banner

JUBILEU DE OURO DO POMBAL IDEAL CLUB

Clemildo Brunet - Prog. ao vivo no Pombal Ideal Clube em 16/11/2003.
CLEMILDO BRUNET*

Pombal Ideal Club o sodalício mais antigo de nossa cidade chega ao seu cinquentenário. Fundado no dia 01 de agosto de 1961, no verdor da minha adolescência, nesta data chegava aos meus 12 anos de idade, já engatinhando na radiofonia de minha terra. Um grupo de cidadãos da sociedade pombalense se reuniu na Sede Operaria Beneficente e decidiram por sua criação, pois ali naquele local (Sede Operária), já era um dos lugares utilizados para as promoções de festas e assustados como eram conhecidos à época essas diversões, que mesmo em ambiente cercado por quatro paredes, se destinavam ao lazer e divertimento público.

No dia 06 de setembro de 1961 em Assembleia Geral Extraordinária foi aprovado os estatutos do PIC sigla pela qual significa: POMBAL IDEAL CLUB, cujo documento consta os nomes de Pedro Luiz de Oliveira, Francisco Solano Trigueiro, Manoel de Sousa Bandeira, Wilson Nóbrega Seixas, Azuil Arruda de Assis, Atêncio Bezerra Wanderley, José Nicácio Amorim, Valdomiro Bandeira de Sousa, Pedro Celestino Dantas, José Arruda dos Santos, Salatiel Fernandes de Morais e Possidônio Ferreira de Queiroga.

Segundo Verneck Abrantes, o local para a construção da sede do Pombal Ideal Club ficava na ex- Rua do Comercio, a antiga Casa do Mercado construída pelo português Bernardino José da Rocha no início do século XX. Tendo sido desativada como ponto comercial, e, serviu de estação da luz, casa de ferreiro, depois, Câmara Municipal, e anos mais tarde oficina mecânica e residência familiar. Foi demolida em 1968, para dá lugar a construção do monumental edifício do PIC e até hoje vem resistindo às intempéries do tempo sem apresentar rachaduras em suas estruturas físicas, graças ao duplo do ferro necessário na obra, utilizado pelo mestre e construtor Manoel Virgineo, talvez por não ter engenheiro no acompanhamento da obra ou por se tratar de um dos primeiros prédios com aquela estrutura na cidade.

Casa antiga do Mercado
Seu primeiro Presidente foi Manoel de Sousa Bandeira (falecido há poucos meses), gestão 62/63. Seguindo-se por Pedro Celestino Dantas, 64/65; Hamlet de Assis Arnaud, 66/67, reeleito para o biênio 68/69. Nicácio de Assis Arnaud, 70/71 e 72/73. Carlos Alberto Soares de Oliveira, 74/75 e 76/77. Sebastião Alves Sarcivo, 78/79; José Arimateia Alencar Formiga, 80/81; Geraldo Arnaud de Assis Junior, 82/83; Antonio Pereira Filho, 84/85 e 86/87; Francisco Pereira da Silva, 88/89; Antonio Pereira Filho, maior período de gestão tendo sido reeleito a cada biênio entre 90/97; João Carlos Formiga Leite, 98/99 e 2000/2001; José Alves de Sousa, 2002/2003 e 2004/2005; Altair Queiroga Melo, 2006/2007 e 2008/2009 e Cãndida Amélia Formiga Leite, eleita para o biênio 2010/2011, atual gestão.

Nossa Coluna não vai entrar em detalhes de quem fez mais ou menos em suas gestões a frente do Pombal Ideal Clube, até porque, cometeríamos o pecado de destacar alguns em detrimento de outros cujos dados não temos em mãos. Peço permissão aos meus leitores para narrar o que foi o Pombal Ideal Club nos tempos passados com suas promoções festivas, que alegrava e trazia lazer para nossa sociedade, palco de grandes shows e bailes com a participação de artistas de renomes do cenário artístico nacional, tais como:

Renato e Seus Blue Caps (por duas vezes), The Fevers, Terríveis de Natal, Antonio Marcos, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Cláudia Barroso, Sidney Magal, Banda Phobus, Orquestra Super “O HARA”, (por duas vezes), Jorge de Altinho, Assisão, Ivanildo do Sax, Os Feras, Orgirio Cavalcanti e Banda, Trio Nordestino, Chico Amaro, João Gonçalves, Grupo Skorpions, Anay Claro, Natureza Alucinante, Carlos Fernandes e Teclados, (por duas vezes), Evaldo Freire, Mauricio Reis, Roberto Muller, Skema Livre, Brilho do Som, Show Fênix, Trepidantes, RNC5, Os Tártaros, Os águias de Pombal, Grupo Show Nova Geração de Pombal e três Festivais com Sanfoneiros da região assinalados nos anos 85, 86 e 87 e muitas outras atrações do gênero musical.
Construção da Sede do Pombal Ideal Club - 1968
O Pombal Ideal Clube foi também palco de muitas convenções político/partidárias, sociais e administrativas. Em seu local recreativo muitos namoros foram iniciados e deram-se em casamento. Porém, teve também muitos finais de paixões amorosas. Ali foram realizadas semanas universitárias, júri simulado, lançamentos de livros dos nossos escritores, palestras, debates, entrevistas, festivais de músicas ao vivo, Programas de auditório, show de calouros, aniversários, festas juninas, apurações de votos de pleitos eleitorais em níveis tais como: Nacional, estadual e municipal, memoráveis concentrações públicas em frente a sua sede social, e velhos carnavais em seu recinto acolhedor.

Permita-me fazer agora, um registro do nosso cronista e escritor, Juiz de Direito da 5º Vara Cível da nossa Capital, Dr. Onaldo Queiroga, que reporta muito bem como foram as suas primeiras andanças pelo Pombal Ideal Clube.

Diz Onaldo Queiroga:

“Mas, foi em Pombal, minha querida terra, que vivi intensamente essa tradição. Nos anos 1980, na companhia do meu irmão Cacá, de primos e amigos de infância, tive a oportunidade de não só participar dos matinês do Pombal Ideal Clube, como também viver as quatro noites de carnaval. Recordo-me de que, sob a presidência de Pereira, o Pombal Ideal Clube realizava, organizadamente, o carnaval pombalense...

...Contudo, Os blocos davam um tom especial e harmônico à alegria dos foliões. Eram eles: O Formigão (de Chiquinho Formiga), Bloco do Sujo, Fuleragem, Brasinha, Descarados, Eternamente, Os Chorões, Antártica, Dragões, Os Ursos, etc. Cada um tinha seu próprio hino, que era executado na hora da entrada triunfante no salão do Pombal Ideal Clube. Ainda ouço o som metálico do pistom do gordo de Cabine e do sax de Teinha. Lembro-me de que, quando o Brasinha desfilava no salão, todos cantavam: “Brasinha, brasinha, é raça e cachaça é povão / Não é o maior bloco do Brasil / Brasinha é o melhor bloco de Pombal..” E o bloco do Sujo, fundado por Manoel Bandeira, trazia em seu hino: “Olhe o bloco do sujo / que não tem fantasia / Alegria barata / Carnaval vai chegar...” O Bloco “Os Ursos”, de sua vez, brincou apenas o carnaval de 1985, tendo sido seu hino composto por Luizinho Barbosa, e dizia: “Vem chegando os ursos abrindo alas no carnaval / todos vem alegres que não tem igual / tem mel, tem mel no meio do salão / são quatro dias de folia...”.

No auge de seu apogeu o POMBAL IDEAL CLUBE no marketing das divulgações de seus eventos, era anunciado e propagado em carro de som e outros meios de comunicação como, A Voz da Cidade e Lord Amplificador, com a expressão: ‘Hoje nos salões aristocráticos do Pombal Ideal Clube’ e seguia a divulgação do evento.
Nesse ínterim, evoco o testemunho do nosso pesquisador e escritor Verneck Abrantes que diz:

“O Pombal Ideal Clube foi um marco na vida social da cidade, em função disso as pessoas começaram a se vestir melhor para as noites no sodalício, musicas orquestradas e de boa qualidade eram contratadas. Devido o custo de entrada para as festas, ocorria uma seleção natural do publico, era chick ir ao Pombal Ideal Clube, com sua diretoria vigilante ao padrão de qualidade dos eventos. Antes as festas eram realizadas no Mercado Publico, Grupo Escolar João da Mata, Sede Operária e Brasil Oiticica”.
FACHADA DO POMBAL IDEAL CLUB
Em 1969 o Pombal Ideal Clube foi sede de uma das maiores festas, se não a maior do sertão da Paraíba, à época. “A PARAÍBA EM UMA NOITE” como integrante e titular do único meio de comunicação da cidade LORD AMPLIFICADOR, fui convidado com minha equipe para a cobertura jornalística do acontecimento, onde uma mesa reservada nos esperava. Acompanharam-me: Massilon Gonzaga, João Costa e Iêdo Leite de Sá.

Pois bem, o nosso estimado amigo, ator, dramaturgo e teatrólogo W. J. Solha que nesse tempo juntamente com o Diretor de cinema Linduarte de Noronha, estava produzindo a primeira longa metragem da Paraíba em Pombal, “O Salário da Morte’’, fora convidado por um grupo de jovens da sociedade para exibir uma peça durante o evento.

Naquela noite memorável, os circunstantes tiveram a oportunidade de assistir a peça com o título de ‘As Visões do Crânio do Boi Acauã no Esqueleto do Angico’, adaptado de um conto criado pelo próprio Solha, que mais tarde se tornaria matriz de seu livro A Canga e do curta-metragem dirigido pelo Marcus Vilar com o mesmo nome. A encenação da peça foi acompanhada da narração de Zeilto Trajano que transmitia ao vivo para Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras.

Diz Solha:

Éramos eu, Cadarço, Nilzete, Adalva e Benedito (colega do BB). O Verneck - embora menino ainda - me conseguiu um tocador de pífano e fez a iluminação do espetáculo. Foi apenas uma apresentação. Estava presente o Linduarte Noronha, que fazia as locações do filme O Salário da Morte.

Nessa noite ainda, houve desfile das garotas que representaram vários municípios do Estado e a presença da Miss Paraíba, cujo nome me foge da memória, como também da orquestra que animou o baile na ocasião.

Que este Jubileu de Ouro do Pombal Ideal Club com uma festa singela que vai marcar o evento no sábado (20), possa acender uma luz no fim do túnel e faça despertar os seus 599 sócios remanescentes, para que estejam cientes que no presente momento, o referido sodalício está em uma situação SOS - POMBAL IDEAL CLUBE, não por culpa da atual diretoria, pois esta tem feito um esforço sobre-humano para chamar o feito à ordem.

Não há dinheiro em caixa e o pouco que se consegue vem de doações voluntárias ou de aluguel do recinto para alguma atividade social. Segundo a Presidente atual Cândida Amélia Leite, o sodalício nem sequer tem dinheiro para mínimas despesas de manutenção com a limpeza ou qualquer reparo que seja necessário fazer em suas dependências. É desejo de a atual diretoria realizar um recadastramento dos sócios, os quais não sabemos desde quando estão inadimplentes com suas mensalidades.

É com dificuldade que vem sofrendo a atual diretoria por falta de dinheiro, mesmo assim, não era possível deixar passar em brancas nuvens tão importante efeméride; afinal o Pombal Ideal Club é um patrimônio Sócio Cultural e Arquitetônico que nossa comunidade tem com uma história cheia de lutas e sacrifícios, e, que por sorte da maneira sólida como sua sede foi construída - estar de pé ainda seu monumento no centro da cidade de Pombal, a lembrar tantos tempos gloriosos!

DIRETORIA ATUAL
Presidente – Cândida Amélia Formiga Leite
Vice Presidente- Maria Assis de Queiroga
1° Secretário – Davi Formiga dos Santos
2° Secretário – Sergio de Tarso Monteiro
1° Tesoureiro – Danilo Arruda
2° Tesoureiro – Odilon Salgado de Assis

Diretor Patrimonial – Alberto Salgado Bandeira

Diretor Social: Fernando Araújo Silva

Conselho Deliberativo
José Ednor Varela de Araújo
Francisco Nóbrega de Queiroga
Marcos Antonio Lopes Bezerra
Joana Darck Elias Queiroga
João Carlos Formiga Leite
Pedro Celestino Dantas Filho
Francisco Fernandes da Silva
José da Nóbrega Freitas

Suplentes
Evandro Junqueira de Almeida
Clemildo Brunet de Sá
Herbet Levi Rodrigues Olímpio

SALVE O POMBAL IDEAL CLUBE NO SEU JUBILEU DE OURO, PARA QUE VENHAM MAIS OUTROS CINQUENTA!

Pombal, 18 de agosto de 2011.

*RADIALISTA
Web. http://clemildo-brunet.blogspot.com.br/2011/08/jubileu-de-ouro-do-pombal-ideal-club.html 
JUBILEU DE OURO DO POMBAL IDEAL CLUB JUBILEU DE OURO DO POMBAL IDEAL CLUB Reviewed by Clemildo Brunet on 8/18/2011 04:48:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion