banner

COMENTÁRIO DE PAULO ABRANTES SOBRE O ARTIGO: CESSA LACERDA.

Paulo Abrantes
Caro Clemildo,
A Dra. Onélia Setúbal Rocha de Queiroga – estrela pulsante da literatura paraibana – fundou a Academia de Letras de Pombal, tomada por uma graça espiritual, só permitida aos eleitos da Providência, pois num momento de alegria, pela posse do amor de sua vida, o Desembargador Antonio Elias de Queiroga, no mais alto posto da magistratura paraibana que é a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, tinha tudo para esquecer a nossa terra natal. Pelo contrário, Pombal foi a primeira cidade a ser contemplada, lembrada, e construção concluída com a Casa do Saber. Foi buscar em Dona Cessa Lacerda, sua amiga, a pessoa ideal para dar asas a sua fértil imaginação. E ela, a nossa saudosa poetisa, ficou na Presidência e deu conta do recado magistralmente.

Agora a Presidente e a Vice, tinham a incumbência de compor os imortais. Não foram buscar grandes nomes da magistratura. Bem ao contrário, dirigiu-se aos meios onde existiam livres e esquecidos do sorriso da riqueza, os talentos que representam autênticos valores literários em sua terra, Pombal. E lá, assentaram poetas, escritores, cronistas, romancistas e teatrólogos, porque é com eles que estava o verdadeiro espírito literário.

Dra. Onélia Queiroga, é posuidora desse amor, dessa consideração sublime pelas pessoas de sua amizade, pelas colegas de seu tempo de Escola Normal Arruda Câmara em Pombal, entre elas a minha querida irmã Ilma. É uma marca indelével de sua personalidade, pois não precisava ser de famílias afortunadas, de posição social elevada, de cor ou credo religioso para que ela lhes tivesse afeição e amizade. Quando do lançamento de meu livro, A Dama da Rua Estreita, lá, ela estava, ao lado de seu querido esposo, Des. Antonio Elias de Queiroga, com Dra. Livramento Bezerra e Dr. Osman Rocha e esposa, presenças reluzentes, para aquele momento importante para mim, que me encontrava cheio de alegria, sendo prestigiado com suas presenças, no lançamento simples do livro de um filho de Augusto.

É esta a personalidade altruística de Dra Onélia Queiroga, que hoje homenageia a poetisa Cessa Lacerda, sua amiga de infância, que partiu para eternidade. Se temos – honra maior, supremo presente da Sorte que nos empolga e envaidece – é contarmos com a grandiosidade de espírito de Dra. Onélia Queiroga . Isto conforta e encoraja a lutar por nossa Pombal.

Paulo Abrantes de Oliveira, engenheiro civil e escritor pombalense.
COMENTÁRIO DE PAULO ABRANTES SOBRE O ARTIGO: CESSA LACERDA. COMENTÁRIO DE PAULO ABRANTES SOBRE O ARTIGO: CESSA LACERDA. Reviewed by Clemildo Brunet on 3/24/2011 09:39:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion