banner

DIA DA IMPRENSA E O TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO!


CLEMILDO BRUNET*
Antes comemorada no dia 10 de setembro, o dia da imprensa no Brasil, teve mudança no calendário passando a ser celebrada no dia 1° de junho. Acontece que o primeiro registro na história parte do fato que o dia 10 de setembro, antigo dia da imprensa, lembrava o começo da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro veículo impresso no país. Só que a Gazeta era um jornal oficial organizado pela corte portuguesa que se instalara há pouco tempo no Brasil.
Em 1997 o programa observatório da imprensa na TV comentou o equívoco da data da comemoração ressaltando que a Gazeta do Rio de Janeiro era um instrumento oficial e não podia figurar como a data do dia da imprensa. Por sua vez o deputado Nelson Marchersan informou que a bancada gaúcha havia apresentado um requerimento conjunto para que o objeto da comemoração deixasse de ser um jornal oficial e passasse a ser um jornal de idéias e combate.
A Lei 9.831 de 13.09.1999, sancionada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, determinou que a data mudasse do dia 10 de setembro para primeiro de junho, assim, primeiro de junho passou a ser oficialmente o dia da imprensa, em homenagem ao início de circulação do Correio Brasiliense, editado em Londres, pelo exilado brasileiro Hipólito José da Costa Furtado de Mendonça.
Isso foi alvo de discussões entre os historiadores e nem a imprensa deu importância a mudança da data. A história fez bem em corrigir esse erro, logo a imprensa, que como órgão controlador de informar corretamente tem a obrigação e dever de fornecer com precisão os fatos que ocorrem no planeta. Antes, comemorava o seu dia de maneira equivocada na data imprópria. Mas, foi justamente no dia 1° de junho de 1808 que foi publicado o primeiro jornal genuinamente brasileiro, o Correio Brasiliense, impresso em Londres.
Partindo dessa premissa, passamos agora ao desfecho da passagem do terceiro aniversário de atividade de nossa página na Internet. Comecei este trabalho sem saber lidar direito ainda, com a rede mundial de computadores (internet) - apenas uma noção básica que pouco a pouco fui desenvolvendo na prática diária.
Parti do princípio que a linha editorial a ser usada neste instrumento cibernético que atinge os quatro cantos do planeta teria como fim específico de tratar da história do rádio e comunicação de Pombal e por tabela a cultura, educação, reminiscências das coisas do passado, no que serviria para revelar e ampliar o conhecimento. Perspectiva essa de mostrar nossos costumes com a verdadeira história de nossa gente.
Nesse contexto, assinalo que apesar deste portal levar o meu nome, não significa dizer que ele é só meu, não necessariamente; ele é de todos. Pois quando o projetei, meus parceiros e colaboradores deram o pontapé inicial enviando mensagens, poesias, temáticas e comentários. Eles têm sido até hoje os esteios que nos incentiva a prosseguir com o fim de buscar o aprimoramento para as postagens publicadas aqui, tendo como objetivo, que os bons exemplos dos filhos de Pombal sejam imitados pela geração de agora e do futuro.
Em tópicos, vejamos a opinião de alguns de nossos parceiros que em muito têm contribuído para o sucesso do nosso portal.
É um informativo de caráter cultural, Seu conteúdo de excelente qualidade literária e apolítica nos permite boas informações através de temas relacionados à nossa terra e a cultura em geral. Portanto, de forma salutar, unindo e reaproximando a família pombalense dispersa pelo mundo. Assim, estamos distantes e bem próximos num só tempo. E, como se não bastasse, o portal, como elemento desse infinito mundo cibernético nos proporciona a oportunidade de manifestar idéias e sentimentos, cada um a sua maneira, mas todos importantes. Prof. Vieira.

Clemildo não esperava era que a sua criação se transformasse em sombra de Algarobas da Praça do Centenário, onde os filhos de Pombal se encontram para relembrar os bons tempos da terrinha, homenagear amigos e moradores, contar boas histórias e estórias, mergulhar no rio Piancó, ouvir badalar do Sino da Matriz, por fim, ser feliz. Jerdivan Araújo.

E desde este passo inicial você não parou, e, atualmente, inconformado com a inatividade profissional, não se rendeu ao isolamento e não caiu no mundo do ostracismo, pois o silêncio é um contraste com a sua própria vida, logo criou o Blog Clemildo Brunet, que passou a ser uma entidade associativa que congrega os filhos de Pombal que estão ausentes, e os presentes que sonham no mundo da literatura, no entanto, carregam o amor pela Terra Natal que serviu de berço, já que o nascimento de um ser em determinado lugar é uma designação da inspiração Divina. Severino Coelho.

Pois através deste espaço tivemos a ventura de encontrarmos com tantos irmãos e amigos, que de perto ou de longe, sorrindo ou chorando se sentiram felizes por saberem as boas novas da nossa gente e da nossa terrinha. Este espaço foi mesmo um desabrochar de brilhantes dons e admiráveis inteligências, graças de Deus, pois, pensar, rememorar, falar, contar, escrever, etc. Cada sentido é um dom divino. É aqui que podemos registrar a nossa história, os fatos verdadeiros. Cessa Lacerda.

Com o passar dos tempos, quando este novo milênio vem exigindo cada vez mais das peculiaridades e capacitações do ser humano, ainda mais jovem (talvez, não mais na idade, mas, sim, nas idéias), Clemildo Brunet permite a nós pombalenses - Verneck Abrantes, Jerdivan Nóbrega, Severino Coelho, Onaldo Queiroga, Cessa Lacerda, Prof. Vieira, Genival Severo e tantos outros, com o seu Blog, a possibilidade da informação ter um alcance e uma repercussão muito maiores. Aqui, temos amplas condições de poder mostrar para todo o mundo, nossas idéias e impressões sobre o cotidiano. Maciel Gonzaga.

Caro Clemildo, essas histórias do rádio só tem sabor contadas por você! Elas invadem nossos corações com uma força extraordinária porque revela os episódios que se passava por detrás dos microfones. Você foi fundo na história, adentrou nos detalhes e inusitado no enfoque, nos diz, com a experiência de quem vivenciou essas histórias de bastidores e casos inéditos que o rádio encantou e nunca divulgou. Parabéns, abraços do amigo Paulo Abrantes.

E ainda entre outros, a opinião de dois internautas pombalenses, que acessam a nossa página, com destaque que o primeiro reside em Curimatá – Piaui,
Sempre tive a curiosidade de vez em quando estar passando na sua página, para ver o que tem de melhor da vida de Pombal, hoje tive o prazer de encontrar esse riquíssimo artigo sobre Argemiro de Sousa, sua origem, sua importância para a Paraíba, sua desilusão amorosa e por aí vai. Interessante também, é que poucos pombalenses conhecem a origem dos nomes dados as diversas ruas de nossa cidade. Parabéns, Clemildo! Continue nos informando o que os nossos dirigentes deixaram de nos informar. Prof. Assis.

Boa noite, nobre amigo Clemildo. Li a sua belíssima mensagem de saudade da nossa querida terra de Maringá, Pombal. Sei que como falastes, quando estamos longe da nossa terra de origem sentimos a falta dela. E sei que aqui você tem muitos amigos e conhecidos, e que você é uma pessoa especial para nós pombalenses, e que no seu currículo de história você tem deixado muitas coisas interessantes para nós, principalmente esse belo blogger riquíssimo de informações de conterrâneos e de tantas Histórias interessantes e importantes. Carlos Martins.
Este portal fora criado para tratar inicialmente da história da Comunicação de Pombal o quanto foi possível, entrevistando pessoas, fazendo pesquisas, desde as mais antigas difusoras das décadas de 40 e 50. De 60 pra cá começamos a fazer parte dessa história com a instalação da “Voz da Cidade” (66-67) e do “Lord Amplificador”, (68-85), escolas básicas para o preparo profissional na radiofonia pombalense, de muitos que se projetaram no rádio, jornal, internet e fora deles.
PRIMEIRO DE JUNHO DE 2010 - TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO! 614 postagens e mais de 23 mil visitantes.
Hoje com júbilo, podemos dizer como o salmista: “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.” Sl 126:3
Obrigado meu Deus!
*RADIALISTA – registro DRT-PB sob o número 383 como Locutor Noticiarista de Rádio.
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
DIA DA IMPRENSA E O TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO! DIA DA IMPRENSA E O TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 5/31/2010 02:40:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion