banner

Navegantes de sonhos e realizações


Genival Torres Dantas
Parabéns Navegantes, feliz 26 de agosto de 2012, salve 50 anos de amor e justiça, agradecimentos de todos os migrantes que aqui vivem.
Genival.


Nasci às margens do oceano entre as dunas e as serras
Sob o sol azul de nuvens brancas e aspecto sereno,
Sobre a areia branca lavada pelas espumas flutuantes,
Na minha infância tudo era calmo não havia filas,
Minha gente lenta e gradualmente fazia o trabalho
Como colonos e nativos felizes dessas paragens;

Fui crescendo com o próprio tempo, lenta e
 gradualmente,
As idas e vindas de viajantes ordeiros a nos freqüentar
O mar generoso, em peixes e crustáceos, nos dava o sustento,
Era grande a alegria estampada no rosto da minha gente,
O sol escaldante de verão, sempre a nos lembrar
Que o inverno rigoroso e longo estava chegando;

Finalmente tomei vida própria, uma adulta generosa,
Criei oportunidades à todos os meus afetos e desafetos,
Nem sempre agradamos a toda nossa prole de forma uniforme,
Posso afirmar, o tratamento foi igualitário na sua essência
Somos questionadas do sucesso de uns e o fracasso de muitos,
Essa disputa pelo crescimento é ao ser humano inerente;

Vendo o canal se aprofundar para maiores embarcações,
Necessidades que as novas demandas passaram a exigir,
O Itajaí-açu se apertando entre portos e grandes navios,
Verdadeiro corredor do desenvolvimento para exportações,
Um fantástico mundo criado pela competência a surgir,
É a nossa contribuição aos nossos antepassados açorianos;

Hoje, no auge dos meus 50 anos e na minha efetiva maturidade,
Sou orgulho de um povo que se envaidece do seu passado
De lutas e glórias, e do seu futuro de grande prosperidade,
Dos filhos natos ou não, a todos eles, o meu maior desejo,
Que o sucesso não seja o bem maior das nossas causas
Mas, que elas sejam a eterna humildade das nossas vidas

Genival Torres Dantas
Escritor e Poeta
Navegantes de sonhos e realizações Navegantes de sonhos e realizações Reviewed by Clemildo Brunet on 8/26/2012 03:37:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion