banner

Novos tempos, velhos temas

Genival Torres Dantas
Genival Torres Dantas*

Cleptocracia, termo grego, traduz o Estado governado por ladrões, deixando de ser um Estado de Direito Imparcial, transformando o poder político em econômico. A tendência natural é que a cliptocracia traga em seu núcleo a plutocracia , o poder exercido por um grupo, ou classe, acompanhada de uma grande desigualdade do ponto de vista social.

A cleptocracia no Estado ocorre quando o sistema público governamental é seqüestrado por grupos que praticam a corrupção política. Existem várias formas de corrupção, as mais conhecidas são: suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo e clientelismo. A corrupção difere de um país, ou local, para outro, muitas vezes o que é ilegal em determinado local é legal em outro.

O que realmente se observa, e assusta, é o volume de recursos gerado pela corrupção mundial é alarmante, atingindo o montante estarrecedor de mais de 1 trilhão de dólares anuais.

O pensador e historiador John Emerich Eduard Dalberg-Acton, ou simplesmente Lord Acton (1834-1902), deixou registrado a frase famosa: “O Poder Tende a Corromper e o Poder Absoluto Corrompe Absolutamente”.

A corrupção é danosa para a sociedade e nós, principalmente no Brasil, estamos atravessando um momento histórico em termos de corrupção. Ela se instalou no sistema de uma forma avassaladora, difícil de ser controlada, pois, vendo sendo praticada, não na sua totalidade, na base política administrativa, formada pelos governos municipais, estaduais e principalmente o governo federal, nos seus tentáculos administrativos, ministérios e estatais, (onde o governo detém parte ou todo capital social), ou seja, empresas de Direito Público.

Estamos sendo envolvidos por uma nuvem de informações sobre a corrupção que chega a ser fantasiosa a coragem e o discernimento de determinadas autoridade constituídas citadas no envolvimento com o caso do Carlos Augusto de Almeida Ramos, ou Carlinhos Cachoeira, empresário do ramo da contravenção, jogos. Pessoa em destaque nacional desde o ano de 2004, com o seu envolvimento no caso Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da casa civil José Dirceu. Hoje, essa mesma pessoa é motivadora de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito), instalada na última semana dentro do congresso nacional.

A CPI do Cachoeira, como foi denominada, teve dificuldades para formação dos seus membros, principalmente na presidência e relatoria. Finalmente a presidência ficou com o Senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) e a relatoria coube ao Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG). Os demais membros da comissão, sendo 32 titulares e 32 suplentes, fazem parte os seguintes partidos: PMDB, PP, PV, PT, PCdoB, PDT, PSB, PRB, DEM, PSDB, PPS, PTB, PR, PSC, PMN, e PSOL.

Depois da divulgação do envolvimento do Senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), o processo tomou um rumo que não podemos prever como vai ser o seu final, são tantos envolvidos e por tantos Estados, fatalmente o caso contaminou todos os blocos políticos dentro do congresso.

O caso mais arrepiante que tem sido divulgado é a participação da empresa Delta, com obras em 20 Estados e o Distrito Federal, sendo a grande maioria obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), estando envolvidos deputados, senadores, governadores e ministros, isso no plano federal. Quando for levantado o tapete vai ser verificada a sujeita que há por baixo dele, nos Estados e Municípios, certamente será contabilizado todo dinheiro desviado nessa operação macabra.

Muita coisa vai ser dita e exposta no decorrer da CPI, depoimentos elucidativos, outros com intenção de abafar casos, no final do balanço o Brasil vai finalmente começar a condenar seus Hipócrates, traidores e ladrões do dinheiro público, que sangram os recursos destinados ao sistema educacional, de saúde e segurança, entre tantos e tão necessários para a sustentação de uma nação que necessitava de se livrar dos vermes que dilapidam a patrimônio público.

*Escritor pombalense e empresário em Navegantes Santa Catarina.
Novos tempos, velhos temas Novos tempos, velhos temas Reviewed by Clemildo Brunet on 4/25/2012 07:39:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion