banner

ORÁCIO BANDEIRA: UM REPÓRTER POLICIAL À FRENTE DE SEU TEMPO...

CLEMILDO BRUNET*

Houve uma época em Pombal e não faz muito tempo, que a crônica policial da cidade teve o seu direcionamento avançado, por única e exclusivamente competência profissional de um repórter: Orácio Bandeira. Ele descobriu por si próprio uma maneira de registrar a ocorrência dos fatos, utilizando mecanismo como a chamada reportagem investigativa dos dias de hoje, em que o repórter policial, não se limita apenas divulgar um simples BO, mais sim, ir à busca da informação além fronteiras das investigações policiais, ouvindo e analisando versões dos envolvidos na trama.
ORÁCIO BANDEIRA, querido de uns e detestados por outros. Hoje aposentado por força das sequelas deixadas por um AVC, que foi acometido no pleno exercício de suas atividades em seu programa: Orácio Bandeira, na Rádio Liberdade 96 FM, quando se encontrava falando ao microfone, momento em que o infortúnio lhe bateu a porta, causando-lhe grande mal, impossibilitando-o de continuar atuando no rádio.
Em recente artigo sob o título “A Medalha Merecida de Clemildo e o Asilado”, publicado em sua coluna no www.paraiba.com.br o Jornalista João Costa disse como aprendeu no Lord Amplificador a fazer reportagens no gênero policial: “No Lord, fui de controlista a apresentador, mas o que me marcou mesmo foram às reportagens policiais feitas na Cadeia Pública. Nessas reportagens ouvia todos os lados, polícia, acusado e vítimas, geralmente quengas do rói couro, onde acabei me familiarizando com elas, as quengas.
Hoje, no mundo da espetacularização da notícia, o fato importa pouco, as versões do fato importam mais. No Lord aprendi apurar uma notícia, e isso agradeço ao jurássico Clemildo Brunet – com o t aberto. Continuo valorizando os fatos, ferramenta importante no jornalismo e que capturei nas reportagens do Lord.”

E aqui me permitam dizer que não foi por menos que Orácio Bandeira tenha passado também pela a escola do Lord Amplificador.
No geral a iniciação de qualquer um em trabalhos jornalísticos em algumas empresas de comunicações seja jornal ou rádio, se dão justamente na área policial. É a prova de fogo para quem quer trabalhar na imprensa. Quando fui trabalhar na Rádio Alto Piranhas em Cajazeiras enfrentei este desafio. Comecei inicialmente fazendo coberturas junto à polícia civil, hospitais, policia rodoviária federal e o poder judiciário.
Com Orácio Bandeira não foi diferente. Só que Orácio, já levava dentro de si toda potencialidade de um repórter lapidado para exercer a atividade com exímia competência nessa área. Ele nascera para isso. Há um que de relevância no repórter policial em relação às outras áreas do jornalismo, haja vista o crescimento da violência no tempo presente.
Orácio Bandeira fazia o seu trabalho com alma, entregando-se completamente aos ossos do ofício, no sentido de furar a notícia e ser o primeiro a fornecer dados que estavam escondidos com as investigações da polícia e fora dela, revelados por ele no rádio, com toda veracidade dos acontecimentos.
Orácio Bandeira sabia muito bem lidar com a função que abraçara, ele sabia perfeitamente que não era na igreja ou na câmara de vereadores que se conseguia uma matéria policial. O foco para sua informação estava justamente entre duas categorias mais conflitantes, policia e bandido.
Orácio Bandeira foi considerado um dos radialistas mais privilegiado de Pombal, a desenvoltura e aptidão de seu trabalho, o levaram para diversas emissoras aqui no sertão. A começar da Rádio Maringá, seguindo-se depois, Difusora Rádio Cajazeiras, onde foi destaque no Programa mais ouvido da Região “Boca Quente”. Rádio Educadora de Conceição onde fazia o Jornal do Vale. Rádio Oeste da Paraíba em Cajazeiras com a crônica policial e Rádio Jornal de Sousa com o Programa “Tribuna Livre”. Durante alguns anos Orácio foi correspondente do Jornal Correio da Paraíba e depois de haver passado por essas emissoras, ainda na Rádio Maringá AM, fez “Um Caso de Polícia” programa de linha independente, obtendo alto índice de audiência no horário do meio dia.
Este é o nosso Orácio Bandeira aniversariante de 26 de junho. A ele nossos calorosos aplausos por ter sido um repórter policial à frente de seu tempo, com efusivos votos de parabéns pela passagem de seu aniversário!

*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
ORÁCIO BANDEIRA: UM REPÓRTER POLICIAL À FRENTE DE SEU TEMPO... ORÁCIO BANDEIRA: UM REPÓRTER POLICIAL À FRENTE DE SEU TEMPO... Reviewed by Clemildo Brunet on 6/25/2010 05:57:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion