banner

APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS!

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*

Nem sempre o interesse individual de cada pessoa é compatível com o interesse coletivo de uma comunidade. Por esta razão as coisas não são levadas a sério pela a incompatibilidade das diferenças. Alguns veem somente o seu lado individual e não dão a menor importância ao que é do interesse coletivo. Sem reflexão ou entendimento pagamos o mico por isso.

Como é arguto o pensamento das pessoas que olham para a vida das outras e as comentam e não se importam com o que acontece com a sua. Às vezes registram-se casos em suas vidas, que mesmo não sendo semelhantes, são piores das que censuram no seu próximo. Bertrand Russel certa vez indagou: “Por que cometer velhos erros se há tantos erros novos a cometer?”

Como seres humanos somos passíveis em cometer erros e mais erros. O servo de Deus, Moisés, em sua oração no salmo 90 verso 08 (Bíblia da SBB Revista e atualizada do Brasi)l diz: “Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos”.

Perante o Altíssimo somos todos iguais, para ele não existe diferença de raça, cor, credo religioso ou partido político. Na Igreja primitiva o apóstolo Pedro como ser humano enfrentou uma experiência dolorosa. Ir a Cesaréia a casa do centurião Cornélio da Coorte Italiana que fazia suas esmolas, orações, mas ainda não havia ouvido falar de Jesus Cristo para sua salvação.

Em uma visão vinda da parte de Deus, Pedro viu o céu aberto e um objeto como se fosse um grande lençol descendo até ele, no seu conteúdo - quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. Coisas asquerosas e horripilantes para um judeu. Depois disto se suceder por três vezes e diante da recusa do homem de Deus em comer, o objeto foi recolhido às alturas.

O sentido figurado dessa visão veio esclarecer a Pedro, como aprender a viver com as diferenças, pois, em sua carta apostólica mais tarde, escreveu que Deus não faz acepções de pessoas. (I Pe. 1:17).

Seguindo a mesma linha de pensamento... Permita-me agora reproduzir alguns trechos de uma reflexão de Verônica Shoffstal, de como encarar as diferenças:

UM DIA A GENTE APRENDE QUE... Por Verônica Shoffstal. 

“Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas”.

“Aprende que não temos que mudar de amigos e sim compreendermos que eles mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos".

“Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a ultima vez que a vejamos”.

“Aprende que quando se está com raiva se tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dar o direito de ser cruel”.

“Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado”

“aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte”

“Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais”.

“Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar".

FELIZ ANO NOVO!

Pombal PB, 05/01/2012
*RADIALISTA, BLOGUEIRO, COLUNISTA
APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS! APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS! Reviewed by Clemildo Brunet on 1/06/2012 05:51:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion