade à terapia.
DEPECOM: Trata-se do Departamento de ensino e pesquisa na área hospitalar foi criado pela Liga Contra o Câncer em 1989. Dispõe de 17 vagas de residência médica cedidas pelo Ministério da Educação, através do Sistema Nacional de Residência Médica (CNRM), faz parte do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação científica (PIBIC), que se destina a preparar alunos de graduação para atividade de pesquisa. Atualmente, o departamento oferece 14 bolsas para orientação de estágios dentro da Liga.
POLICLÍNICA: São 81 Leitos, é um Hospital Geral com diversas especialidades da oncologia pediátrica à estética. Centro cirúrgico com cinco salas, Pronto Socorro, quimioterapia, Ultrassonografia,, raios-x e endoscopia digestiva. Tem Pediatria e Unidade de Terapia Intensiva plenamente equipada e administrada por profissionais médicos especializados.
UNIDADE DE ONCOLOGIA DO SERIDÓ: Inaugurada em 2006 na cidade de CAICÓ - RN é a filha caçula da Liga Contra o Câncer. Foi criada em parceria com o Governo do Estado para atender a demanda reprimida de pacientes do interior, oferecendo inicialmente atendimento ambulatorial e tratamento quimioterápico.
Parabéns, pois, a Liga Norte - Riograndense Contra o Câncer pelos seus 60 anos de atividades.
*RADIALISTA.
Natal, 04 de janeiro de 2010.
OS 60 ANOS DA LIGA NORTE-RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER. OS 60 ANOS DA LIGA NORTE-RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER. Reviewed by Clemildo Brunet on 1/10/2010 08:21:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion