banner

REXSPY

Onaldo Queiroga
Onaldo Queiroga*

O homem sepultou a privacidade. A espionagem , instrumento de guerra e também usado pelas polícias de todo o mundo como uma ferramenta importante na investigação e elucidação de crimes, também tem seu lado negativo, isto quando está a serviço daqueles que agem à margem da lei.

No tempo de Sherl o ck Holmes, a sua espionagem era voltada para o bem, para a elucidação dos mais enigmáticos delitos , e, o que se percebe das anotações sobre o referido personagem , é que ele sempre se conduzia imbuído da ética. O triste é quando essa espionagem está à disposição do lado contrário.

Nos dias atuais, com o avanço da indústria tecnológica, a espionagem ganhou novos aliados, instrumentos que o cidadão comum nem imagina. No tempo da internet e dos celulares, encontramos diversos programas , que hoje não estão agrupadas somente ao imaginário da ficção cientifica.

Sabemos que a polícia está bem estruturada e possui equipamentos eletrônicos capazes de promover o grampo telefônico, quando , obviamente, autorizado por decisão judicial. Mas, o incrível é que hoje qualquer um pode adquirir, sem burocracia, um programinha denominado de REXSPY, ou outro do mesmo gênero, uma espécie de vírus que consegue, com uma facilidade espantosa, grampear qualquer telefone celular, e, o mais grave, transformar o aparelho em uma espécie de microfone, permitindo que aquele que realizou o grampo passe a escutar e gravar toda a conversa havida entre o usuário do celular grampeado e seus interlocutores. Aliás, esses programas não só grampeiam conversas, mas alcançam, também, todas as informações constantes do celular, e, caso haja troca de chip, o programa tem condições de identificar e continuar agindo.

Essa tecnologia poderá ser usada pelo crime organizado para acompanhar a ação de suas vítimas e da polícia, bem assim por escritórios advocatícios para monitorar, indevidamente, os passos a serem dados pelos advogados contrários aos seus constituintes. Estamos em ano de eleição. Quem garante que políticos não usarão essa tecnologia na guerra eleitoral que logo mais estará instalada nas ruas e nos tribunais?

É tempo de insegurança, mas prefiro ainda acreditar na existência de homens dignos e honrados que não temem esse tipo de tecnologia, pois costumam andar sempre com a verdade à mão. Quem assim age não tem ética, não merece credibilidade. São seres podres, que não possuem amigos e não confiam sequer na sua própria sombra . São desprovidos de Deus. Que pena!

*Pombalense e Juiz de direito da 5ª Vara Cível de João Pessoa – PB.
REXSPY REXSPY Reviewed by Clemildo Brunet on 2/12/2012 08:33:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion