banner

A ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE MARINGÁ PR.

Postado por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Eu fui informado da possibilidade do Prefeito da cidade MARINGÁ/PR, se fazer presente na Inauguração da Biblioteca e lançamento do livro a “A Saga da Cabocla Maringá”, no dia 30 de setembro, evento que acontecerá na Câmara dos Vereadores em Pombal. Assim resolvi fazer uma pesquisa que explicasse a afinidade entre as duas cidades, encontrando no site da Prefeitura um texto que me poupou o tempo de pesquisa. Mesmo sem autor identificado, acredito que tenha sido escrito por um filho da terra, portanto, seja ele quem for, tem mais autoridade do que eu de falar da origem do nome da sua cidade.
Maringá cidade do Paraná
*“Uma das maiores curiosidades de nossa gente é com relação a origem do nome da cidade. Parece até uma curiosidade coletiva, onde cada morador ou curioso tenta desvendar ou justificar a origem de seu nome.

Nessa tentativa, lendas e lendas, são criadas, que vão desde o cantarolar triste de um viúvo, derrubador de mato, que numa rede amarrada em árvores ninava seu filho, com a canção "Maringá, Maringá".

Os presentes comovidos resolveram dar o nome dessa canção a este lugar. Há também, uma lenda que diz que Dona Elizabeth, esposa de um dos diretores da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, tenha sugerido o nome de Maringá é área que seria colonizada.

Tantas outras, que vão surgindo dia a dia, misturando-se o real com o imaginário.

O certo é que por volta de 1940, esta área coberta por uma densa floresta, já era denominada por Maringá, tendo a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, colocado uma placa com esse nome nas imediações, a exemplo de outros nomes como Ivaí, Tibagi, Inajá e outros provenientes da língua guarani. Os córregos e rios eram tantos que lhes faltava criatividade para nomeá-los. Por esse motivo, os funcionários da Companhia Norte do Paraná, escolhiam nomes de cidades de seus países, como por exemplo, Astorga e outras. Até marcas de cigarros davam nomes às águas, como o córrego do Fulgor. Ao demarcar essa região, nomeavam os rios e esses é que davam nomes às futuras cidades, como por exemplo, Marialva, Mandaguari e tantas outras.

Encontraram um ribeirão que recebeu o nome de Maringá, provavelmente inspirado na canção de Joubert de Carvalho. Esse córrego foi batizado pelo Senhor Raul da Silva, na época, Chefe do Escritório de Vendas da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em Mandaguari. nome desse córrego passou ser o nome da futura cidade.

Assim, Maringá recebeu o nome da canção, que por sua vez também tem sua história. Morava na cidade de Pombal, interior da Paraíba, numa ruazinha coberta por ingazeiros, uma linda cabocla de nome Maria do Ingá. Era filha de retirantes nordestinos, dona de uma beleza encantadora, de corpo bem feito, pele morena, olhos e cabelos negros. Maria fascinava a todos inspirando ardentes paixões.

Um dia, uma seca inclemente, levou a linda Maria, deixando o político Rui Carneiro desolado de tristeza.

Bairrista como todo nordestino, Rui pediu ao amigo Joubert de Carvalho, que fizesse uma música que exaltasse a mulher amada e sua terra natal. Para o famoso compositor não foi difícil fazer a combinação política da Maria do Ingá.

Na fusão das palavras de Maria mais Ingá, surgiu Maringá, dando origem a Canção "Maringá, Maringá", que por volta de 1935, estourava nas paradas de sucesso”.

* Copiado do site da Prefeitura Municipal de MARINGÁ no PR, sem crédito

COMENTÁRIO SOBRE “A SAGA DA CABOCLA MARINGÁ”

Li cuidadosamente “A Saga da Cabocla Maringá”, de autoria do conceituado escritor Jerdivan Nóbrega de Araújo.

Confesso, senti-me comovido pela riqueza e precisão da narrativa, qualidade que exprime o poder de discernimento do autor e que lhe faz merecedor dos meus aplausos e elogios da crítica. Em alguns momentos adentrei profundamente nos relatos chegando a pensar ser uma realidade.

Depois de várias obras publicadas, finalmente o nosso conterrâneo lança seu primeiro romance onde ratifica o amor telúrico pelo torrão natal, sentimento que justifica sua constante luta pela preservação da nossa cultura e tradições.

O livro que consiste num romance regional enfoca a seca como núcleo, questão sócio-econômica do nordeste, associada a tramas como amor e paixão e desenvolvidas com emoção pelo autor.

A saga, embora seja uma narrativa lendária seu enredo é cativante e saudosista, capaz de conduzir o leitor a épocas passadas: tempos vividos, sofridos e nunca esquecidos. Como saga é uma história fabulosa recheada de incidentes bem definidos pelo autor que revelam a mais pura idéia de realidade.

Por fim, com muita propriedade e estilo próprio, você conseguiu o que ninguém fizera antes, isto é, dar vida a legendária Cabocla Maringá, fruto da idéia de Rui Carneiro e transformada em canção pelo talento de Joubert de Carvalho. Assim, com tão maravilhosa obra o autor presta inestimável serviço a história e cultura de sua terra. “A propósito, Pombal será doravante reverenciada com mais veemência: A TERRA DE MARINGÁ”.

PARABÉNS COM LOUVORES.

Pombal, 01 de setembro de 2011.

PROF. FRANCISCO VIEIRA.
A ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE MARINGÁ PR. A ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE MARINGÁ PR. Reviewed by Clemildo Brunet on 8/30/2011 06:31:00 PM Rating: 5

Um comentário

Unknown disse...

Muito obrigado,em breve se Deus quiser,estarei lançando um livro cujo o relato acima será de grande valor, e com as devidas autorizações publicarei partes do relato acima

Recent Posts

Fashion