banner

RICARDO COUTINHO: SEGURANÇA COMO POLÍTICA PÚBLICA...

CLEMILDO BRUNET*

Ultimamente tem crescido cada vez mais a criminalidade na Paraíba. É do conhecimento dos paraibanos o descuido dos nossos governantes no setor da segurança pública em nosso estado; haja vista, que dois anos atrás foi publicada uma pesquisa constando que a criminalidade havia crescido oito vezes mais que a população, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança e defesa Social (Seds). Ocorrências de crimes tiveram alta de 30% nos últimos cinco anos, oito vezes mais que a população com apenas 3,48%.

A nossa capital tem sido considerada a cidade mais violenta deste estado, registrando-se taxa de 747 crimes para cada 10 mil moradores. Condomínios, residências, bancos com explosões de caixas, casas lotéricas, agencias de correios e até delegacia de polícia foram e tem sido alvo das ações devastadoras de bandidos que mesmo até durante a luz do dia, assaltam sem nenhum escrúpulo, aterrorizando as vítimas.

O Centro da cidade e os bairros de Manaíra e do Valentina Figueiredo são as áreas mais violentas. Mas a violência também campeia no Bessa, Cristo, Cruz das Armas, Mangabeira, Torre, Varadouro e Bancários. Os dados da Seds mostram, ainda, que 74,77 dos criminosos têm até 32 anos, e são desempregados, estudantes e serventes de pedreiros, em sua maioria (49,5% dos acusados identificados pela polícia).

Preocupado com a onda de violência que vem se alastrando em nosso Estado, O Governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), na tarde da última terça feira dia 14 de dezembro, utilizando o seu miniblog (Twitter), um desses sites da rede social, ele mesmo, divulgou os nomes dos auxiliares que vão compor a grande força tarefa da segurança pública na Paraíba, certamente com tempo hábil para começar a planejar desde agora, as metas, com o fim de reduzir o índice de criminalidade no nosso Estado.

Diferentemente de outros governantes, Ricardo Coutinho deixa transparecer aos paraibanos, um novo modelo de governar, pois a escolha é do próprio governador, adotando o critério de capacidade técnica e não política, através de entrevistas e diálogos com a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, querendo assim a integração dessas corporações com o fim de unir as forças de segurança para combater a criminalidade. Veja o perfil dos escolhidos que a partir de janeiro de 2011, ficará a frente do comando da segurança pública em nosso Estado:



Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social:
Dr. Claudio Coelho Lima
Delegado da Polícia Federal, natural do Ceará, formado em Direito pela Universidade Mackenzie e com Curso Superior de Polícia. Possui cursos de Gestão e Inteligência Policial e Planejamento e Gestão de Operações Policiais, pela Academia Nacional de Polícia. Já foi superintendente regional da Polícia Federal nos Estados do Maranhão e da Paraíba e secretário de Defesa Social de Pernambuco, um dos responsáveis pela implantação e execução do programa estadual de Segurança Pública, denominado Pacto pela Vida.


Secretário Executivo da Segurança Pública e da Defesa Social
Dr. Raymundo José Araújo Silvany
Natural de Salvador (BA), delegado da Polícia Federal aposentado, advogado, especialista em Gestão de Políticas e Segurança Pública. Atuou como chefe da delegacia de Polícia Federal de Campina Grande; chefe do Núcleo de Inteligência da Superintendência da Delegacia da Polícia Federal da Paraíba; Corregedor Geral da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco; chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da Delegacia de Polícia Federal do Maranhão.



Comandante da Polícia Militar
Coronel Euller de Assis Chaves
Natural de João pessoa, formado pelo Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Ceará e bacharel em Ciências Jurídicas pelo Unipê. Possui pós-graduação em Gestão Estratégica da Segurança Pública; Planejamento Estratégico e Gestão em Policiamento Comunitário e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas no Serviço Público. Já foi comandante do Pelotão Especial de Choque; Ajudante de Ordens do Governador; presidente da Comissão de Licitação da PMPB; chefe de gabinete do Comandante Geral; Comandante do Centro de Educação da PMPB e Ouvidor da PMPB.



Subcomandante da Polícia Militar
Coronel Washington França da Silva
Formado no Curso de Formação de Oficiais, promovido pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (1987); Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1998); Possui Pós-Graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública, pela Universidade Federal Fluminense – UFRJ (2002); Comandante da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (2004-2005); Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (2005-2006); Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROEERD) na Paraíba (2000-2001 e 2008-2009); Chefe da 3ª Seção do Estado-Maior Geral da Polícia Militar da Paraíba (2008-2009); Corregedor da Polícia Militar do Estado da Paraíba (2010).




Delegado Geral da Polícia Civil
Dr. Severiano Pedro Nascimento Filho
Natural de Campina Grande é formado em Direito e mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade do Ceará. É professor de Direito da Universidade Estadual da Paraíba, onde coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Violência e atua como chefe adjunto do Departamento de Direito Privado. Atuou como Diretor de Ensino da Academia de Polícia Civil, Assessor de Ações Estratégicas da Polícia Civil e Corregedor da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba.



Comandante Geral do Corpo de Bombeiros
Coronel Jair Carneiro de Barros
Natural de João Pessoa fez o Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal, com pós-graduação em Gerenciamento Estratégico nas Organizações; Planejamento Estratégico e Cenário Prospectivo e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública. Já foi comandante dos Batalhões do Bombeiro Militar de João Pessoa, Cabedelo, Patos e Campina Grande, além de subcomandante da Academia de Polícia Militar e coordenador do Curso de Formação de Oficiais.



Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros
Coronel Denis da Silva Nery
Natural de João Pessoa, oficial formado pelo curso de Formação do Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização pelo Ministério da Aeronáutica, de Polícia Judiciária do Centro de Ensino da PMPB; e superior de comando na Escola de Bombeiro Militar do estado do Rio de Janeiro. Já esteve nas funções de chefe do estado Maior do Corpo de Bombeiros; subcomandante geral do Corpo de Bombeiros; Corregedor; Comandante da 1º seção de Combate a Incêndio e diretor de Atividades Técnicas, dentre outras.



Secretário Chefe da Casa Militar do Governador
Coronel Fernando Antônio Soares Chaves
Natural de João Pessoa, oficial formado pela Polícia Militar do Estado de Goiás, bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente está fazendo doutorado em Direito Civil pela Universidade de Ciências Sociais da Argentina. Ele é especialista em Direito Penal e Criminologia, com curso de Segurança de Autoridades. O coronel foi um dos responsáveis pela implantação da Operação Manzuá; comandante da Cptran; chefe da Divisão de Ensino da PMCE; chefe da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa da Paraíba e chefe da Assessoria Militar da Procuradoria de Justiça do Ministério Público e Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Sousa e de Cajazeiras.



Diretor do Instituto de Polícia Científica
Dr. Humberto Jorge de Araújo Pontes
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1986). Perito Criminal Oficial, Classe Especial, do Instituto de Polícia Científica do Estado da Paraíba (desde 1989); Gerente Executivo da Gerência de Criminalística do Instituto de Polícia Científica do Estado; Instrutor da Academia de Polícia Civil do Estado da Paraíba – ACADEPOL (2003-2006); Coordenador do Curso de Formação dos Servidores do Instituto de Polícia Científica do Estado (2004-2010); É o atual Presidente da Associação Brasileira de Criminalística.



Secretária da Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana
Dra. Daniela Vicuuna
Natural de Goiânia (GO), ela é bacharel em Direito e especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos. Foi delegada de Homicídios de João Pessoa por cinco anos e, atualmente, ocupa o cargo de corregedora auxiliar da corregedoria de Polícia Civil da Paraíba.

Delegado Regional de Polícia Civil da Segunda Região – Campina Grande
Dr. Wagner Paiva de Gusmão Dorta
Formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (2003); Possui Especialização em Aperfeiçoamento em Ciências Jurídicas no Curso Damásio de Jesus em Recife (2005); Delegado de Polícia Civil (2006-2009); Atualmente é Delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE); Comandou a Operação Espelho de Prata, que culminou no desmantelamento da Organização Criminosa que fraudava a emissão de Carteiras Nacionais de Habilitações.

Delegado Regional de Polícia Civil da Quinta Região – Patos

Dr. Cristiano Jacques de Lima Araújo
É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda; Pesquisador Científico da AESO; Pós-Graduado pela Escola de Magistratura de Pernambuco; Coordenador do Grupo Tático Especial (GTE) de Patos.

Pombal, 16/12/2010

*RADIALISTA
Contato: brunetco@hotmail.com
Twitter @clemildobrunet
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com
RICARDO COUTINHO: SEGURANÇA COMO POLÍTICA PÚBLICA... RICARDO COUTINHO: SEGURANÇA COMO POLÍTICA PÚBLICA... Reviewed by Clemildo Brunet on 12/17/2010 07:09:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion