banner

MENSAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE CESSA LACERDA

CESSA E BIBIA
Por Severino Coelho Viana

A morte é a maior verdade, mesmo que esteja esquecida, ela bate à nossa porta, mas sempre nos pega de surpresa, por mais longa que seja a existência do ente vivo.

A repentina notícia do falecimento da professora e poetisa, Cessa Lacerda, abalou não somente a estrutura física da Academia de Letras de Pombal, casa da imortalidade dos vivos, por ser a sua presidente, mas os seus membros e setores da cultura pombalense, pela perda irreparável da nossa estimada amiga.

Particularmente, sentimos profundamente a sua triste partida pela ligação constituída nos nossos laços de amizade, que a cada dia, aumentavam e se consolidavam no decorrer de nossas vidas, fazendo uma perfeita conjugação entre o sentimento de amizade e o sentimento poético.

A bandeira de Pombal, simbolizando o nosso Município, amanheceu com uma tarja preta, pois Cessa Lacerda foi uma pessoa atuante, comprometida e participativa no seio cultural, quando muitas e muitas vezes, sacrificou o seu vigor físico com a finalidade de deixar o seu contributo nos eventos culturais.

A sua labuta nas salas de aulas, à época, que o giz era o instrumento usado no quadro negro, será reconhecida pelos seus alunos e todos os companheiros de magistério, legado que ficará na memória daqueles com quem foi compartilhado.

A radiofonia perdeu a sua madrinha, os sonhadores da poesia acordarão mais cedo pela dor do tormento, os seresteiros da noite cantarão o hino de despedida e os seus amigos manterão para que seja preservado um mundo de paz que tanto desejava para nossa coletividade.

Na arte literária, que nos últimos dias, ela vivia de dedicação exclusiva, sentirá a ausência dos seus conselhos e suas palavras carinhosas os versos entoarão a rima de tristeza. Hoje é um dia que a prosa não tem significado e a poesia não se aperfeiçoa à rima, pois falta a estrofe de beleza e de encantamento.

Finalmente, dirigimo-nos aos seus familiares a nossa mensagem de pesar ao esposo Bibia Fernandes, os filhos, noras e netos, extensivos aos demais familiares que passam por este momento doloroso. Recebam o nosso abraço de solidariedade humana como um bálsamo aliviador.

A bondade residual que carregava no coração dela já deixa um alento para a nossa fé, pois o seu lugar de calmaria já estava reservado na Casa do Pai.

João Pessoa – Pb, 25 de fevereiro de 2011.

Severino C. Viana (Foto)
SEVERINO COELHO VIANA
MENSAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE CESSA LACERDA MENSAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE CESSA LACERDA Reviewed by Clemildo Brunet on 2/25/2011 11:23:00 PM Rating: 5

2 comentários

Unknown disse...

Severino, brilhante como sempre em sua homenagem a Dona Cessa Lacerda.

Anônimo disse...

Amigo e irmão Dr. Severino Coelho, ficamos gratos pelo seu texto no blog do Clemildo com a mensagem de pesar pelo falecimento de minha mãe; Saiba que sois um amigo especial de toda nossa familia. Um abraço fraterno
Patos PB, 27.092.2011
Júnior Bom Sucesso

Recent Posts

Fashion