banner

É NATAL!


CLEMILDO BRUNET*

Nesta época, as pessoas sentem-se motivadas para se doar de forma mais humana envolvidas pelo o espírito cristão de comemorar o nascimento de Jesus Cristo. As cidades ficam cintilantes de lâmpadas multi coloridas, árvores são montadas com ornamentações esplêndidas, trocas de presentes, mensagens e outros apetrechos do momento são utilizados deslumbrando aos nossos olhos, o que há de mais lindo, para que nos regozijemos com o evento, repetido anualmente.

O pensamento humano vagueia sobre o Natal e o seu significado. Para alguns, Natal é reunir a família, os amigos e se banquetearem numa noite, em meio a uma conversa em que o aniversariante não participa nem é lembrado, pois os assuntos giram em torno de interesses puramente especulativos como política, trabalho, planos para o ano, lembranças do que passou, falar mal das pessoas, etc.

Para outros - Natal é Papai Noel distribuindo presentes com a criançada. É uma figura lendária que embora apareça somente nessas circunstâncias veio se tornar uma simbologia do Natal, no modo de doar presentes aos pequeninos, abraçá-los e receber a gratidão deles. Os pais sabem da realidade. No entanto, a criança absolve as estórias sobre Papai Noel como verdade.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Ainda para outros, Natal é montar o Presépio ou visitá-lo na data magna da cristandade.

Significado do presépio de Natal

O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

Origem do presépio de Natal

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Tradição da montagem do presépio

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Outra prática para as comemorações do Natal é reunir todos da casa ao redor da árvore ornamentada com diversos símbolos, e retirar dela os presentes que são entregues a cada membro da família. Para este grupo de pessoas, isso é Natal.

História e significado da árvore de Natal

Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.

No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.

Dia de montar a árvore de Natal

- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

Mas, para o verdadeiro cristão, o Natal e seu significado são:

Deus com os Homens!

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”Jo 1:14

“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” Mt. 1:21

“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Jo 1: 29

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida Eterna” Jo.3:16

BOA-NOVA DE SALVAÇÃO!

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Lc 2:10

Feliz Natal!

Pombal, 22/12/2010

Bibliografia: Sua Pesquisa.com

Clemildo Brunet de Sá
*RADIALISTA


É NATAL! É NATAL! Reviewed by Clemildo Brunet on 12/23/2010 12:29:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion