banner

MASSILON GONZAGA: CIDADÃO CAMPINENSE!

CLEMILDO BRUNET*

Falar de Massilon Gonzaga é lembrar os tempos de sua infância e adolescência em Pombal sua terra natal. Nasceu na Rua Vicente de Paula Leite em 11 de setembro de 1952, filho de José Firmino de Luna (Alegria da Brasil Oiticica) e Roza Gonzaga de Luna (Roza rica), é o segundo de uma prole de três filhos.
Logo na mais tenra idade descobriu suas aptidões para a música e sonhava em tocar sanfona igual ao seu padrinho Severino Daniel, um dos maiores tocadores de fole da região. Sua mãe comprou uma pequena sanfona de 12 baixos. O desejo do menino era mais trabalhar do que estudar e optou por carregar água em jumento para as residências de Pombal, no intuito de ajudar a sustentar seus pais e irmãos. Aos 15 anos se viu atraído pela comunicação e ingressou no LORD AMPLIFICADOR serviço de alto falantes de minha propriedade.
Em suas travessuras à época do antigo Ginásio Diocesano, Massilon Gonzaga ajudava a seu amigo inseparável João Costa nas provas em sala de aula, aprendeu “radiotelegrafia” e costumava usar este método com pancadas na janela transmitindo uma mensagem codificada para o amigo. Não demorou muito, um dia foi descoberto e levou zero nas provas e em casa uma surra de sua mãe.
Em 1972 transferiu-se para Campina Grande, sendo possuidor de uma voz prodigiosa, o primeiro emprego foi na maior rádio da Cidade, Rádio Borborema (Diários Associados) levado pelas mãos do grande Gilson Souto Maior. Alí Massilon desenvolveu o seu talento a ponto de ser requisitado para gravar os reclamos comerciais da emissora, tornando-se também um hábil narrador de futebol. Apresentava o programa “Patrulha da Cidade” com muita competência.
Suas raízes não podiam negar isso, pois no tempo do “LORD AMPLIFICADOR” Massilon exercera com muito denodo a função de repórter policial, sofrendo até ameaças de desafetos, cujos nomes iam para crônica policial da cidade. Em suas façanhas conquistou a amizade da autoridade policial que lhe permitiu andar armado.
Um dia, localizando meu portal na internet Massilon Gonzaga me enviou este recado:
alô Clemildo, fiquei muito satisfeito em saber do seu blog. Uma excelente oportunidade pra gente relembrar bons tempos. Todas as atividades por mim exercidas hoje tiveram os primeiros passos no Lord Amplificador. Em breve mandarei alguns detalhes desta maravilhosa experiência na nossa querida Pombal. Por enquanto envio o meu atestado de Pombalense com muito orgulho! Massilon Gonzaga Jornalista, professor universitário, cantor e compositor. Campina Grande - Paraiba.
Destemido, arrojado, intrépido e versátil, Massilon Gonzaga depois de alguns anos assumiu a direção comercial da Rádio Cariri também dos Diários Associados, audacioso e competente, tornou-se locutor oficial da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Como profissional do rádio ainda prestou serviços a Rádio Caturité em Campina Grande e em Manaus-AM, onde trabalhou na Rádio Equatorial FM. Regressando a Campina Grande fez o curso de Comunicação Social da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, havendo concluído jornalismo, especializou-se em rádio-jornalismo, tornando-se professor da mesma universidade até hoje.
Foi através da amizade que sempre desfrutou com a família Cunha Lima, que Massilon Gonzaga conseguiu a concessão pública para o funcionamento de uma rádio comunitária no bairro do Catolé, Rádio Ariús FM, da qual é diretor presidente. Há bem poucos anos foi despertado para cumprir a promessa feita a sua genitora, resolveu receber instruções da maior autoridade em acordeom na cidade de Campina, o maestro Edmar Miguel; aprendeu a tocar sanfona, dedicou-se a cantar e com sua verve de poeta, começou a compor suas próprias músicas. Estreitando cada vez mais sua amizade com o poeta Ronaldo Cunha Lima, terminou por ganhar deste, de presente, uma sanfona nova da marca Letice.
Atualmente Massilon Gonzaga é empresário de vários negócios e vem desenvolvendo um projeto cujo investimento será maior ainda na área do turismo no Distrito de Galante município de Campina Grande. Pela sua desenvoltura e coragem podemos dizer com toda certeza, que o seu jeito simples e descontraído, tem sido alvo principal da conquista de novos amigos, deixando transparecer um coração sem medida.
Adotando um estilo irreverente no palco em seus shows, Massilon Gonzaga não é somente um cantor, é um animador que consegue fazer com que o público interaja em suas apresentações. Dando destaque a cultura regional, suas músicas estão firmadas na valorização e no respeito as nossas raízes nordestinas. Por isso ele gosta de dizer: “Preconceito com a música do passado não existe mais, já que o forró conquistou o Brasil; determinado, espontâneo e autêntico”.
Já está na agenda do DECOM, sua vinda a Pombal para um show em Praça Pública no dia 29 de junho (Dia de S. Pedro), numa promoção da Prefeitura Municipal de Pombal.


Na última sexta feira dia 14 de maio, o nosso confrade e amigo Massilon Gonzaga ou nego Massilon como é mais conhecido, recebeu as honras da casa “Félix Araújo” Câmara Municipal de Campina Grande, que lhe outorgou o título de cidadania. Para quem conheceu e conhece Massilon Gonzaga, registro este acontecimento em minha coluna com a maior satisfação.
Uma sessão bastante prestigiada a começar por seus familiares, esposa, filhos e seu irmão advogado e professor Maciel Gonzaga de Luna que reside em Natal, e muitos amigos como: O presidente da Câmara Municipal, vereador Nelson Gomes Filho, o deputado estadual, Romero Rodrigues; o coordenador do curso de Comunicação Social da UEPB, professor Orlando Ângelo; o presidente da ACI, jornalista Antonio Nunes; o presidente da OMEB, pastor Clélio Cabral de Melo; ex-vereadores Mário de Sousa Araújo e Evilásio Junqueira; o sanfoneiro “Abdias do acordeon”; e os vereadores, Rodolfo Rodrigues, Olímpio Oliveira, Antonio Pereira, Joselito Germano e José Ribamar. Artistas da terra prestigiaram o evento, além do “Grupo Tropeiros da Borborema” que fez uma belíssima apresentação.
O mais novo cidadão de Campina Grande em seu discurso de agradecimento assim se expressou:
“Alegra-me, repito, e conforta-me pela celebração deste momento que me orna o espírito. Menino pobre, nascido na cidade de Pombal, no alto sertão da Paraíba, filho de uma lavadeira de roupas e de um servente de pedreiro, estudante de Escola Pública, aqui estou neste momento, recebendo tão importante comenda”.
Exaltação ao Poder Legislativo campinense.
“é imperativo que se reconheça ser o Poder Legislativo esperança na força da representação política como vetor de transformação e mudança do processo social e econômico de Campina Grande na órbita de sua competência. Desde pequeno aprendi que a política é a arte de fazer amigo. Metáfora à parte, reafirmo com toda convicção, o parlamento é o chão sagrado da democracia. É o território natural da liberdade”.
No final do discurso:
Agradeceu a comenda em nome da esposa Carmem, da filha Marta Valéria Gonzaga, do filho Marcio Gonzaga, da neta Heloisa e dos irmãos Maciel e Marcelina Gonzaga.“Agora estando eu na condição de filho de Campina Grande de fato e de direito a partir deste momento, digo que esta cidade não nos concede apenas um diploma que será aposto na parede. Vai ser muito mais. Vai ser um compromisso ao lado de todos aqueles que querem ver esta terra crescer: De luta, de coragem e vontade de fazê-la cada vez maior”. Concluiu o homenageado.
*RADIALISTA
Contato brunetco@hotmail.com
Web www.clemildo-brunet.blogspot.com
Pombal, 18 de maio de 2010
MASSILON GONZAGA: CIDADÃO CAMPINENSE! MASSILON GONZAGA: CIDADÃO CAMPINENSE! Reviewed by Clemildo Brunet on 5/20/2010 07:20:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion