banner

A PROPÓSITO DO ARTIGO CONQUISTAS E COMEMORAÇÕES...

Chaminé Brasil Oiticica Pombal
Genival,

Aproveitando a sua mensagem sobre o Dia do Trabalho, quando surgem muitas solicitações e também muitos temas para debate, quero aproveitar o ensejo para lhe falar sobre um assunto que me parece sugestivo para a nossa cidade de Pombal.

Como faço com certa frequência, estive em Pombal e com nostalgia verifiquei que deixaram destruir a casa do Alto. Creio que qualquer administrador conduzindo os destinos do município deveria não ter permitido que acontecesse tal ocorrência. Naquela localização privilegiada, a tal edificação poderia ser mantida, recebendo alguns reparos e passando a ser utilizada como sede de alguma secretaria ou mesmo instalação de um museu. Bem, como dizem os entendidos, o leite foi derramado.

Agora, quando lá estive para o sepultamento do meu sobrinho José Wilson, vi a demolição das instalações que serviram a Brasil Oiticica e também as que foram da SANBRA. No terreno da ex Brasil Oiticica nele se encontra uma imponente torre (chaminé) que dizem será brevemente destruída. Acredito que por uma inspiração sobrenatural oriunda do genitor do José Wilson, o historiador Wilson Nóbrega Seixas, achei que tal construção deverá ser preservada. Porque não fazermos um movimento de salvar tal obra? Ela servirá para embelezar o local e poderia, em torno de sua base se fazer uma área delimitada com pilastras e correntões onde se colocaria uma placa de valor histórico dizendo a quem a tal torre pertenceu e agora estava ali para testemunhar o auge da indústria vivida por nosso município, etc. e etc.

Se você com sua capacidade de comunicação aceitar tal ideia transmita estes e outros argumentos que existem em abundancia para quem interessar possa e na formação de uma corrente poderemos fazer algo por nossa querida cidade.

Forte abraço Carneiro Arnaud

A PROPÓSITO DO ARTIGO CONQUISTAS E COMEMORAÇÕES... A PROPÓSITO DO ARTIGO CONQUISTAS E COMEMORAÇÕES... Reviewed by Clemildo Brunet on 5/04/2012 06:23:00 AM Rating: 5

2 comentários

Ary disse...

Concordo plenamente...

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

Magnífico o apelo. Alguém vai ouvir? Acho que de Pombal, não. Não tenho mais nenhuma vontade de voltar a terrinha. Esse pó que sobe das demolições, em contato com o meu rosto endurece como cimento armado. Estou preferindo manter em mim a cidade que há dentro de mim. A Pombal que me recebi com seus casarios e com a velha chaminé da Brasil Oiticica.
Ainda me atrevo a suplicar:: Salvem esta chaminé, se não por nós mas pelos que viram depois.
Jerdivan

Recent Posts

Fashion